quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PORTAS ABERTAS para coisas grandiosas

“Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres.”  Salmos 126.3

Dezembro! Período em que avaliamos o resultado de um ano inteiro de trabalho.
E nós, da equipe de Portas Abertas, ao avaliarmos o nosso trabalho, podemos dizer que foi um ano, em que tivemos motivos para estampar em nosso rosto o riso e com nossa boca proclamar cânticos de alegria ao Senhor, pois grandes coisas fez o Senhor em nós e por nós.

Alguns podem estar se perguntando, como isso foi possível diante de tantas notícias ruins que ouvimos ao longo deste ano nos noticiários e eu posso responder: sim, foi possível, mas não sem lágrimas, trabalho árduo e o apoio das orações, contribuições e trabalho voluntário de nossos parceiros. O resultado de tudo isso é saber que muitos irmãos da Igreja Perseguida estão sendo abençoados de diversas formas e em diferentes partes do mundo.
Nosso agradecimento também se estende a todos os pastores e líderes da Igreja Brasileira, que nos receberam com muito amor e respeito em suas igrejas, seminários teológicos, conferências missionárias e DIP (organizado em suas igrejas locais). Cada uma de nossas visitas foi uma oportunidade ímpar de divulgarmos a causa da Igreja Perseguida e muito nos alegramos em ver familias inteiras se engajando e participando no avanço do Reino de Deus.

Louvamos a Jesus pelas respostas de orações e pelo fruto de todo nosso trabalho. A prova disso é relatada pela esposa do pastor Dmitry Shestakov solto da prisão em 21 de janeiro deste ano: “Eu agradeço a Deus por vocês, que nunca nos encontraram pessoalmente, mas nos apoiaram e peço que continuem nos apoiando em oração tanto quanto antes”.
A recente visita de Helen Berhane ao Brasil, também, foi um marco na história da Igreja Brasileira e em nossas vidas, testemunho este que confronta o nosso posicionamento como cristãos e nos desperta da mornidão espiritual.

Quero compartilhar com você, querido leitor, que pessoalmente entendo o sentimento do salmista quando ele diz no Salmo 126.1 que “foi como um sonho” ver os cativos de volta a Sião. Parece um sonho ver o que Deus está fazendo.
Esse ano de 2011 jamais será apagado de minha mente e coração, pois foi o ano em que o Senhor escolheu para cumprir a promessa de que um dia eu usaria meus dons e talentos em prol do Seu Reino. Em julho deste ano aceitei o desafio de ser o gestor financeiro e administrativo da Portas Abertas e assim me junto a você no compromisso de servir com excelência a Deus e me dedicar ao máximo em  suprir as necessidades de muitos irmãos que sofrem perseguição por amor a Cristo, irmãos estes, dos quais, o mundo não é digno.

Bom Natal!

Kalil D'Almeida


Esta matéria é o editorial-testemunho do meu irmão Kalil D’Almeida na revista da Missão Portas Abertas de dezembro. Casado com Ana, pai de Matias e Letícia, ele serve em nossa comunidade no pastoreio de Pequenos Grupos, presbitério e diretoria da igreja. E, podemos confirmar: todas estas "coisas gradiosas" do Senhor testemunhado por ele  aconteceram também aqui na família Aliança em 2011.



                            http://www.portasabertas.org.br
PORTAS ABERTAS ou Open Doors é uma ONG internacional que atua em cerca de 50 países onde existe algum tipo de proibição, condenação, execução ou ameaça à vida das pessoas ou à sua liberdade de crer e cultuar Jesus Cristo.

Na Coreia do Norte, por exemplo, é proibido ser cristão. Todos os cidadãos são obrigados a adorar somente o presidente do país Kim Jong Il. Quem assume a identidade cristã é punido com morte ou prisão em campos de trabalhos forçados.

A Portas Abertas atua em segredo nos mais opressivos países do mundo, fortalecendo cristãos para que permaneçam firmes diante da perseguição e sejam a luz de Cristo nesses lugares escuros, conforme descrito no livro de Mateus da Bíblia, capítulo 5 versículos 13 a 16.

No Brasil, nossa missão é divulgar essa dura realidade vivida por cristãos, ao redor do mundo, que são perseguidos por causa de Jesus, encorajando os brasileiros a orar, contribuir e se mobilizar no serviço e socorro à Igreja Perseguida. Como os cidadãos brasileiros têm liberdade para praticar qualquer religião, não existem projetos de campo da Portas Abertas por aqui. Nosso escritório, com sede em São Paulo, existe para conscientizar e mobilizar os cristãos brasileiros a socorrerem os cristãos perseguidos de outros países, por meio de oração e contribuições financeiras.
Um desafio prático aos jovens em 2012!
http://www.underground.org.br

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Quem CANTA sua alma ENCANTA!


Gosto muito de ouvir boa música. Aliás, a vida sem música é vida sem graça (no melhor e mais sublime possível sentido da palavra graça)!

Uma das boas escolhas que costumo fazer nos finais de ano é inscrever-me num coral. Este ano eu a Glaucia estamos cantando (duas canções de Natal) com os pais da escola de nossas filhas.

Os "ensaios" (graças a tecnologia) para as três apresentações de Natal são um bálsamo para enfrentar o dia a dia estressante da cidade de São Paulo. Por exemplo, quando pego o ônibus na ida ou na volta para casa, em meio ao trânsito, e a multidão, eu simplesmente coloco meu fone e começo meu ensaio particular.
As Escrituras Sagradas, quando cantadas trazem enorme ânimo ao coração. A Palavra de Deus oferece perspectiva ao meu dia. Ter o ânimo renovado e enxergar as várias situações e pessoas da perspectiva de Deus e Sua vontade muda completamente minha manneira de agir e reagir.
É incrível como isso transforma inclusive minha expectativa para o Natal. Abre os meus ouvidos para ouvir de verdade. Abre meus lábios para adorar, orar e agradecer Aquele que controla a história.

Nas palavras de Phillip Yancey: "Quando oro",  eu pessoalmente acrescento: ou canto a Palavra de Deus, "estou mais propenso a ver do ponto de vista de Deus os fatos que acontecem e as pessoas que encontro.".
Sim a realidade é dura. Enfrentamos oposição. Situações caóticas a nossa volta. Mas, não se iluda, sempre haverá dificuldades a serem enfrentadas, mesmo quando Deus está no comando (e, muitas vezes, exatamente por isso mesmo).
Você está enfrentando dificuldades neste seu fim de ano? Está tendo que lutar com opiniões contrárias as suas? Ore! Cante! É Natal, encante sua alma com a perspectiva única do Senhor da vida.  

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

DES-GRAÇA

Como retratado por Rembrandt, uma vez filho sempre filho.


“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé... "Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho". Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos.

Este é um de meus capítulos (Hb. 12) prediletos das Escrituras Sagradas!

A desgraça está “sobre nós e sobre esta cidade.” (Ne. 13:18), é o duro diagnóstico do líder Neemias.

O povo de Deus voltou a sofrer humilhações. A razão disso? A mesma negligência que os seus antepassados incorreram. Desobediência que sempre traz sérias consequências!

O pecado desfigura a imagem de Deus no ser humano. Sempre que pecamos, perdemos algo. Em outras palavras, ninguém pode se entregar ao pecado e permanecer o mesmo.

A desobediência a Deus e Sua Palavra empobrece, embrutece e desfigura a alma. Enfim, tem o poder de desconexão do nosso Criador e Pai.

O povo da graça pode se encontrar atolados na des-graça (não graça) porque o pecado fora tolerado ao invés de tratado.

Mas exatamente porque Deus ama, Ele também se importa! Disciplina porque é Pai de (e da) verdade. Nos chama novamente de filhos (Lc. 15). E faz festa na nossa volta.



Pr. Zé

Texto do "Devocional da Construção" da Igreja Aliança do Aeroporto. São Paulo, Outubro de 2009.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

FIDELIDADE


Sou igreja. 

Mas o que de fato isso significa hoje? 

Que tal adentrar o longo Caminho da obediência numa mesma direção?!? Ser igreja é ser comprometido em cuidar da pessoa e não seguir obcecado pelo sucesso (de multidões, shows, cifras, catedrais...).

Sou Igreja. 

Não ficarei indiferente! 

Para mim, e para nós aprendizes, sim, Deus importa, e muito mais!

Tenho um compromisso prioritário com Cristo. Isto significa que sou sim discípulo. Pessoa apaixonada em viver a verdade da cruz nesta geração. Portanto, busco a santidade do caráter. A amizade verdadeira. A comunidade.

Minha maneira de viver diz que o amor de Cristo sim faz toda diferença. Muito além do que se pode medir, imaginar ou sonhar.

E exatamente pensando em quem sou e por que somos que encorajo você:

Fidelidade!

Uma atitude rara. Preciosa. 

Escassa hoje em dia mesmo entre os que se dizem cristãos.

Fidelidade, a resposta natural ao caráter do Deus bom e justo que jamais abandona. 

Fidelidade à Sua vocação. Sua Missão. 

Fidelidade a Sua igreja. Amigos da jornada que acreditam e investem na vida, sem cobrar nada em troca.

Quem sou eu para falar em fidelidade? 

Ninguém mesmo! Outro carente da graça. Imperfeito (e muito!). Limitado. Distraído (ao extremo, muitas vezes). Um aprendiz de amigo que alguns poucos chamam “pastor”. Uma criança do reino. Sim, um menino que ainda acredita no sonho do Caminho!

Por que acolher a exortação? 

Se você é servo, pessoa tocada pela graça incondicional, sim você é chamado a ser fiel e bondoso. Abraçar. Olhar nos olhos. Ser amigo (sem pretensões nem segundas intenções). Uma vocacionado ao discipulado pleno e radical do Rei e Seu eterno reino!

Fidelidade. 

Atitude que conduz ao privilégio de voltar a ser gente. 

Especial. Amado. Ingênuo sim. Mas também, incapaz de seguir pela vida vazio, indiferente, infiel e inútil.

É verdade, você é muito mais que um cifrão estampado na testa. Muitíssimo mais que um diploma da parede de seu escritório. Mais do que este ser cético rosnando para vida que te embruteceu.

A hora é agora. 

Volte a ser um discípulo. Tão somente um aprendiz.  Seguindo Aquele que deu não somente o seu melhor, mas o seu tudo, para que pessoas como eu e você, e muitos outros sejam achados fiéis para a vida eterna.

Discípulos. 

Sim, fiéis. Que preciosa oportunidade!


Texto escrito em Outubro de 2009 quando no desafio de liderar a construção e a denominação. Confere bem com este 11/11/11 da publicação.



Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...