segunda-feira, 18 de junho de 2012

A Família "Santos" está de volta


Queridos irmãos,

A nossa querida Família “Santos” (*) retornou ao Brasil após 9 anos servindo fielmente ao Senhor na Índia. 


Fizeram um excelente trabalho juntamente com o apoio da família Aliancista e de nossos parceiros que se mantiveram unidos durante todos esses anos.

Eles deixaram na Índia o seguinte legado ministerial:


·  A igreja sede (com local próprio, doado por uma família de São Paulo).

·  Quatro congregações (uma foi fechada por perseguição a um de nossos obreiros e pela glória de Deus reaberta neste ano).

·  Vários grupos de estudo, escola dominical (190 alunos), reforço escolar (50 crianças foram “adotadas” por famílias indianas, para receberem suporte em seus estudos), aulas de computação, aulas de música. 

·  Ministério Feminino, entre outras atividades desenvolvidas durante toda a semana.

·  Contamos com uma equipe de 9 obreiros, sendo três deles formados no seminário local e um em fase de estudo no Seminário do Willian Carey, além de outros irmãos que estão envolvidos nas diversas atividades do ministério.

·  Três Academias em na cidade, com 200 alunos no total, onde tem sido realizado um trabalho de aproximação às famílias destes alunos semanalmente, uma das congregações deu-se inicio na casa de um desses alunos, com aproximadamente 75 pessoas  que vivem  no local (pequena comunidade familiar).

·  Estão no processo de abertura de uma academia de Basquete em outra cidade, com o apoio de um treinador americano.

·  Uma equipe de trabalho com 4 treinadores estrangeiros e 5 assistentes locais.

Todos esses ministérios serão levados adiante pelos líderes locais que foram formados ao longo dos anos.

Aqui no Brasil, a família "Santos" estará retornando à Igreja Aliança do Aeroporto, onde servirão na equipe pastoral.

Por favor, orem para que possam se readaptar o mais rápido possível à realidade brasileira. Toda readaptação é muito difícil! Eles estarão disponíveis para divulgação nas igrejas após um período de descanso.


Aproveito a oportunidade para agradecer, de coração, a cada um de vocês que se envolveram nesse ministério tornando tudo isso possível. Peço que continuem trabalhando para a obra missionária, pois outros projetos estão no forno da Aliança Brasileira que precisam do seu apoio.

Vivendo o Chamado JUNTOS,

Pr. Akira Fukuura

DMA – Departamento de Missões da Aliança


(*) Nome mudado por causa da situação no país.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Up-date e fotos d'O Caminho


Fachada do novo local da igreja O Caminho, Ermesinde/ Porto - Portugal.

Junho de 2012

Amados companheiros de caminhada,
Deus tem milagrosamente providenciados muitos companheiros nesta aventura que iniciamos faz uns anos. Agradecemos a Deus pelo muito que temos visto e alguns continuam a investir conosco nesta visão.

Ao nos aproximamos do final da construção temos de reconhecer que este só pode ser um projeto de Deus que Ele nos tem confiado e que muitos tem participado. Estamos certos que Deus irá providenciar o necessário para este final de construção e convido você a ser nosso parceiro neste empreendimento.

Muitos dos nossos amigos me perguntam: mas porque é que construíram um lugar (muito) maior do que aquele que necessitam? Cremos que este é um desafio de Deus, e todos os desafios são maiores do que as nossas possibilidades/capacidades, para que no final a Glória seja e é só de Deus.

Deus nos confiou projetos que exigem espaço:

1.     Um projeto de apoio a 25 famílias com alimentos, roupa, aconselhamento, etc… muitas delas não são até da nossa igreja ainda.
2.     Um projeto focado em missões transculturais para o qual já enviamos centenas e centenas de caixas de recursos bíblicos e educacionais.
3.     Investimento em dezenas de jovens e adolescentes que agora fazem parte da nossa igreja. Queremos investir na formação em todas as áreas na vida destes jovens e o seu investimento conosco nesta construção permite-nos ajudar estes jovens e adolescentes.
4.     Projeto Musical “Caminhus” é um projecto que envolve no presente 12 pessoas que estão a receber formação musical , sendo que 5 deles ainda são descrentes .
5.     Centro de discipulado e missões. Deus nos confiou uma ferramenta de discipulado que estamos a partilhar com a igreja portuguesa (Curso de Discipulado Liberdade em Cristo) e mais de 15 igrejas já estão a usar esta ferramenta em Portugal e no estrangeiro.
6.     Queremos incentivar, mobilizar e encorajar a igreja portuguesa a fazer missões aqui dentro e até aos confins da terra.

Na altura em que Deus nos deu a visão, achamos que essa era a melhor maneira de investir os recursos financeiros divinos, ainda que no presente nos esteja a ser mais custoso.

Por tudo isso, convidamos você a participar conosco neste investimento para eternidade! Estamos certos que o nosso Deus mobilizará o Seu Povo para realizar a Sua obra.

Apoie no que puder, o nosso projeto “Tijolo a tijolo” - Muitos contribuindo com pouco para uma ajuda imensa! NIB do Projeto - 0033 0000 00049367759 17 BCP (ofertas dedutíveis para efeitos de IRS).
No meio de uma crise econômica que o nosso país está, precisamos ver muito mais a Mão de Deus agir, afim de que encontremos os € 120,000 que precisamos.

Visite a nosso blog da web http://construirnocaminho.blogspot.com// e veja as ultimas fotos da construção.

Estou feliz por poder contar com tantos e tão bons amigos e irmãos que se envolvendo conosco neste projeto A Deus toda a glória!!!

Unidos no serviço do nosso Salvador Jesus,

Pr. Samuel Paulo Santos



Em novembro de 2009 tive a alegria de percorrer a cidade de Porto, guiado pelo Pr. Samuel Paulo da Igreja "O Caminho". E depois daquele tour de oração tivemos a certeza que o Senhor nos colocou juntos. 
Louvamos a Deus pelo Pr. Samuel e esta verdadeira comunidade missionária que ele lidera. Naquele momento me encantei com o que era apenas uma maquete e os planos para o futuro templo.
Lembro também que visitamos o terreno vazio e ali oramos. Hoje, pela graça de Deus, eles já estão bem adiantados. Mas necessitam do nosso apoio e oração.
Conheça, ore e participe desta iniciativa do Reino de Cristo em Portugal.
Informações completas: www.o-caminho.org






segunda-feira, 11 de junho de 2012

Uma música, um chamado!


Paz e comunhão
(Gladir Cabral)

Cuida do passarinho e também da flor,
Eles esperam pelo teu amor!
Faz do teu lar um ninho e
Do mundo um chão
Onde se plante paz e comunhão!

Para que brote e cresça
A mais viva semente;
Para que a gente tenha o que colher.
Para que o pão que venha a ser por nós assado
Seja um sinal traçado de viver.

Faz uma nova casa
Na varanda do velho chão,
Convida teu irmão pra vir morar contigo;
Planta paredes novas,
Feitas para servir de lar e abrigo.

Faz um café gostoso,
Põe a mesa no teu jardim;
Deixa que assim as plantas
Tenham paz contigo; convida o universo
Faz a festa ganhar maior sentido!

Cuida da tua morada!
Cuida do pequeno mundo!
Deixa teu irmão bem perto!
Livre...



http://ultimato.com.br/sites/igrejasecocidadas/2012/06/06/reserve-esta-data-dia-16-dia-de-oracao-por-um-mundo-justo-e-sustentavel/




terça-feira, 5 de junho de 2012

A FAMÍLIA NA ÉPOCA PÓS-MODERNA


A pós-modernidade está firmada sobre o tripé: pluralização, privatização e secularização. A pluralização diz que há muitas ideias, muitos valores, muitas crenças. Não existe uma verdade absoluta, tudo é relativo. A privatização diz que nossas escolhas são soberanas e cada um tem sua própria verdade. A secularização, por sua vez, coloca Deus na lateral da vida e o reduz apenas aos recintos sagrados.

A família está nesse fogo cruzado. Caminha nessa estrada juncada de perigos, ouvindo muitas vozes, tendo à sua frente muitas bifurcações morais. Que atitude tomar? Que escolhas fazer para não perder sua identidade? Quero sugerir algumas decisões:

Em primeiro lugar, coloque Deus acima das pessoas.

No mundo temos Deus, pessoas e coisas. Vivemos numa sociedade que se esquece de Deus, ama as coisas e usa as pessoas. Devemos, porém, adorar a Deus, amar as pessoas e usar as coisas. A família pós-moderna tem valorizado mais as coisas do que o relacionamento com Deus. Vivemos numa sociedade que valoriza mais o ter do que o ser. Uma sociedade que se prostra diante de Mamom e se esquece do Deus vivo.

Em segundo lugar, coloque seu cônjuge acima de seus filhos.

O índice de divórcio cresce espantosamente no Brasil. Enquanto os véus das noivas ficam cada vez mais longos, os casamentos ficam cada vez mais curtos. Um dos grande erros que se comete é colocar os filhos acima do cônjuge. Muitos casais transferem o sentimento que devem dedicar ao cônjuge para os filhos e isso, fragiliza a relação conjugal e ainda afeta profundamente a vida emocional dos filhos. O maior presente que os pais podem dar aos filhos é amar seu cônjuge. Pais estruturados criam filhos saudáveis.

Em terceiro lugar, coloque seus filhos acima de seus amigos.

Muitos pais vivem ocupados demais, correm demais e dedicam tempo demais aos amigos e quase nenhum tempo aos filhos. Alguns pais tentam compensar essa ausência com presentes. Mas, nossos filhos não precisam tanto de presentes, mas de presença. Nenhum sucesso profissional ou financeiro compensa o fracasso do relacionamento com os filhos. Nossos filhos são nosso maior tesouro. Eles são herança de Deus. Equivocam-se os pais que pensam que a melhor coisa que podem fazer pelos filhos é deixar-lhes uma rica herança financeira. Muitas vezes, as riquezas materiais têm sido motivo de contendas na hora da distribuição da herança. Nosso maior legado para os filhos é nosso exemplo, nossa amizade e nossa dedicação a eles, criando-os na disciplina e admoestação do Senhor.

Em quarto lugar, coloque os relacionamentos acima das coisas.

Vivemos numa ciranda imensa, correndo atrás de coisas. Muitas pessoas acordam cedo e vão dormir tarde, comendo penosamente o pão de cada dia. Pensam que se tiverem mais coisas serão mais felizes. Sacrificam relacionamentos para granjearem coisas. Isso é uma grande tolice. Pessoas valem mais do que coisas. Relacionamentos são mais importantes do que riquezas materiais. É melhor ter uma casa pobre onde reina harmonia e paz do que viver num palacete onde predomina a intriga.

Em quinto lugar, coloque as coisas importantes acima das coisas urgentes.

Há uma grande tensão entre o urgente e o importante. Nem tudo o que é urgente é importante. Não poucas vezes, sacrificamos no altar do urgente as coisas importantes. Nosso relacionamento com Deus, com a família e a com a igreja são coisas importantes. Relegar esses relacionamentos a um plano secundário para correr atrás de coisas passageiras é consumada tolice. A Bíblia nos ensina a buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, sabendo que as demais coisas nos serão acrescentadas. Precisamos investir em nosso relacionamento com Deus e em nossos relacionamentos familiares, a fim de não naufragarmos nesse mar profundo da pós-modernidade!

REV. HERNANDES DIAS LOPES


Hernandes Dias Lopes é pastor colaborador da Igreja Presbiteriana de Pinheiros (http://www.ippinheiros.org.br) . Cursou Teologia no Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas e tem doutorado em Ministério pelo Reformed Theological Seminary, de Mississippi (EUA). Diretor Executivo da LPC (Luz Para o Caminho), membro titular da Academia Evangélica de Letras do Brasil e autor de mais de 100 livros. o Rev. Hernandes é casado com Udemilta e pai de 2 filhos, Thiago e Mariana.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Ore por nós!


Férias em Família 2012

Uma semana após voltamos de uma sonhada e abençoada viagem em família a nossa filha Isabela passou mal (aliás lá mesmo ela apresentou sintomas leves). Mas ao voltarmos, ela teve dores nas articulações e uma infecção no dedo do pé que persistia em não cicatrizar. Passamos então pela reumatologista (em 22/05) e as notícias não foram nada boas. O diagnostico confirmou lúpus (naquele momento ainda indeterminado por causa dos exames incompletos). 

Cerca de cinco anos atrás a Isa teve púrpura (PTI), uma doença no sistema imunológico, e muitos de vocês oraram por ela e por nós. Até então a doença nunca mais havia se manifestado, mas nestes dias vieram os sintomas. Iniciamos o tratamento de imediato, e na última terça-feira (26/05) passamos numa especialista para uma segunda opinião. 

Já com os exames completos fomos a Santa Casa e a especialista confirmou o quadro de lúpus sistêmico. E, graças a Deus, nos deu seguras orientações, inclusive modificando o tratamento para conter a crise (agora uma forte erupção de pele provocada pela doença). E, graças a Deus também, a esta altura ela já voltava a caminhar normalmente, pois a infecção do pé melhorou e também as dores nas articulações. 

Esta médica solicitou outros exames que foram realizados nesta semana e o resultado nos tranquilizou. As plaquetas estavam normais e não há qualquer problema no coração. E, graças a Deus, nem qualquer dificuldade renal ou no sistema nervoso central.

Ore pra que ela continue firme, pois ainda terá repouso mais alguns dias (sem sair de casa ou ir a escola). E também terá que encarar uma mudança radical de hábitos (alimentação sem sal, proteção radical do sol, etc.). Louvamos a Deus por seu testemunho (veja o texto escrito por ela nestes dias de reclusão que dei o título: “Privilegiada”).

Queridos amigos e irmãos, a Isa está bem e encarando com coragem as mudanças. E compartilho uma excelente notícia do dia de hoje. Na segunda-feira (04/06) ela já começará no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, o que estava previsto só para o mês de Agosto. Aleluia!!! Deus é maravilhoso e permitiu que ela comece já com esta nova equipe de especialistas.  

Por favor, permaneça orando por nossa família. Estamos bem. Agradecidos pela boa orientação médica e recursos a nossa disposição para o tratamento; E muito confiantes no nosso grande Senhor e Médico Divino, nossa completa segurança e força (Sl. 121).

Deus muito nos encorajou com o poema-oração de Davi, quando ele estava na caverna: "Em alta voz clamo ao SENHOR; elevo a minha voz ao SENHOR, suplicando misericórdia. Derramo diante dele o meu lamento; a ele apresento a minha angústia. Quando o meu espírito desanima, és tu quem conhece o caminho que devo seguir... Clamo a ti, SENHOR, e digo: Tu és o meu refúgio; és tudo o que tenho na terra dos viventes. Dá atenção ao meu clamor, pois estou muito abatido; livra-me dos que me perseguem, pois são mais fortes do que eu. Liberta-me da prisão, e renderei graças ao teu nome. Então os justos se reunirão à minha volta por causa da tua bondade para comigo."

Juntos na oração e adoração em todos os momentos,


Pr. Zé e família

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...