terça-feira, 10 de novembro de 2015

CELEBRANDO 28 Anos de Vitórias - William Carey

 

Diz-se que William Carey, fundador das missões modernas, não era dotado de inteligência superior e nem de qualquer dom que deslumbrasse os homens. Entretanto, foi a persistência, o espírito indômito e inconquistável, até completar tudo quanto iniciara, que fez o segredo do maravilhoso êxito da sua vida.

Quando Deus o chamava a iniciar qualquer tarefa, permanecia firme, dia após dia, mês após mês e ano após ano, até acabá-la. Deixou o Senhor utilizar-se de sua vida, não somente para evangelizar durante um período de quarenta e um anos no estrangeiro, mas também para executar a façanha, por incrível que pareça, de traduzir as Sagradas Escrituras em mais que trinta línguas.

As igrejas da época de Carey não aceitavam a ideia, que consideravam absurda, de levar o Evangelho aos pagãos. Certa vez, numa reunião do ministério, ele levantou-se e sugeriu que ventilassem este assunto: Odever dos crentes em promulgar o Evangelho às nações pagãs. O venerável presidente da reunião, surpreendido, pôs-se em pé e gritou: Jovem, sente-se! Quando agradar a Deus converter os pagãos, ele o fará sem o seu auxílio, nem o meu.

Porém o fogo continuou a arder na sua alma. Durante os anos que se seguiram ele esforçou-se ininterruptamente, orando, escrevendo e falando sobre o assunto de levar Cristo a todas as nações. Em maio de 1792, Carey pregou seu memorável sermão sobre Isaías 54.2,3 que diz: "Amplia o lugar da tua tenda, e as cortinas das tuas habitações se estendam; não o impeças; alonga as tuas cordas, e firma bem as tuas estacas. Porque transbordarás à mão direita e à esquerda; e a tua posteridade possuirá as nações e fará que sejam habitadas as cidades assoladas." 

Baseado neste texto ele falou sobre a importância de esperar grandes coisas de Deus e, em seguida, enfatizou a necessidade de tentar grandes coisas para Deus.

Entretanto, as coisas sempre foram extremamente difíceis para Carey. Durante o período de quarenta e um anos, que passou na Índia, não visitou a Inglaterra. Porém, foram grandes as suas realizações. Falava, embora com dificuldade, mais de trinta línguas da Índia, dirigia a tradução das Escrituras em todas elas e foi apontado ao serviço árduo de tradutor oficial do governo.

Calcula-se que Carey traduziu a Bíblia para a terça parte dos habitantes do mundo. Assim escreveu um de seus sucessores, o missionário Wenger: Não sei como Carey conseguiu fazer nem a quarta parte das suas traduções. Faz cerca de vinte anos (em 1855), que alguns missionários, ao apresentarem o evangelho no Afeganistão, acharam que a única versão que esse povo entendia era o Pushtoo, feita em Sarampore por Carey.

E você querido leitor, acha que as coisas estão difíceis? Aos olhos humanos as coisas podem parecer difíceis, mas vale a pena lembrar que o nosso Deus não entra em crise. Basta nós termos a fé e a persistência que estes homens do passado tiveram e veremos as grandes maravilhas que Deus pode realizar através de nós.


Fonte: Heróis da Fé – Orlando Boyer (Editora CPAD) - Pr. Gilson Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...