terça-feira, 15 de dezembro de 2015

MENTOR: Aprender e Ensinar!





Moisés fez como o Senhor lhe ordenou. Chamou Josué e o apresentou ao sacerdote Eleazar e a toda a comunidade. Impôs as mãos sobre ele e o comissionou. Tudo conforme o Senhor tinha dito por meio de Moisés. (Nm. 27.22,23)

Cada cristão tem, teve ou, em algum momento, terá a experiência de se apoiar firmemente no exemplo de alguma outra pessoa... em busca de conselho e orientação na vida cristã.

Isso é bom e escritural (bíblico), e não deve ser condenado. Feliz é o recém-nascido em Cristo que encontra uma alma pura e santa, a quem pode tomar como modelo e com quem pode aprender os caminhos do reino. Essa pessoa pode agir como mentor, para evitar ao jovem cristão muitos enganos e armadilhas em que, não fosse por isso, poderia cair.

As Escrituras dizem muita coisa a respeito disso, e nelas podem ser encontrados muitos exemplos.  Josué teve o seu Moisés. Eliseu teve o seu Elias, e Timóteo o seu Paulo.  É um bom sinal de humildade dos jovens que eles estejam dispostos a aprender com paciência; E que os mais velhos estejam dispostos a ensinar.  Se Moisés tivesse impedido a companhia de Josué, e se recusado a ser perturbado pelo jovem Josué, a história de Israel teria sido diferente; como também teria sido outra, se Josué tivesse sido orgulhoso e autoconfiante demais para se assentar aos pés de Moisés.  


AW  Tozer, The Warfare of the Spirit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...