sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

O coração da IGREJA


Hoje li um post no Facebook de um artigo escrito na "Acembras em Revista" no ano de 1979. Acho que esse texto seja muito pertinente para a nossa reflexão como denominação. Peço que gaste um tempinho para lê-lo até o fim.

Pagina 3 da ACEMBRAS em Revista 1979 No 1:
Editorial (por Ida Jenks)
E com muita satisfação que ao iniciarmos o terceiro ano da revista lançamos uma nova sessão- "Missões". É nosso desejo despertar mais interesse nesta área as vezes negligenciada e neste número, enfatizamos "missões" em poesia, e "cantinho das crianças".
Gostaria de resumir alguns pensamentos dados pelo novo presidente da Aliança Cristã e Missionária Internacional, o Dr. Louis L. King.
"Através da historia humana os Israelitas tem se mantido um povo singular apesar de estarem espalhados por toda a terra. Isto foi possível, pelo menos em parte, pela constante recordação do seu passado, de como Deus os havia guiado, corrigido e ajudado.
Pensemos agora na herança do passado para nossa orientação futura. Quando a Aliança Cristã e Missionária foi fundada em 1887, muitas das circunstâncias não eram favoráveis: governos inimigos, gente hostil e condições muitas vezes precárias. Mas mesmo assim missionários foram! Em cinco anos, trabalhos haviam sido começados em doze países com cento e oitenta missionários na obra e também vinte e três túmulos de mártires.
Missionários aliancistas fundaram as primeiras igrejas nas províncias de Hunan e Kwangsi na China. Estabeleceram as primeiras igrejas evangélicas em Vietnã e Camboja. Dedicaram os primeiros templos protestantes na Venezuela e Equador. No Chile trabalharam na cidade de Punta Arenas. Em Iriam Jaya avançaram em meio a sofrimentos, guerras e tragédias. Em Vietnã dez missionários mortos e oito prisioneiros tem despertado atenção internacional.
E porque estes missionários deixaram suas famílias e pátria para trabalhar, sacrificarem-se e darem até suas vidas? Os motivos podem ser classificados em externos e internos. Os externos relacionam as necessidades humanas: pobreza, sofrimentos e condições morais, mas o grande motivador que os guiou foi a condição espiritual do perdido, o pecado tão mau, sua perdição sem Cristo, seu destino: "ao lago de enxofre".
Motivos internos relacionam-se aos seus desejos de serem como Cristo: negar a si mesmos. Estavam dispostos a entregar tudo a vontade de Deus. A Aliança Crista e Missionária primeiramente foi uma instituição exclusivamente missionária, e a igreja foi o produto desta missão. O motivo principal para sua existência e a de evangelizar, ensinar verdades bíblicas e propagar missões." (extraído e adaptado do "The Alliance Witness", June 26, 1978, Paginas 3-5).
Depois de noventa e um anos nosso propósito é firmemente o mesmo. Não deixemos de orar para que Deus prepare obreiros no Brasil para serem enviados das igrejas aliancistas até os confins da terra. O tema adotado pela ACEMBRAS para o ano de 1979 é: "IDE E FAZEI DISCÍPULOS". Cumpramos esta ordem de nosso Mestre, o Senhor Jesus Cristo.

Em 1979 eles estavam orando para que Deus levantasse missionários em nossa denominação aqui no Brasil. Hoje a realidade é bem diferente. Deus respondeu essas orações e levantou de dentro da Aliança Cristã e Missionária Brasileira muitos missionários. Hoje temos o Projeto Japão, Projeto Índia, Projeto Portugal, Projeto Uai Uai, Projeto Yanomami e o Projeto Halikato-U. Muitos dos nossos projetos missionários são projetos já consolidados e que tem dado muitos frutos. Muitos dos nossos missionários são experientes com mais de 10 anos de campo missionário. Muitos ministérios tem se destacado não somente na Aliança, mas também tem o reconhecimento de outras denominações como um ministério importante dentro da visão de Reino. Eu, sinceramente, sinto-me muito feliz em poder fazer parte de cada um desses projetos missionários.

Certamente estamos passando dias difíceis. E por que seria diferente? O próprio Senhor Jesus já nos havia alertado que seria assim. E foi assim desde o começo da Aliança como podemos ver no texto. Os campos estão brancos prontos para a colheita e é nossa tarefa participar dessa colheita. É um trabalho árduo e que exige sacrifício, mas se o nosso Mestre nos ordenou "fazer discípulos de todas as nações" é poque Ele nos dará as condições para que isso seja cumprido.

Acredito que a Aliança Brasileira tem cumprido a Grande Comissão. Não tem sido fácil, mas vale a pena. Vale a pena porque através de nossos missionários apoiados pelas nossas igrejas MILHARES de pessoas tiveram a oportunidade de ouvir das Boas Novas. Vale a pena cada suor, vale a pena cada lágrima, vale a pena cada joelho no chão, vale a pena cada centavo investido...

Esse é o momento de ir além do ordinário, esse é o momento de pensar em como posso somar, esse é o momento de sacrifício das igrejas e de cada um de nós. Apesar de que o nosso sacrifício ainda é pequeno se comparado com aqueles que estão lá na ponta da corda.

Vejo muita pessoas e igrejas indo além, se sacrificando, pensando em como podem somar na obra missionária. Agradeço de coração a cada um de vocês! E por ter pessoas e igrejas assim é que acredito que iremos superar todas as dificuldades, com a graça de Deus.

Em 1979 a tarefa deles era orar a Deus para que enviasse trabalhadores brasileiros para a Sua seara. Deus respondeu! Em 2015 a nossa tarefa é continuar orando para que Deus envie mais trabalhadores para a Sua seara, mas também para que os que já estão na seara possam continuar trabalhando. Deus irá responder!

Que possamos gastar um tempo refletindo como Aliancistas: "De onde nós viemos... e para onde queremos ir."

Vivendo o Chamado Juntos,


Pr Akira 

DMA - Departamento de Missões da ACEMBRAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

Amando as Nações através da Oração 2024

  Aqui, ali e em todos os lugares Ninguém pode negar que o mundo está mudando rapidamente. Novas tecnologias em comunicações, transporte e c...