sábado, 24 de setembro de 2016

Na Escola de DEUS com Davi


O que fazia Davi prosseguir e vencer?

Bem, admito uma grande ignorância sobre o assunto, mas se um cristão do Novo Testamento puder olhar para um rei do Antigo Testamento, arrisco algumas palavras.

Talvez a grandeza de Davi e sua importância para a humanidade esteja na sua total preocupação com Deus.

Ele era um judeu, imerso na tradição dos levitas, mas nunca se perdeu nas formas da religião. “Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim” (Sl.16.8), disse ele, certa vez, e novamente disse, ou melhor clamou, pois as suas palavras saem de dentro como um cântico: “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo, quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?” (Sl. 42.2).

Davi era profundamente consciente de Deus.  Para ele Deus era o único Ser que valia a pena conhecer. Onde os outros viam a natureza, ele via Deus. Ele era verdadeiramente um poeta da natureza, mas via Deus antes e amava a natureza por causa de Deus...

Davi também era um homem possuído por Deus. Ele se lançou aos pés de Deus e exigiu ser conquistado, e Jeová respondeu tomando posse da sua personalidade e moldando-o assim como um oleiro molda o barro.

Como era possuído por Deus, também pôde ser ensinado por Deus. É pouco possível saber, com certeza, quão grandes e excelentes eram as qualidades educacionais de Davi, mas podemos, com segurança, supor que chamamos de educação formal. No entanto, ele tem ensinado milhões de pessoas e depois de tantos séculos ele ainda está presente na escola e ensina poesia divina, teologia mística e arte da pura adoração a todos os que tiverem ouvidos para ouvir.

É verdade, Davi pode ter cuidado de ovelhas quando deveria ter estado em uma sala de aula. Esta é uma suposição pura e simples. Mas não é suposição o fato de que ele foi um estudante em todos os seus dias e que nem o cuidado de suas ovelhas, quando ele era um pastor, nem os problemas das nações, quando ele se fez rei, o afastou do mais puro e nobre de todos os estudos, o estudo de Deus.

Ele enviou o seu coração à escola do Deus Altíssimo e logo o conheceu com uma urgência de conhecer mais maravilhosa do que podem sonhar nossas filosofias. Ele conheceu Deus pelo esclarecimento interior do Espírito. Da mesma maneira que o pássaro conhece o bosque. Onde foi chocado ou o coelho conhece o arbusto em que nasceu, também, Davi conhecia a Deus com a tranquila familiaridade que era santificada e purificada com temor piedoso e respeito reverente.


AW Tozer, “The Warfare of the Spirit”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

Amando as Nações através da Oração 2024

  Aqui, ali e em todos os lugares Ninguém pode negar que o mundo está mudando rapidamente. Novas tecnologias em comunicações, transporte e c...