segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Avivamento Espiritual


O que é avivamento espiritual?

É o resultado da ação do Espírito na vida do cristão, enchendo-o e habilitando-o para cumprir a vontade do Senhor no seu contexto específico de vida. Tem também a conotação coletiva de um movimento.

É resultado também da ação (permissão, ou submissão) do homem, no sentido de buscar santidade e de se deixar encher por Deus.

Acontece normalmente em momentos de crise da igreja, seja por pecado, seja por apatia, desnorteamento ou por desobediência à sua vocação e missão.

O verdadeiro avivamento espiritual se caracteriza por:

1. Uma forte ênfase no conhecimento, obediência e proclamação da Palavra de Deus;
  • Renascimento do amor pela Palavra leitura devocional e estudo individual, familiar, em grupos e na igreja;
  • Renascimento do amor pelo Senhor da Palavra obediência;
  • Renascimento da certeza sobre a Palavra fé e proclamação.
2. Uma forte ênfase na oração, como relacionamento íntimo e amoroso com Deus;
  • O renascimento do amor pelo Senhor leva à busca de sua intimidade, sua presença, seu conselho, sua vontade; 
  • A oração como fortalecimento da alma o pulmão da alma; 
  • A oração como a invasão do invisível exercício de fé;
3. Desabrochar dos dons espirituais, sem que isso provoque competições, comparações nem orgulho;
  •  A busca explícita, coletiva e individual das habilitações, carismas e manifestações do Espírito de Deus, que nos equipa para sua obra;
  •  O desabrochar dos ministérios, consequências daqueles dons, quando oferecidos em humildade, obediência e anonimato;
  • O desabrochar da felicidade de estar fazendo, por menor que seja o vaso, transbordar.
4. Eleição de Deus como centro de devoção;
  •  Uma progressiva descentralização de si mesmo, para concentração em Deus;
  • Uma descentralização da igreja e das coisas da igreja, para o Deus da igreja;
  • Uma centralização de Deus, nas decisões, nos negócios, no ministério, no cotidiano, no fervor, no comer, no andar paixão.
5. Grande sensibilidade ética;
  • Uma capacidade de distinguir o certo do errado proveniente do amor, e não do estudo de ética (esse pode até vir);
  • Uma capacidade sobrenatural de responder a essa sensibilidade, com ações, reações e coragem;
  • Uma capacidade de perceber injustiças acidentais, pessoais, estruturais e mesmo históricas e lutar por repará-las.
6. Transbordamento da comunhão e do compromisso comunitário com a Aliança e suas implicações;
  • Crescente disponibilidade para as necessidades dos irmãos (respeitados os traços de personalidade);
  •  Crescente busca dos irmãos, numa manifestação de dependência e humildade;
  •  Crescente amadurecimento de compromissos tácitos, de motivação individual e anônima, que se materializam em presença, constância, fidelidade, fidedignidade, permanência, paciência, benignidade, bondade, altruísmo e serviço humilde.
7. Forte impulso evangelístico e amor pelas almas desvalidas (órfão, viúva e estrangeiro);
  •  Desabrochar do fervor evangelístico, movido pelo amor, e não apenas por um "ide"; fervor esse que rompe fronteiras, que fala, que exorta, que sofre, que chama, que explicita, que abre a Bíblia (como já não temos mais coragem de fazer), que passa por bobo, mas que testemunha;
  • Redescoberta de meios e estratégias adequadas para o evangelismo institucional, coletivo, eclesiástico, contextualizado, que dá complemento ao trabalho individual (cultos ao ar-livre, acampamentos, seminários, palestras, cruzadas, etc.);
  • Desenvolvimento de mecanismos de paternidade responsável: obstetras e pediatras trabalhando juntos.
8. Crescente impulso à adoração e fervor;
  •  Uma nova alegria, um novo cântico, uma nova adoração, um novo compromisso, um novo espírito, uma nova exultação, uma nova sensibilidade para o mover do Espírito de Deus;
  • Uma inusitada e crescente vontade de adorar, cantar, louvar (reconhecer Deus nas coisas do dia) orar; de submeter as coisas, os fatos e acontecimentos do cotidiano a Deus, nas conversas, no compartilhar, na comunhão, no culto e fora dele de uma igreja de orações para uma igreja de oração. Uma nova exultação pelo reconhecimento dos feitos de Deus;
  •  Um novo fôlego de afeição e confiança em Deus, que leva à adoração, à ousadia espiritual, ao dispender de tempo na presença de Deus, à fé bíblica, aos dons, à misericórdia, ao perdão, à superação de limitações pessoais, relacionais; à superação do impossível, do impensável, do imponderável seja pela interveniência do milagre, seja pelo milagre da compreensão, discernimento, submissão e aceitação dos desígnios de Deus.
9. Forte ênfase na definição, ampliação e focalização da dimensão de missão;
  •  Rápido amadurecimento da identidade da igreja e do crente, individualmente, quanto ao seu papel no meio em que está; o amor acha seu próximo, acha meios, acha caminhos;
  •  Reavivamento de seu fervor e compromisso em relação a missões, sejam transculturais, sejam urbanas;
  •  Crescente compreensão do caráter da encarnação como símbolo do amor sacrificial que vai buscar o perdido onde ele está, para trazê-lo para o Pai.
10. Manifestação do fruto do Espírito, com ardente fervor, num misto (paradoxal) de ardor e humildade.
  •  Rápida "desestrelização" dos servos de Deus, desaparecimento da necessidade de aprovação para o exercício da piedade, da busca de aprovação institucional para o uso de dons e exercício de ministérios; 
  •  Manifestação anônima, humilde e construtiva de amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio;
  •  Crescente capacidade de aceitar a provação, a dor e o sofrimento, com humildade e resignação, como quem confia que não cai um fio de cabelo da cabeça sem que Deus consinta. E mais: a capacidade de exultar nas tribulações, sabendo que ela produz perseverança, onde há o Espírito de Deus; e a perseverança experiência; e a experiência, esperança.

Durante um semestre letivo, uma turma da Faculdade Teológica Batista de Brasília - FTBB, caracterizada por grande variedade denominacional, trabalhou para definir "Avivamento Espiritual", tendo como recursos pesquisas, entrevistas e leituras. O resultado foi o decálogo acima. Como trabalho final de curso, os alunos redigiram seu texto pessoal, que ampliava cada conceito, numa síntese pessoal dos achados. Este texto-síntese veio a ser adotado pela Igreja Presbiteriana do Planalto, como pastoral à igreja.

Rubem Martins Amorese, presbítero na Igreja Presbiteriana do Planalto em Brasília.

Fonte: Monergismo.com. Outros artigos do autor podem ser acessados em http://www.amorese.com.br/

sábado, 27 de agosto de 2016

O amor de Deus deseja o melhor para todos nós


Deus deseja dar o melhor qualquer que seja o custo.

Ele abrirá rios em lugares desertos,

aplacará ondas turbulentas,

aquietará o vento,

extrairá água da rocha,

enviará um anjo para livrar um apóstolo da prisão,

dará de comer a um orfanato,

abrirá uma terra a muito tempo fechada para o Evangelho.

Todas essas coisas e mil outras, Ele já fez e fará em respostas às orações, mas somente porque era a Sua vontade fazer isso, desde o princípio. Ninguém o persuade.

O que o homem que ora faz é deixar sua vontade em conformidade com a vontade de Deus, de modo que Deus possa fazer o que, o tempo todo, estava disposto a fazer.

Assim, a oração transforma o homem e permite que Deus modifique as coisas, em resposta a oração do homem.

A.W. Tozer, The Price of Neglect




E orou Jonas ao Senhor, seu Deus, lá das entranhas do peixe.” (Jn.2.1)

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Fazendo Bem a Sua Parte



Lauryn Williams viajou para Londres para as Olimpíadas, para competir na prova do revezamento 4x100. Durante sua carreira de 10 anos, ela competiu em quatro Olimpíadas e se tornou a primeira mulher americana a ganhar medalhas, tanto nos Jogos Olímpicos de Verão como nos de Inverno.

Anteriormente, em 2004 e 2008, ela havia corrido em equipes que foram desqualificadas no revezamento, por causa da queda do bastão. Ela esperava e orava que dessa vez fosse diferente.

Na sexta posição, Lauryn correu na prova classificatória, mas não na final. Ela trabalhou duro para criar um senso de camaradagem e ajudar cada membro da equipe, especialmente, aos que iriam viajar para as Olimpíadas pela primeira vez.
Durante as classificatórias, Lauryn correu a parte final dos 4x100, ela e sua companheira terminaram a passagem do bastão com sucesso. Exultante em ter o bastão em suas mãos, Lauryn correu para a linha de chegada.

Dez segundos depois, ela experimentou uma doce redenção depois de oito anos de dor no coração. A equipe americana ganha e avança para as finais da competição.
O nome e a performance de Lauryn encheram a mídia social com novas notícias. Seus seguidores postaram, que leram seus lábios na chegada dizendo: "Obrigada Jesus!"

Mais para o fim da semana, o time correu as finais, Lauryn assistiu e torceu pelo seu time que ganhou o ouro e quebrou o recorde mundial. "Eu não ganhei a medalha de ouro em 2012, mas sei que contribuí," disse Lauryn.

"Eu realmente sinto que fiz o que eu deveria fazer para ajudar o time a ganhar o ouro," disse ela. "Fazer o que está ao seu alcance para ter certeza que os outros terão o que precisam para competir no melhor de sua habilidade, foi o papel mais importante para mim naquele momento."

Em 2012, Lauryn competiu em uma prova que havia falhado duas vezes anteriormente. Ela tinha parte na medalha de ouro de seu time, mesmo não estando no pódio para recebê-la. Ela fez a parte que Deus deu para ela fazer.

Perguntas: Qual o trabalho que Deus deu para você realizar nessa semana? Você está confiando Nele para realiza-lo? O que você precisa deixar a fim de realizar o que Deus tem te chamado a fazer?


Oração: Obrigada, Pai, pelo presente do trabalho. Ajude-me a fazer o máximo com os dons e habilidades que o Senhor me deu, confiando no Senhor para que faças através de mim a Sua vontade.


Devocional YouVersion Bible sobre as Olimpíadas.

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Como se Constrói uma Família Feliz?

Reflexão da Série sobre a Família 

A Bíblia, sem dúvidas, tem muito a dizer sobre a felicidade familiar. Entretanto, diferente dos “best sellers” sobre o assunto, a felicidade bíblica não está baseada em meros manuais de relacionamentos, mas por incrível que pareça, no temor do Senhor, como nos assegura o Salmo 128: Como é feliz quem teme ao Senhor, que anda em seus caminhos! Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero. Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa. Assim será abençoado o homem que teme ao Senhor!”
            
O autor de Provérbios amplia esta ideia quando afirma: “Com sabedoria se constrói uma casa, e com inteligência ela se consolida. Mediante discernimento seus cômodos são mobiliados com todo tipo de bens preciosos e agradáveis” (Pv 23.3,4). Entretanto, é Jó que realça a questão quando pergunta: “Porém onde se achará a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência?” (Jó 28.12). Versos depois, através da inspiração do Espírito Santo, ele mesmo responde: “Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.” (Jó 28.28)
           
A sabedoria não é algo comum, que pode ser encontrada em qualquer lugar. Jó  descreve-a como algo que se deve buscar como uma pedra preciosa no mais profundo da terra: “As mãos dos homens atacam a pederneira e transtornam as raízes das montanhas. Fazem túneis através da rocha, e os seus olhos enxergam todos os tesouros dali” (Jó 28.9,10). É assim que se busca a sabedoria. E, é por isso que nem todas as famílias são, de fato, felizes.

Como posso começar esse processo de busca pela sabedoria, que tem com origem o temor do Senhor, e que trará a felicidade da minha família? Tema ao Senhor, ande nos seus caminhos, aparte-se do mal e ore conforme nos orienta Tiago: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (Tiago 1.5).
      
Deus abençoe a sua família!


Pr. Gilson de Souza

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Jesus em PRIMEIRO


Kenyan Wilson Kipsang, um dos mais rápidos corredores de longa distância do mundo, ganhou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Londres 2012 e retém o recorde mundial na maratona.

Ser um modelo do que realmente significa viver totalmente para Cristo, é o objetivo principal da vida de Wilson. Ele deseja que seu sucesso no esporte, seja a plataforma (instrumento) para ajudar outros corredores, seus fãs e seus compatriotas quenianos. Ele corre de forma que os outros vejam Cristo em sua vida.

Vencer as provas não é seu primeiro objetivo ou paixão. Desde que ele recebe de Deus alegria e energia para correr, terminar em primeiro lugar, não é seu propósito principal.

Wilson é realmente fiel a Jesus. Se afastar do seu primeiro amor é o que ele mais teme. Ele não quer acordar um dia e perceber que se contentou com valores deturpados ou coisas que foram glória apenas para ele mesmo.

Fazer o que é certo, é confiar em Deus e se agarrar em Sua Palavra; não importa o que os outros falem ou façam. "Se (eu) tenho fé, não estou sozinho. O Espírito Santo está presente. Deus está comigo para me aconselhar, para cuidar de mim”, diz Wilson.  “Assim, sempre saberei que estou fazendo a coisa certa, e sempre ouvirei a voz de Deus.".

Quando você acorda pela manhã, você escolhe fazer a coisa certa se comprometendo com o Senhor e andando intencionalmente com Ele durante o seu dia?

Tenha como prioridade, gastar tempo com a Bíblia, encontrando com Cristo “em secreto”!

Você está investindo tempo na Palavra de Deus, meditando nela, pedindo sabedoria em como ela se aplica em seu dia? Ou você vai simplesmente se atirando no dia, correndo atrás de coisas de menor valor?


Oração: “Querido Pai, eu humildemente peço que o Senhor acenda, nesse coração que se distrai tão facilmente, um amor e uma sede pelo Senhor e por Sua Palavra, a Bíblia. Dê-me a coragem de constantemente entregar toda minha vida ao Senhor para Seus propósitos e para Sua glória. Em nome de Jesus, Amém!” 

Devocional YouVersion Bible sobre as Olimpíadas.

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

CONECTANDO Você a Uma Especial Oportunidade

Nossa irmã Mag (dir) se despedindo da liderança da igreja

Você conhece a Missionária Magnólia Mendonça? Ainda não a conhece?!? Ela faz parte da Igreja Aliança do Aeroporto desde o ano passado. E tem trabalhado na Equipe de Missões da nossa igreja.

Conheça e apoie o Projeto Colômbia 2016
Ela é Maranhense, converteu-se aos 12 anos. Em 2011 aceitou o desafio de Deus para a Missão, o chamado para pregar as boas novas a todos os povos. Ela é fomada em secretariado executivo, fez o curso básico de bacharel em teologia, um curso para plantação de igrejas, outro para a inclusão sábia e relevante de crianças deficientes. Como capacitada em missões trabalhou como voluntária na JEAME (trabalho que reabilita e reintegra adolescentes em área de risco) e na Missão Kairós (voluntária na base).

O projeto conta com o apoio de divulgação e oração do DMA.
Ela servirá por dois anos no "Projeto Colômbia" pela Corporação Trasad que é uma ONG cristã, fundada naquele país, que trabalha com crianças e adolescentes, auxiliando-os em todos os aspectos de sua formação sociocultural e de aprendizagem, como a alfabetização, cursos de inglês, informática, orientação psicológica e reforço escolar, este último, a ação na qual ela atuará, visando que se tornem cidadãos e ouçam a mensagem de esperança através da vida de Jesus Cristo.

O Evangelho é compartilhado através da vida de todos os envolvidos e, também, por palestras e trabalhos específicos que são promovidos na ONG especificamente para este fim. Ela atuará na cidade de La Ceja (próximo à Medelin), onde, dos 75.mil habitantes menos de 1% são cristãos evangélicos. A cidade é conhecida como “um pequeno Vaticano”, por possuir o maior numero de paróquias, capelas, conventos e centros de formação no país. Apesar do país ser considerado laico, não é possível falar abertamente sobre o evangelho na cidade.

A Mag é missionária local em treinamento

Você e eu juntos, parceiros em oração pelo Reino, junto com a Magnólia intercedendo:

Ore, doe, envolva-se!!!
- Pela viagem dia 16/08/2016;
- Pelos dois anos que ela servirá nessa ONG cristã;
- Pela adaptação ao clima, e ao idioma;
- Pela cidade de La Ceja, que sofre com um alto índice de suicídios, drogas, prostituição e pessoas envolvidas com bruxarias;
- Pelos representantes da ONG Alejandra Otavo e José Luiz;
- Por mais parceiros de oração, levantamento de recursos das passagens;
- Por mantenedores e pelo plano médico de saúde;
- Para que haja verdadeira mudança de vida das crianças e adultos que se entregarem a Cristo.

Alberto Viera - Equipe de Missões ACM Aeroporto



Por favor, sinta-se livre para entrar em contato com a Magnólia através do e-mail abaixo. Ela terá prazer compartilhar notícias do campo com você:


Se você tiver interesse em contribuir ou se tornar um mantenedor, por favor, considere os seguintes dados bancários:

Magnólia Santos Mendonça
Bradesco
Agencia 107, Conta Corrente 422394-2
CPF 624.729.502-25

Ou através da Igreja Aliança Cristã e Missionária
Bradesco
Agência 0451, Conta Corrente 56718-3
CNPJ 64.711.401/0001-32

Outras informações:
Tomaz Oliveira e Alberto Vieira - Equipe de Missões Aeroporto
Pr. Zé Freitas - Pastor da Igreja Aliança do Aeroporto
Pr. Akira Fukuura - Pres. do DMA (Departamento de Missões da ACEMBRAS)




Conheça mais sobre a ONG Trasad: https://www.youtube.com/watch?v=XkxAIzHKj8M



Postagem em destaque

Amando as Nações através da Oração 2024

  Aqui, ali e em todos os lugares Ninguém pode negar que o mundo está mudando rapidamente. Novas tecnologias em comunicações, transporte e c...