segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

A profissão e o serviço a Deus


O que sua vida profissional diz sobre o que você crê e sobre aquilo que Deus chamou você a realizar como um cristão?
Eugene Peterson diz que Neemias, era um homem que orava e agia, agia e orava. Era um profissional de ação; prático, bravo e um talentoso administrador; Mas, também era o tipo de pessoa que se afligia, jejuava e orava para se assegurar de que estava sendo guiado por Deus, e não agindo por impulso.
Timothy Keller diz que cada profissão tem muitos dilemas éticos, espirituais e morais; tentações, obstáculos e outros desafios que confrontam os cristãos nela envolvidos. Passamos a maior parte da semana no ambiente profissional e precisamos saber como outros cristãos lidaram com os mesmos problemas que enfrentamos todos os dias.
O cristianismo bíblico é um modo diferente de entender e interpretar tudo no mundo. O cristianismo oferece uma perspectiva diferenciada sobre a natureza humana, sobre o certo e o errado, sobre a justiça, sobre a beleza, sobre propósito, sobre descobertas científicas, tecnologia e trabalho; E essas perspectivas determinarão como vivo o meu dia a dia.
A Bíblia ensina que todo trabalho é importante para Deus; quando usamos nossos dons no trabalho, seja costurando, construindo máquinas ou software, advogando, lavrando campos, curando enfermos ou educando filhos, estamos obedecendo o chamado de Deus para servir a comunidade de seres humanos. Nosso trabalho então, seja ele qual for, importa muito para Deus.
É igualmente válido afirmar que Deus é importante para todo o nosso trabalho; O Evangelho molda as motivações, as formas e os métodos que empregamos em nosso trabalho. Qual a visão então? Não queremos que os cristãos mantenham sua fé longe do trabalho; queremos ver os cristãos crescendo em maturidade, exercendo suas profissões tanto com excelência quanto com distinção cristã temperando e servindo a cultura em que vivem.
Como encorajar e nutrir cristãos a agir com transparência em suas profissões? Segundo Keller, há quatro maneiras principais em que o Evangelho orienta e molda as profissões: 1) A fé transforma nossa motivação para o trabalho (Cl. 3,23); 2) A fé transforma nosso conceito de trabalho; 3) A fé provê éticas elevadas para os cristãos no local de trabalho; 4) A fé nos dá a base para reconsiderar até a própria maneira em que nosso trabalho é realizado.
Keller sintetiza dizendo “não há como separar nossa vida espiritual ou eclesiástica da vida secular ou cultural. Cada aspecto da nossa vida – vocacional, civil, familiar, recreativa, material, sexual, financeira, política – deve ser apresentada como um “sacrifício vivo” a Deus (Rm. 12.1,2)”.
Convido você, à luz da histórica experiência de Neemias, este exemplar profissional a serviço do Rei, refletir, orar e moldar com profundidade seu trabalho e sua fé percebendo que até mesmo nas tarefas mais simples como consertar um sapato, tratar uma cárie, limpar uma casa, podemos servir a Deus e desenvolver uma comunidade para Sua glória.

Pr. Zé

Adaptado do livro “A Igreja Centrada”, trecho do capítulo “Pondo as Pessoas em contato com a cultura” pág. 390-397.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

Amando as Nações através da Oração 2024

  Aqui, ali e em todos os lugares Ninguém pode negar que o mundo está mudando rapidamente. Novas tecnologias em comunicações, transporte e c...