segunda-feira, 4 de julho de 2016

O Significado da Igreja e sua Importância para a Missão



Na concepção de muitas pessoas a igreja local é uma espécie de clube. O interessado se torna sócio e paga a mensalidade para manter essa condição. Outros encaram a igreja como um hospital. Só procuram a igreja para serem curados de algum mal.

Para alguns outros, a igreja local é uma empresa. Com seus chefes, subordinados e “funcionários”, tudo organizado em níveis de hierarquia e autoridades. A igreja pode ser também uma sociedade secreta. Os “de fora” não tem acesso aos seus ensinos. Pode ainda ser “o lugar onde se fica rico e ter os pedidos atendidos”, se for pago o suficiente nas ofertas (claro).

Infelizmente, para outros, a igreja é uma rotina, uma obrigação a cumprir, pois se não participarem, pelo menos assentados no banco, o “patrão” ficará zangado, ou ainda, eles não terão aceitação da família e dos amigos.

Mas a Bíblia, porém, deixa claro que a igreja local é outra coisa. A igreja é uma família, um Corpo no qual todos são amados e importantes. Um lugar de crescimento, de comunhão e de exortação para o aperfeiçoamento. Um edifício, no qual todos os membros trabalham para o crescimento e edificação mútua.

Não há na igreja grupos privilegiados, ou mais amados por Deus. Todos possuem dons que são úteis para os demais. Todos devem ser cuidados, amados e aproveitados para o Reino de Deus.

Enfim, a igreja é o canal por onde Deus comunica seu amor e sua majestade às nações. A igreja é a continuidade da comissão, desde Israel (Ex. 19.5 e 6), conforme o apóstolo Pedro:
“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam.” (1 Pedro 2.9,10)

A igreja, portanto, é um grupo de redimidos que vibram com a graça de Deus que receberam e são gratos pela misericórdia no sacrifício de Jesus. São cheios do amor que Deus lhes derrama nos corações.

É um grupo de pessoas cheias do Espírito Santo, o qual veio para lhes dar poder, a fim de que possam fazer missões (At. 1.8). A igreja tem que crescer, acrescentar “pedras à sua construção” e chegar à maturidade espiritual sem sofrer abalo e convicta de sua doutrina, vida e missão. A igreja deve ser dinâmica e relevante para que o mundo veja que seu Deus a ama.

O missionário precisa ter fortes convicções quanto ao significado da igreja local... Pois, o contato de longo prazo, o aprendizado da Palavra, a vida em Comunidade, e o crescimento mútuo de cristãos que se amam e ajudam uns aos outros a viver dignamente no Senhor é a melhor escola missionária.

Precisamos de missionários vindos de igrejas saudáveis e bíblicas, que possam multiplica-las ao redor do mundo repetindo o que aprendeu na prática (e “na pele”) dentro da sua igreja local.  



Bárbara Burns e Jonas Machado – Parte do artigo “O Papel da Igreja Local no Preparo do Missionário” – Publicado no livro Perspectivas, Editora Vida Nova, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...