quinta-feira, 18 de abril de 2024

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

 


"Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17

A nossa série das próximas semanas irá explorar uma visão geral da narrativa Bíblica revelando sua unidade convincente, bem como, o nosso lugar nessa história ao vivenciá-la no mundo em que vivemos hoje. Sim, é no encontro com a grande história do amor de Deus que podemos encontrar o real sentido da vida, e significado da nossa pequena, porém, única e abençoada história. 

O convite, portanto, é para caminharmos juntos pelas páginas das Sagradas Escrituras à partir de seu centro: a REDENÇÃO. No entanto, para uma profunda e abrangente compreensão da redenção, é necessário voltar ao estado inicial das coisas (ato I) e ganhar percepção do real problema que a redenção se propõe a responder (ato 2). 

Nos próximos domingos vamos caminhar pelos seis ATOS do grande drama da revelação: CRIAÇÃO, QUEDA, ISRAEL, A VINDA DO REI, IGREJA, O RETORNO DO REI. Sim, é fundamental conhecermos bem o início, o meio e o fim da história para compreendermos ainda mais a nós mesmos e a missão que recebemos do Criador e grande Rei do universo.

Em resumo, o que assistiremos? No primeiro ato voltaremos ao início onde Deus o Criador estabelece o seu reino e revela seu amor e cuidado à sua boa Criação. No segundo ato veremos como a rebelião chega ao reino provocando a Queda e suas trágicas consequências na vida humana, tornando assim o plano da redenção imprescindível.

No ato três veremos a Redenção Iniciada quando o Rei escolhe Israel, e uma longa jornada de um povo rumo à sua terra revela os sucessivos fracassos da raça humana. No entanto, após um longo período de apostasia e infidelidade ao Criador, o silêncio é quebrado e a Redenção Realizada (ato quatro) na chegada do Rei prometido.

Sua vida, morte e ressurreição é o clímax da história, e a grande notícia que o Rei e Senhor Jesus Cristo, incumbe os seus súditos arrependidos e perdoados a contar ao mundo (ato quinto). A sublime e definitiva missão de Deus tem sua continuidade através da Sua Igreja empoderada e enviada pelo Seu Espírito. Mas é tão somente no sexto ato que a história alcança seu alvo: a Redenção Concluída. Podemos aguardar com esperança, o Rei retornará e todas as Suas promessas se cumprirão num novo céu e uma nova terra sob Seu justo e amoroso reino agora consumado.  

Como sua vida se encaixa nos propósitos redentores do Rei e coopera para a Sua obra de redenção em ação no mundo hoje? Esta é uma das perguntas centrais que o Espirito nos convida a responder nos próximos domingos.

Seja bem-vinda (o)!

 

Pr. Zé 

 

Adaptado do livro e estudos de Michael Goheen e dos vídeos do Efeito Prisma (www.youtube.com/@EfeitoPrisma) por Gabriel Pacheco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...