quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Como se Constrói uma Família Feliz?

Reflexão da Série sobre a Família 

A Bíblia, sem dúvidas, tem muito a dizer sobre a felicidade familiar. Entretanto, diferente dos “best sellers” sobre o assunto, a felicidade bíblica não está baseada em meros manuais de relacionamentos, mas por incrível que pareça, no temor do Senhor, como nos assegura o Salmo 128: Como é feliz quem teme ao Senhor, que anda em seus caminhos! Você comerá do fruto do seu trabalho, e será feliz e próspero. Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa. Assim será abençoado o homem que teme ao Senhor!”
            
O autor de Provérbios amplia esta ideia quando afirma: “Com sabedoria se constrói uma casa, e com inteligência ela se consolida. Mediante discernimento seus cômodos são mobiliados com todo tipo de bens preciosos e agradáveis” (Pv 23.3,4). Entretanto, é Jó que realça a questão quando pergunta: “Porém onde se achará a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência?” (Jó 28.12). Versos depois, através da inspiração do Espírito Santo, ele mesmo responde: “Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.” (Jó 28.28)
           
A sabedoria não é algo comum, que pode ser encontrada em qualquer lugar. Jó  descreve-a como algo que se deve buscar como uma pedra preciosa no mais profundo da terra: “As mãos dos homens atacam a pederneira e transtornam as raízes das montanhas. Fazem túneis através da rocha, e os seus olhos enxergam todos os tesouros dali” (Jó 28.9,10). É assim que se busca a sabedoria. E, é por isso que nem todas as famílias são, de fato, felizes.

Como posso começar esse processo de busca pela sabedoria, que tem com origem o temor do Senhor, e que trará a felicidade da minha família? Tema ao Senhor, ande nos seus caminhos, aparte-se do mal e ore conforme nos orienta Tiago: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (Tiago 1.5).
      
Deus abençoe a sua família!


Pr. Gilson de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...