sexta-feira, 2 de setembro de 2022

A JORNADA - Jonas

 



Seja bem-vindo à jornada da graça pela fé através do livro de Jonas. A caminhada do profeta Jonas é muito semelhante à nossa em muitos aspectos. A nossa vida é cheia de perguntas, surpresas e contínuos aprendizados. 

Muitos dos que estudaram à fundo o livro de Jonas notaram que, na primeira metade, Jonas, interpreta o “filho pródigo” da parábola de Jesus (Lc. 15.11-24) o qual fugiu para longe do seu pai.

Na segunda metade do livro, no entanto, Jonas é como o “irmão mais velho” (Lc. 1525-32), o qual obedece ao pai, mas o censura por ser por demais gracioso para com os pecadores arrependidos.

Assim como a parábola termina com uma pergunta do pai ao filho farisaico, o livro de Jonas termina com uma pergunta ao profeta farisaico:“Você tem compaixão da planta que não lhe custou nenhum trabalho... E você não acha que eu deveria ter muito mais compaixão da grande cidade de Nínive... e também muitos animais? ” (Jonas 4.10-11).

Jonas lutou com o mistério da misericórdia de Deus. Os dois filhos relutavam, de maneiras diferentes, em confiar no amor do Pai. Ambos, como Jonas, tem um problema: confiar de todo coração na misericórdia do Deus Pai.   

O paralelo entre essas duas magnificas histórias das Escrituras, algo que o próprio Jesus pode ter tido em mente; é o que exploraremos na Série de mensagens deste mês.

 

Pastor Zé 

Adaptado de Timothy Keller, do seu livro "O Profeta Pródigo"  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...