quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A disciplina da comunhão


“Não havendo sábia direção cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança”. Pv. 11.14



Uma das tentações dos cristãos pós-modernos é prescindir da comunidade. E isso custa caro! 

Hoje é muito comum encontrar pessoas que se dizem seguidores de Cristo, mas criticam e chegam até detestar a igreja e os “crentes”. 

Será mesmo possível ser discípulo sem partilhar a vida na comunidade de Cristo? Leia o que disse muitos séculos atrás um sábio pai da igreja.

“Não há nada mais destrutivo do que tentar dirigir-se a si mesmo. Por esta razão é que nunca me permiti seguir meus desejos sem procurar conselhos. Olhem bem o que está escrito (no verso acima). Vejam o que as Escrituras nos ensinam: não devemos nos estabelecer como nossos próprios guias; não devemos pensar que somos sábios, nunca devemos pensar que podemos orientar a nós mesmos. Precisamos da ajuda dos outros; precisamos de orientação, alem da graça de Deus. Ninguém é mais pobre e mais indefeso do que alguém que não tem quem o guie pelo caminho de Deus. As escrituras dizem: ‘Não havendo sábia direção cai o povo’. As folhas sempre são verdes no início, crescem rapidamente e são agradáveis a vista. Pouco depois, secam e caem e, por fim, são levadas pelo vento e pisadas. Assim é a pessoa que não é orientada por outra. No início, tem grande fervor para jejuar, vigiar em oração, estar em silencio, obedecer e outras disciplinas cristãs. Pouco tempo depois, o fogo se apaga, e sem ter quem o guie e apoie, e acenda o fogo de novo, ela seca e tornando-se desobediente, cai e finalmente se torna ferramenta nas mãos dos inimigos que fazem o que querem com ela”.

Será que você está negligenciando a Disciplina da comunhão? Está sendo seguidor de Cristo ao seu modo? Ou como descrito nas Sagradas Escrituras?

Cuidado com a autonomia! Atenção ao orgulho! Não abra mão da comunhão com o Pai e Sua comunidade. Tenha certeza, isso fará grande diferença para a sua alma e seu futuro.

Pr. Zé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...