quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Todos na Missão - Sem excessão!




Interessante perceber como existe uma grande diferença em nossas igrejas quanto a definição de missionário e leigo. 

Há algum tempo atrás li o livro “Fábrica de Missionários” do Rubem Amorese no qual essa questão é bem trabalhada e questionada. O autor explica que o uso das palavras leigo e missionário trazem grandes limitações. 

A primeira desqualifica a grande maioria dos cristãos, colocando-os numa categoria de meros coadjuvantes na tarefa missionária da igreja. A segunda qualifica uma pequena minoria como sendo os únicos sobre quem pesa a responsabilidade de realizar esta tarefa.

Com isso, observa-se um grupo minoritário de pessoas, os missionários, com uma forte conviccão de chamado, estudando, preparando-se, consagrando-se à missão e envolvidos com a igreja. Enquanto que a grande maioria, os leigos, ocupam-se de alguma “missão” apenas aos domingos e levam a vida sem nenhuma preocupação com o preparo, pois não reconhecem que seu ambiente profissional e familiar são parte do chamado.


Creio que precisamos resgatar o chamado de Cristo! Chamado para ser Sua testemunha em todos os lugares, até os confins da terra. Esse chamado envolve todos os cristãos independente se enviados para uma região distante ou para exercer alguma profissão na cidade.


Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. At. 1.8

Através desse chamado, todos os profissionais devem ser instrumentos de Deus para realizar sua missão no mundo, por meio do exercício de suas profissões e no ambiente em que atuam. Inclusive, porque profissionais, na maioria das vezes, conseguem atuar e alcançar pessoas que o missionário tradicional jamais teria possibilidade.

A Missão Transformadora está ocorrendo e os missionários não são apenas os outros que enviamos para um país distante, mas sou eu e você! E o campo da missão são todos os lugares e oportunidades de realizar alguma coisa para o Reino de Deus. Não se trata apenas de projetos missionários em que alguns poucos se envolvem, mas de uma consciência missionária para a qual todos são chamados.

Pr. André Saldiba


Coordenador de missões e vocacionados - IBMorumbi/SP

MISSIONÁRIOS E/OU LEIGOS (tema original)

---------------------------------------------------------------------------------

Meu irmão (com enorme e santo orgulho) e agora colega na jornada do pastoreio do rebanho (rumo à obediência da Grande Comissão de Jesus Cristo nesta geração).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...