quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Qual é o Verdadeiro Sentido ou Propósito da Vida?





Ainda que um ser humano passe a vida inteira sem questionar o propósito da sua existência, contudo, quando a idade não mais permitir o desfrutar dos prazeres terrestres, esta pessoa, com certeza, em algum momento irá refletir sobre o sentido da vida. Entretanto, isso não garante que esta reflexão trará uma resposta suficiente para esta questão.

Para o Platonismo, o sentido da vida é alcançar a mais alta forma do conhecimento. Durante o período Helenístico, os filósofos Cínicos diziam que o propósito da vida é viver uma vida de virtude que esteja em harmonia com a natureza. Para os Pragmáticos o sentido da vida é descoberto somente através da experiência. De acordo com o Panteísmo, o sentido da vida é cuidar e proteger a natureza e o meio ambiente, enquanto que, os Ateístas acreditam que buscar um sentido para a vida é um esforço sem sentido.

Não é difícil perceber que as respostas acima não consideram a existência de Deus, e isso é muito preocupante. 

Olhando de outro ângulo, o Catecismo Maior de Westminster, traz em seu artigo número um uma resposta maravilhosa acerca do sentido da vida: Qual é o fim supremo e principal do homem? Resposta: O fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus e gozá-lo para sempre

Você já parou para meditar nisso? Você vive de acordo com o propósito de Deus para a sua vida?

Considerando-se um segundo aspecto, podemos ainda afirmar que o sentido da nossa vida está atrelado a nossa missão, e essa missão somente pode ser legítima se tiver uma conexão direta com a eternidade.

Por exemplo, Lord Shaftesbury foi um dos maiores homens que a Inglaterra já teve. Ele renunciou a sua cadeira no Parlamento, onde exercia uma brilhante posição, movido pelo chamado que sentiu ao aperceber-se da angústia dos pobres de Londres. Assim, ele ganhou-lhes a confiança e por eles lutou anos a fio. Quando morreu, a Inglaterra inteira prestou-lhe as mais altas homenagens. Centenas de admiradores seguiram-no até o cemitério. Cartazes traziam inscrições assim: “Nós estávamos com fome, e tu nos alimentaste! Estávamos na prisão, e tu nos visitaste! Éramos estrangeiros, e tu nos hospedaste! Estávamos enfermos, e foste ver-nos!”

Esta é uma breve reflexão para o nosso ano de 2014. 

Que Deus nos abençoe ajudando-nos a encontrar o verdadeiro sentido da nossa existência!



Pr. Gilson de Souza  é membro da Igreja Aliança do Aeroporto servindo na área de ensino desde o ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...