terça-feira, 14 de outubro de 2014

Impressões do CBM 7 - Congresso Brasileiro de Missões


Pude participar no 7 Congresso Brasileiro de Missões - 7CBM.  Eu e a Yvonne fomos com alguns amigos...  Foi uma experiência única! Senti que valeria a pena anotar as impressões para não esquecê-las. Espero que possa edificá-los.
 
Na Paz do Senhor da Seara,

John Macy


Recordações do 7 Congresso de Missões 06-10 Outubro 2014

Corte de Cabelo Dei uma escapada do Congresso para cortar cabelo. E ouvi o moço que tentava me “rejuvenescer” dizendo que a água está realmente acabando!  Disse que Águas de Lindóia está sobre um “mar” de agua fresca, mas lugares como Itu já não tem água há 20 dias (como cosequência, casas que se vendia por $300 mil, hoje vende por $100 mil).  Ele disse também que no fim de semana um moço que cuida da repressa perto de Atibaia disse que tem só há 3 semanas de agua na reserva.  Portanto, se as pregações não no leva ao arrependimento, certamente a sede vai nos levar!

Biblia Missionária Foi lançado no 7º CBM a primeira Bíblia com anotações escritas com perspectiva (hermaneutica) missiológica. Combinado com os devocionais que foram ministradas cada manhã por Christopher Wright, fomos fortemente lembrados e alicerçados na visão e prioridade de Deus de levar tudo e todos a se envolverem na obra missionária, ou pelo amor ou pela dor! E, todos vão ter que reconhecer um dia que é isto que significa ser filho(a) de Deus!  Foi especial saber que esta importante ferramenta missionária vai ser traduzida para o inglês e espanhol.

Maturidade Missionária Houve sinais que o movimento missionário do Brasil está em plena fase de madurecimento. As apresentações regionais do mundo foram feitos com muita pesquisa de campo (um forte perspectiva histórico de cada região), com forte conselho de trabalhar com as igrejas locais e não tentar fazer as coisas avulsas no campo, com apelo pessoal e apaixonante por missionário que estão atualmente no campo.  Houve reconhecimento de falhas teológicas, culturais e linguísticas que levam a todos tornarem-se melhores aprendizes. E finalmente, houve um passar do “bastão” dos veteranos aos “Timóteos”.  Literalmente, foi feito um passar do cargo de presidente e conselheiros aos mais jovens.  Aparentemente, esta transição foi bem planejada e alicerçada na oração. 


Sinais e Maravilhas Em Isaías 8.18 somos lembrados que as maiores maravilhas do Senhor são as pessoas, principalmente quando se trata de líderes que servem de testemunho fiel de Deus na igreja nacional.  Jeremias Pereira é um exemplo de líder ganhando o favor de todas as alas teológicas e representando a geração veterana com espírito jovem.  O teor da sua mensagem é tornarmos “Gaditas – cara de leão” do texto 2 Crônicas.  Uns dos destaques da mensagem dele foi a convocação a cumprimento da palavra que a igreja e o pastor passam ao missionário no campo. Também foi uma chamada a sobriedade por parte do missionário: missionário que reclama do campo deve voltar para casa. Houve inclusive um tom profético na palavra dele de reordenar as prioridades e colocar os não alcançados à frente dos alcançados.  Não deixamos todos de admirar o sangue que tornou vinho nas amargas experiências pessoais da vida dele.

Palavra Neste mesmo capítulo de Isaías (8.20) diz que Deus se manifesta da Palavra e dos testemunhos.  Recebemos ensino sem igual neste Congresso.  O Christopher Wright trouxe-nos de volta carinhosamente ao primeiro amor e primordialmente ao propósito de Deus.   A Bíblia é um livro missiológico.  Fui direto ao stande que vendeu o seu livro, pois declara de forma simples e bonita como Deus é missionário.  O segundo livro dele também se tornou indispensável, pois explica como por em prática toda a ordenança teológica. Outra Palavra que pulou do púlpito e caiu no meu colo, foi o testemunho do Ronaldo Lidório que contou do Africano que construiu uma chopana todo especial, mais especial do que normal, para que servisse como casa para peregrinos.  A proposta era que o visitante tinha que ouvir os testemunhos em volta da fogueira à noite antes de dormir na “Casa onde Deus fala”. Assim muitos voltavam para a suas aldeias convertidos a Cristo.

MAIS Este é o nome de uma missão que recebe refugiados no Brasil.  Pôde, nos últimos 6 meses, atender 60 refugiados Sírios.  Disseram que tem igrejas inteiras esperando receber novos refugiados.  A sua Casa de passagem em Vila Velha, recebem os viajantes, alfabetiza, munem com documentos e fazem a triagem para prepará-los para um bom ingresso no seu novo país.  Disseram que tem mais 600.000 refugiados à espera de ajuda.  Vi no celular do seu diretor uma lista de ligações com procedência na Oriente Médio.  Este é um exemplo de um novo paradigma de missões no Brasil e no mundo hoje.

CIM Significa Cuidado Integral do Missionário.  Fomos recepcionados antes do Congresso com um banquete especial preparado para servir “os que servem”.  Isto é, os missionários voltando do campo.  Este evento do congresso foi uma mensagem de consolo e edificação; conselheiros treinados a “ouvir” e muita comunhão e comida.  Para mim este é um sinal forte que os enfermeiros(as) das almas estão de prontidão agora para receber os soldados do campo.

 VocareÉ nomeclatura dada ao evento que promete ser o início de um movimento de missões nacionais entre jovens.  Em abril 2015 será lançado o primeiro Congresso de Missões para jovens e terá o nome Vocare. Na palavra de um dos seus organizadores, “perdemos a última geração de missionários, mas não vamos perder a próxima”.  Este evento já tem reservada vaga para dois dos jovens que trabalha na nossa comunidade.  É bom já se programar para mandar os jovens da sua igreja a este evento que será realizado em Maringá, Paraná.
  

KairosFomos ao stand da Missão Kairos e contei como fui grandemente influenciado a focar em missões a partir do Brasil e não só ao Brasil, depois de visitar o trabalho desta missão no Peru.  Contei como fui edificado presenciando missionárias servindo em situação de privações e ameaça.  A moça que me atendeu disse que foi ela mesma que nos hospedou.  Vinte anos depois ela levanta do púlpito o desafio a servir na Africa até a morte chamar de volta ao Pai.  Foi um testemunho da fidelidade a Deus.  Honra também dada ao Pr. Waldemar que tem servido o movimento missionário do Brasil toda a sua vida (não apenas uns anos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...