terça-feira, 26 de novembro de 2019

Aos Teus Pés: 10 mil razões para adorar!




Soberano Deus, agora podes levar em paz o teu servo, como prometeste. Vi a tua salvação, que preparaste para todos os povos. Ele é uma luz de revelação às nações e é a glória do teu povo, Israel!” Lucas 2.29-32 NVT

John D. Witvliet, diretor do Instituto Calvino de Adoração Cristã e professor de culto afirma que a nossa forma de contar o tempo diz muito sobre nós: “As datas que circulamos em nossos calendários revelam o que é mais importante para nós.”.  

Segundo ele, as pessoas que amam o lazer circulam os dias de férias e orientam as suas vidas ao redor disso. Se a família é importante para você, então provavelmente você se concentrará em aniversários e datas especiais. Muitos de nós acordamos diariamente contando os dias que faltam até aquela grande atribuição em nosso trabalho ou escola, nossas próximas férias, aniversário, ou feriado prolongado. De fato, somos criaturas do tempo.

Portanto, segundo Witvliet, a celebração do ano cristão (ou litúrgico) é nada mais nada menos do que uma das formas práticas de no transcorrer do tempo “manter os olhos fixos em Jesus, autor e consumador da nossa fé.” (Hebreus 12:2). Assim os eventos-chave da vida de Jesus: seu nascimento, sua visitação pelos magos, seu batismo, sua transfiguração, sua chegada em Jerusalém, sua morte, ressurreição e ascensão passam, de modo intencional, a ocupar o centro do culto e da vida do cristão. Seguindo o ano cristão, nós unimos os nossos corações em oração (pessoal e coletiva) com os cristãos ao longo da história e em todo o mundo.

O Advento (vinda ou chegada), as quatro semanas que antecedem o Natal, é a época em marca o início do calendário litúrgico cristão chamando-nos ao arrependimento e antecipação para nos prepararmos tanto para primeira quanto para a segunda vinda de Jesus. No Advento aumentamos a nossa expectativa pelo cumprimento de todas as promessas da Escritura. Dessa maneira o Advento destaca para nós a História mais ampla do plano redentor de Deus.

A temporada (ou estação) do Advento enfatiza a prontidão para a vinda de Cristo em Belém e a Sua segunda vinda, outra vez no final da História. Um tempo especial para manter na mente e na memória a promessa de Deus de enviar Aquele que venceria o pecado e a morte para sempre. Tempo para lembrar que Ele também prometeu que virá outra vez e devemos viver com um coração preparado e desejoso de Sua chegada.

Natal é um precioso tempo para estar aos pés do Salvador cheios de expectativa e esperança, como esteve Simeão no templo em Jerusalém, depois de anos e anos de espera pode explodir em grande alegria: “Soberano Deus... Vi a Tua salvação... Ele é a luz... e a glória do Teu povo.”.  Que neste Advento e Natal as precisas palavras deste humilde, sábio e persistente servo de Deus, possam ser as suas preciosas e precisas palavras de adoração!   

Na celebração do Natal, lembra John Piper, o advento vertical de Deus na missão de Jesus se estende e se torna o advento horizontal de Jesus na missão da igreja”. Adentramos o tempo para adorar o Criador e Redentor dos povos. Sim, em Jesus e aos Seus pés, há mil, dez mil, milhões de razões para festejar.

Venha adorar e se maravilhar na celebração do Advento. Sim, você nasceu para amar Deus. Você existe para servir pessoas. Você vive, acha propósito, sendo e fazendo discípulos de Jesus Cristo!

Pr. Zé  
   


2 comentários:

  1. Amém Pastor! Sim é interessante como contamos o tempo disse me uma vez um amigo meu filósofo,datas de aniversário,tempo de casamento, celebrações diversas, assim como diz nosso irmão Paulo em sua carta aos Efésios que aprendamos a remir o tempo porque os dias são maus,mas Glória ao Senhor porque Ele vem Aleluia!!

    ResponderExcluir

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...