sexta-feira, 30 de junho de 2023

Sabedoria, fé e obras - reflexões em Tiago

 

“De que adianta, meus irmãos, dizerem que têm fé se não a demonstram por meio de suas ações?” Tiago 2.14a 

Os escritos de Tiago, irmão de Jesus, foram dados aos discípulos espalhados pelo mundo da época a fim de infundir sabedoria prática diante dos sofrimentos e desafios da vida. No início da igreja em Jerusalém, foi o exemplo corajoso de Tiago que o tornou um pilar, um pastor e um pacificador, posteriormente martirizado, por amor a Jesus Cristo e à Igreja.

Tiago ficou conhecido por sua fé, sabedoria e oração. Mas sua carta vai muito além destes importantes temas. Seus cinco capítulos estão repletos de assuntos práticos e de grande importância ao cotidiano dos cristãos. Como alguém sabiamente sintetizou, os ensinos de Tiago “são como um soco no estômago” que fazem os verdadeiros discípulos se dobrarem em oração e ação pelas pessoas criadas e amadas pelo Pai generoso e totalmente confiável.

Tiago é uma carta pastoral que confronta, diagnostica e trata pecadores doentes em busca de cura por meio da sabedoria divina. Essa sabedoria viva, profunda e essencial das Escrituras será acessada e desfrutada na preciosa comunhão e presença do Corpo de Cristo proporcionando integridade, coragem e plenitude.

De acordo com a tradição da Igreja, Tiago foi apelidado por “Joelho de Camelo” por causa dos calos grossos que se formaram em seus joelhos, depois de muitos anos de constante oração. E como lembra bem Eugene Peterson: “a oração é fundamental para a sabedoria; a oração é sempre fundamental para a sabedoria”.

O convite deste mês é que aprendamos com a humildade, a fé e a sabedoria daquele que, sendo irmão e líder da mais crescente e importante igreja, se apresentou tão somente como “escravo de Deus e do Senhor Jesus Cristo”, o nosso irmão Tiago.

 

Pr. Zé

2 comentários:

  1. Obrigada pelo texto excelente que nos motiva a ouvir o Senhor Jesus Cristo neste mês e obedece-lo!!

    ResponderExcluir

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...