sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Treinamento para alma


 “Nenhuma mudança real pode ser feita sem a disciplina... o hábito é vital para o crescimento espiritual como o treinamento o é para quem joga futebol ou toca piano.” Os Guinness

Se a nova vida em Cristo é um ato da graça de Deus por meio da fé, qual deve ser a atitude prática que me conecta a plenitude de vida que Ele oferece?

A prática das disciplinas espirituais é um firme alicerce para o desenvolvimento de uma fé sadia num mundo doente.

As disciplinas são atividades escolhidas de maneira consciente com o propósito de nos capacitar para aquilo que não podemos por esforço direto. A prática das disciplinas é um caminho que se abre para viver e reagir em união com o fluxo da vida do reino de Deus, permitindo assim um relacionamento vivo e dinâmico com Jesus. 

São atividades históricas simples, porém, específicas: oração, silêncio, leitura, solitude, estudo, exercício físico, memorização, descanso, meditação, etc.

Se vivenciadas disciplinadamente, no poder do Espírito Santo, contribuirá no “despojar” dos condicionamentos da vida natural para o “revestir do novo homem, segundo Cristo” (Cl. 3.19-20; Ef. 4.22-24), para utilizar uma bem linguagem Paulina.

Não podemos ter nenhum senso de realização, dignidade e qualidade de vida sem disciplina. As disciplinas são uma forma simples de buscar o reino de Deus - não para merecê-lo, mas para conhecê-lo.

Portanto, o treinamento da alma, planejado a partir da graça de Cristo que um dia nos alcançou, pode sim determinar a qualidade de vida de fé e o governo de Deus na vida do discípulo de Jesus na sua geração.


Pr. Zé

Adaptado de Dallas Willard – “A Grande Omissão” e “Renovação do Coração”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...