segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Espiritualidade e trabalho


“Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também...”
Jo. 5:17.


Viver na "capital brasileira do trabalho" e maior cidade da América Latina é um desafio permanente. Mas certamente noutras partes do Brasil e do mundo hoje, especialmente, nas grandes cidades, as pessoas quase sempre estão sobrecarregadas com muito trabalho por fazer.

O que o seu trabalho tem a ver com o seu chamado? Qual a relação efetiva e criativa entre seu trabalho de cada dia e a sua missão? Qual a conexão entre a sua rotina de trabalho de cada dia e a sua adoração?

Durante as minhas férias do ano passado, li o livro “Transpondo Muralhas”, de Eugene Peterson. Um clássico da espiritualidade cristã do dia a dia que eu recomendo.

Realmente fiquei encantado e inspirado com a humanidade de Davi. Um dos maiores líderes da História e rei de Israel, foi "gente como a gente"! Um homem trabalhador, apaixonado, guerreiro, músico, poeta, humano,  mas sobretudo, uma pessoa plena diante do seu Deus.

Além de revelar de uma maneira brilhante a espiritualidade de Davi em meios às agruras da vida, Peterson, num dos capítulos dedica-se a mostrar a conexão vital entre o trabalho e a adoração. Ele afirma que o trabalho é o contexto básico da nossa espiritualidade. Pois, “A vida começa – começa de verdade – quando temos um trabalho e nos empenhamos na execução dele”.   

É desta forma que o “insignificante” trabalho de pastor de ovelhas, desempenhado por Davi tornou-se fundamental para o importante trabalho de governador da nação escolhida.

Davi foi “ungido” por Deus. E ser ungido significa receber de Deus uma tarefa. Ser “designado para” uma missão. E é exatamente esta unção que conecta o trabalho humano com o trabalho divino trazendo a real dignidade ao que fazemos no mundo.

É assim, nesta parceria com o Criador, que o trabalho do cristão num mundo sem Deus, irá oferecer sentido e ordem ao seu redor. Portanto, quando trabalhamos bem, realizando algo verdadeiramente bom, realmente nos tornamos mais parecidos com o Deus que sempre trouxe e traz, através dos seus ungidos, sentido e ordem aos caos.

Portato, adoração e trabalho são indistintos e inseparáveis. Por que o verdadeiro trabalho tem sua origem e sentido em Deus. Sim, através dos seus, Deus deseja continuar agindo, trabalhando e dando a última palavra no mundo criado, sustentado e amado por Ele mesmo.

Portanto, adoração e trabalho são expressões genuínas da vida de Deus em nós na jornada chamada vida.

Concluo com outra curta frase de Peterson que sintetiza bem o desafio da espiritualidade cristã para o trabalho em nossos dias: “Os trabalhadores do Reino não importam qual seja sua tarefa, enquanto trabalham assobiam!”.

Pr. Zé



2 comentários:

  1. Muito bom Pr. José Freitas..... Palavra de grande relevância nos tempos de hoje. Sempre tive uma carência de sentir meu trabalho como ministério. A sede por DEUS em algumas vezes contrapõe as atividades do trabalho, uma vez que das 8:00 as 18:00 não temos muito espaço para concentrar 100% em Deus. Mas esse é nosso desafio... Entender que não existe separação entre o ministério e a vida, já que nossa vida só tem 1 finalidade e tudo deve girar em torno dela.

    ResponderExcluir
  2. Sim primo, a pressão é imensa... E cultivar um coração inteiro e inteiramente dedicado a Deus é nossa vocação primeira. Obrigado pelo encorajamento! Conto sempre com seus comentários enriquecendo o que eu chamo de "ensaios da caminhada", em especial, agradeço também que aqueles sempre chegam ao meu celular em momentos precisos.

    ResponderExcluir

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...