sábado, 29 de outubro de 2011

O segredo de um Reformador-Missionário

UM SEGREDO

Se eu afirmasse agora que possuo uma fórmula secreta para se obter riqueza e sucesso, que recebi diretamente do céu, e que, por meu intermédio, Deus daria grandes quantidades dela a quem quisesse, todo mundo ficaria muito interessado.

Pois quero mostrar-lhes na Palavra de Deus uma oferta muito mais valiosa que essa suposta fórmula. Inspirado pelo Espírito, o apóstolo Paulo diz que existe um “mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações” (Cl. 1:26). Trata-se de um segredo que o mundo tem procurado, mas não encontra; um segredo que os sábios estão sempre desejando.
E o Senhor nos garante que “agora, todavia, se manifestou aos seus santos”. Paulo viajou pelo Império Romano entregando essa Mensagem a quem estivesse apto para recebê-la. Eis o segredo: “Cristo em vós, esperança da glória” (vs. 27).
O grande segredo é: “Cristo em vós”. E eu passo a você este segredo agora, se quiser confiar no que Deus diz. 

Para mim, ele tem sido maravilhoso. Faz alguns anos busquei a Deus, cheio de temores e de sentimentos de culpa. Apliquei esse segredo à minha vida e foi a solução para todas as minhas preocupações e meu fardo de pecados.
Mas depois, após algum tempo, vi-me outra vez dominado pelo pecado, e a tentação me parecia forte demais. Busquei a Deus, e de novo Ele me disse: “Cristo em vós”.
Foi assim que obtive a vitória, o descanso e as bênçãos.

Antes era a bênção; agora é o Senhor.
Antes era o que eu sentia; agora é a Palavra.
Antes eu queria os dons; agora, o Doador.
Antes eu queria a cura; agora basta-me o próprio Jesus.
Antes era o esforço penoso; agora, a confiança perfeita.
Antes era uma salvação incompleta; agora é a perfeição.
Antes me segurava Nele; agora Ele me segura firmemente.
Antes estava sempre à deriva; agora minha âncora está firme.
Antes era um planejamento incessante; agora a oração da fé.
Antes era uma preocupação constante; agora Ele cuida de tudo.
Antes era o que eu queria; agora é o que Jesus disser.
Antes era uma petição constante; agora, adoração incessante.
Antes era eu que trabalhava; agora Ele age por mim.
Antes eu tentava usá-Lo; agora é Ele que me usa.
Antes queria o poder; agora tenho o Todo-Poderoso.
Antes trabalhava por vaidade; agora, tão somente para Ele.
Antes tinha esperança de conhecer Jesus; agora sei que Ele é meu.
Antes minha luz era intermitente; agora brilha intensamente.
Antes esperava a morte; agora anseio por Sua volta.
E minhas esperanças estão firmadas no céu. (1)

A JORNADA
Albert Benjamin Simpson, pregador, escritor e fundador da Aliança Cristã e Missionária. Nasceu em 1843, na ilha Príncipe Edward, no Canadá onde recebeu sua herança teológica Calvinista Presbiteriana Escocesa. 
Aos 17 anos foi aprovado no exame do presbitério de London Ontario (composto por pastores e líderes das igrejas locais) e começou a estudar no seminário em Toronto.
O seminário fazia parte de uma das faculdades da Universidade de Toronto, e era necessário três anos do curso de Letras, antes de poder estudar teologia. Simpson entrou já cursando o terceiro ano, e logo estava pregando nas igrejas locais.
Em 1865, aos 21 anos, completou o curso de teologia e logo aceitou o pastorado da igreja de Knox em Hamilton, Ontario. Foi ordenado ao ministério no dia 12 de setembro de 1865, e no dia seguinte, casou-se. O casal teve 4 filhos e 2 filhas (Albert Henry, Melville, James, Mabel, Margaret, Howard).
Em 1874 aceitou trabalhar na Igreja presbiteriana em Louisville, Kentucky, EUA, onde a ênfase do seu ministério e o lema de sua pregação era: "Jesus somente".
Em novembro de 1879 Simpson assumiu o pastorado da Igreja Presbiteriana da Rua 13 em Nova York. Era uma igreja rica e prestigiada, onde ele tentava convencer a Igreja de que era preciso alcançar o povo que estava ao redor (Atos 1:7,8). Dedicou-se a dar assistência aos imigrantes que chegavam aos Estados Unidos, em sua maioria italianos, mas enfrentou oposição da liderança da sua igreja, quando tentou batizar 100 imigrantes italianos que evangelizara. 

Assim ele teve renunciar o pastorado iniciando o que inicialmente foi chamado de “Tabernáculo do Evangelho”. Em novembro de 1881 alugou uma sobreloja e começou a realizar os cultos com apenas sete pessoas. Seu objetivo era alcançar os não-alcançados, não importando a raça, classe social ou cor.
Em 1883 alugou o famoso Madison Square Garden para uma campanha evangelística. E, em 1884 enviou a primeira equipe de missionários ao Congo, África.
Em 1886 realizou as primeiras Conferências Missionárias. Foi aí que nasceu dois grupos distintos a Aliança Cristã, e a Aliança Missionária, em 1887; que mais tarde se uniriam e passariam a se chamar "Aliança Cristã e Missionária". Em 1889, a ACM foi organizada também no Canadá.
Também em 1889, o movimento conseguiu um lugar permanente na Rua 44. Instalaram ali o Tabernáculo do Evangelho, o Instituto Missionário, uma livraria e casa publicadora, um lar para pobres, bêbados, abrigo para mães solteiras e orfanato.

Uma família espiritual em devoção e missão!
O LEGADO
Simpson promoveu grandes encontros evangelísticos pela costa leste americana, e assim nasceu Aliança Cristã e Missionária, que na sua formação, não era uma denominação, mas uma sociedade para promover missões e “uma vida mais profunda em Cristo”, da qual faziam parte pessoas de diversas denominações evangélicas. 

Nesta época que Simpson articulou a teologia que chamou de “Evangelho Quádruplo”, onde enfatizou a centralidade de Jesus Cristo, expressando-se como Salvador, Santificador, Médico e Rei Vindouro.
Simpson foi escritor desde o início do seu ministério, tendo sido autor de 101 livros e inúmeros hinos, periódicos, folhetos, artigos. Ele também lançou a primeira revista evangélica missionária ilustrada. Sua influência passou a mover o coração dos missionários, pastores e pessoas de todas as denominações para a difusão do evangelho em todas as terras.
Simpson foi convidado várias vezes para pregar na Europa e, em 1893, também visitou os obreiros da Janela 10/40, China e Japão. Em 1910 visitou a América Latina, fazendo paradas no Brasil, Argentina, Chile, Peru e Equador.
Simpson trabalhou como pastor até o fim da sua vida (1918) apesar da sua saúde frágil. Suas últimas palavras foram uma oração a Deus por todos os missionários que ajudou a enviar ao mundo.
Em 1919 terminou sua jornada aqui, mas sua influência permanece até hoje, através das organizações que ajudou a criar e de líderes influenciados por sua visão.

(1) Poema extraído do livro “Jesus Cristo, Ele mesmo”, Ed. Betânia.

Publico este breve texto em celebração a três marcos da minha jornada pessoal: a Reforma Protestante, o aniversário da cidade de Mineiros (onde nasci e cresci) e meu aniversário de consagração ao ministério pastoral na Aliança Cristã e Missionária Brasileira (desde 1993). "Cristocidentemente", eventos comemorados no dia 31 de Outubro.  

2 comentários:

  1. Tem mais uma coisa super importante dia 31/10: é o aniversário do meu pai, Pr. Jorge Koopmann!!!

    ResponderExcluir
  2. Mais um grande evento pra comemorarmos...rsrsr Benção!!!

    ResponderExcluir

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...