sábado, 15 de outubro de 2011

Uma canção para a FAMÍLIA



Uma das lembranças mais preciosas da minha infância é exatamente dos momentos de culto doméstico, especialmente dos hinos que cantávamos em nossa casa.

Vivíamos no interior, num tempo em que a TV chegava cheia de chuvisco (quem se lembra?), quando chegava! Poucos livros, nenhum computador ou games, sem Shopping Center, cinema, de vez em quando... Enfim, sobravam poucas opções de distrações.

Meu pai recém-convertido, apaixonado pelos hinos do hinário e do coral da igreja, passava longas horas conosco, cantando. Sem falar das noites em que a energia faltava e daí para envolver a “pequena” prole de seis filhos, cantávamos à luz de lamparina (quem ainda se lembra dela?).

Bons tempos! Que privilégio! Quantas verdades da Palavra de Deus inculcadas na memória, por causa das canções. Ainda hoje, ao ouvir o coral, as lágrimas me vêm aos olhos e o pensamento voa: saudade do pai cantor, coração aquecido pelas verdades do Evangelho que aprendi através dos hinos na infância, no culto doméstico.

Encontramos no Salmo 128 uma canção para a família. E fico mais uma vez emocionada, ao comparar o protagonista do salmo, com o meu pai: um homem temente a Deus. Figura vital para a família cristã de hoje.

Alguém fez um breve resumo do conteúdo deste Salmo: “Um homem temente a Deus conduz uma família temente a Deus, o que resulta em um país de cidadãos tementes a Deus.”
Este Salmo dá ao homem cristão um “roteiro” para o sucesso pessoal (v. 1), profissional (v. 2),  familiar (v. 3) e na vida pública ou comunitária (v, 5 e 6): “Eis como será abençoado o homem que TEME ao Senhor.”

“Temer ao Senhor”, o que isso significa? Salomão dá a definição: “O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal ; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço.” (Pv. 8:13).

Em tempos em que sucesso pessoal é medido pelo valor na conta bancária, a marca do carro, a localização da moradia, da roupa de grife, etc. A música que a Palavra de Deus quer que a família cristã continue cantando e vivendo diz: “Bem-aventurado é o homem que TEME ao Senhor."

Em que os pais de família de hoje estão investindo suas vidas? Qual a real medida de sucesso para eles? Há algum tempo atrás li o seguinte pensamento: “O que importará daqui a cem anos? Daqui a cem anos não importará o modelo de carro que dirigi, o tamanho da casa em que vivi, o tipo de roupa que vesti, o valor da minha conta bancária, mas o mundo pode ser um lugar melhor porque fui importante na vida de uma criança..” (Forest E. Witcraft).

Também ouvi uma história cujo título é: “Não esqueça do principal!” Conta a lenda que certa mulher pobre , com uma criança no colo, passando diante de uma caverna escutou uma voz misteriosa que lá de dentro dizia: “Entre e apanhe tudo o que você desejar; mas não se esqueça do principal. Lembre-se também de uma coisa; depois que você sair, a porta se fechará para sempre. Portanto, aproveite a oportunidade, mas não esqueça o principal...”

Esgotado o tempo determinado, a mulher carregada de ouro e pedras preciosas, correu para fora da caverna e a porta fechou. Lembrou-se , então, que a criança ficara dentro da caverna, e porta se fechara para sempre!  A riqueza durou pouco, e o desespero para sempre.

Mais importante do que qualquer investimento material, a Palavra de Deus, por meio do Salmo 128, nos ensina que o sucesso integral e real é fruto de uma vida que se dedica a honrar e temer o Senhor. Que o homem de Deus e sua família continuem cantado a canção da família, cujo coro é: “Eis como será abençoado o homem que TEME o Senhor.” Esta sim a verdadeira medida do sucesso!


Miss. Neli Maria de Freitas, Goiânia, Primavera de 2011.

Neli é minha irmã querida e estudiosa; mentora e inspiração para todos seus irmãos e amigos. Serve como educadora na Igreja Presbiteriana, primeiro em Minieiros, Goiânia e agora em São Paulo (IPB). O que me confere o privilégio de receber suas visitas (pamonhas... rsrs) e seus preciosos conselhos fruto de profunda intimidade e conhecimento de Deus e das Sagradas Escrituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...