sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A sublime tarefa de CUIDAR

"Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue”. At 20.28

O texto acima é um trecho do discurso de Paulo aos presbíteros de Éfeso.

Paulo estava despedindo-se da igreja e de seus líderes, e não sabia se voltaria a vê-los.

E, em apenas um verso, Paulo concentra ensino sobre variados assuntos.



Primeiro, antes de cuidar do rebanho, o pastor precisa cuidar de si mesmo. Um líder doente poderá adoecer todo o rebanho. Ao olharmos para a igreja brasileira, temos a constatação de que líderes doentes estão reproduzindo em suas comunidades suas doenças.

Segundo, para o apóstolo Paulo, quem comissiona os bispos e pastores é o próprio Espírito Santo. Ele chama e capacita com dons, aqueles que vão cuidar do rebanho. A dependência do Espírito Santo é fundamental para o líder e indispensável para a igreja.

Terceiro, a igreja é igreja de Deus. O termo “igreja” significa “ajuntamento”, “assembléia”, às vezes, traduzida por comunidade. O adjetivo “de Deus”, significa que não é qualquer ajuntamento que é igreja, mas aquele que é convocado por Deus. A diferença entre “igreja” e qualquer ajuntamento está em quem convoca ou chama para o ajuntamento. Isso implica que a igreja não é tijolo, mas pessoas; Onde estiverem, dois ou três, reunidos em nome de Jesus ali Ele está presente.

Quarto, a igreja pertence a Deus, pois Ele a comprou com seu sangue. É interessante notar que foi Deus, ou seja, Jesus Cristo quem comprou a Igreja com seu sangue. A igreja tem dono, pertence a Deus e a Jesus. Embora coloquemos nome em nossas igrejas e muitos líderes procuram construir verdadeiros impérios em nome de Deus, a Igreja é de Deus. Isso implica que Ele, Deus, coloca pessoas para cuidar da Sua Igreja. Isso implica que a Igreja de Deus está sendo purificada, santificada pelo Espírito Santo para ser apresentada a Cristo com a aprovação do Deus Pai.

Ao nos reunirmos como Igreja entendemos que o fazemos por convocação de Deus. Nossa tarefa é cuidar do nosso irmão, pois ele pertence a Deus.

Você e eu, todos nós somos ovelhas do Bom Pastor e também fomos agraciados com dons espirituais para podermos cuidar uns dos outros.

Pr. Marcos Tiburcio



O Pr. Marcos está pastoreando a Igreja Aliança de Alphaville e com sua esposa Fátima e seu filho João Marcos servem juntamente conosco no Ministério ALMA - Aliança Matrimonial. E este texto, que considero uma preciosidade, é de setembro de 2007 quando ainda no ministério em nossa equipe na Aliança do Aeroporto em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...