quinta-feira, 5 de novembro de 2015

PESSOAS importam para Deus


Você é do tipo de pessoa que “gosta de gente”?

A vida de Oskar Schindler (1908-1974) inspirou muitos artigos, livros e o famoso filme: “A lista de Schindler” (1993), dirigido por, nada menos do que Steven Spielberg. Creio que ali aprendemos uma lição preciosíssima.  

 A guerra já havia terminado, Schindler teria que fugir por ser “membro” do partido Nazista (e o era por interesses). Então, ele comovido caminha em direção ao seu carro e pede para que seu funcionário cuidasse dos 1.100 “funcionários” que graças à sua fábrica sobreviveram ao regime nazista.

Pouco antes de partir, os seus funcionários em profunda gratidão, oferecessem a ele um anel feito de ouro (destalhe: ouro retirado dos dentes de alguns daqueles que o presenteavam) e que tinha uma inscrição originária do Talmulde, livro das tradições judaicas:

“AQUELE QUE SALVA UMA VIDA SALVA O MUNDO INTEIRO”.

Schindler fica tão profundamente comovido quando recebe aquela joia de pessoas que não tinham nada além da própria vida à oferecer, que começa a sussurrar pra si mesmo:
- ... eu podia ter salvo mais!
Seu agora amigo e funcionário diz:
- Oskar, há 1.100 pessoas aqui que lhe devem a vida a você... você fez muito... gerações inteiras vão viver graças ao que você fez!
Mas Schindler parecia não ouvir e continuava dizendo:
- Se eu tivesse ganhado mais dinheiro...
E chorando e gargalhando ao mesmo tempo, então grita:
- Desperdicei tanto dinheiro à toa... Este carro; Por que fiquei com ele? Teria salvo dez. Mais dez pessoas!

Caminhando no estacionamento já em profunda consternação ele tira um broche de ouro com uma suástica e diz ao amigo:
- Este broche. Seriam mais duas pessoas! É de ouro, seriam mais duas pessoas...
E, finalmente cambaleante já bem perto do carro ele lamenta:
- Eu poderia ter salvo mais uma pessoa e não fiz. Uma pessoa a mais!

A cena final do filme mostra Schindler dentro do carro acompanhado de sua esposa e o reflexo de centenas de vidas assistindo a sua partida.

Como Schindler, um dia, quem sabe, você vai olhar para trás e perceber o quanto realmente poderia ter feito mais para as pessoas perto de você.

Isso me faz lembrar uma das mais instigantes perguntas já feitas por um Mestre judeu:

“QUE ADIANTA AO HOMEM GANHAR O MUNDO INTEIRO E PERDER A SUA ALMA?” (Jesus de Nazaré, em Marcos 8.36).

Não desperdice seu tempo, talento, recursos, ideias... Só Deus realmente pode salvar vidas eternamente, mas lembre-se, você é o que Ele mais deseja salvar hoje. Sabe por quê?!? Você será um agente que Ele terá imenso prazer em usar como Seu instrumento para tocar vidas.



A vida de Oskar Schindler inspirou a muitos; E a sua? Como você deseja ser lembrado por seus filhos e netos? Ou ainda melhor, de verdade, quanto vale uma vida pra você?

Não esqueça que seu jeito de ver e viver a vida revela suas prioridades: Pessoas importam para Deus. Ele as quer encontrar hoje; e escolheu fazer isso através de você! 


Pr. Zé


Na terça-feira registrei (fotos acima) uma semana diferente na "terra da garoa". Em meio a mais 600 km de trânsito (pós feriado de finados) uma importante Mensagem ecoou (nos relógios-outdoors)de toda cidade... Imagino que seja alguma campanha de conscientização para o trânsito ou valorização da vida (ou venda de algum produto... mais provável), mas certamente, se aplica muitíssimo bem à nossa jornada rumo a Verdade e Vida.

Fontes: Plantando a fé onde a vida acontece, Neil Cole; http://alistadeschindler.com/OskarSchindler


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...