segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Parábolas de JESUS



Jesus gostava de falar por parábolas. Parábolas eram histórias breves (algumas poucas mais longas) que tinham conteúdo alegórico, utilizadas nas pregações e sermões de Jesus com a finalidade de transmitirem ensinamento. Um terço do que Jesus disse foi em forma de parábolas. São cerca de 40 histórias contadas nos evangelhos. Ele era realmente um bom contador de histórias.

Jesus ministrava suas mensagens com facilidade em todos os níveis sociais. Ele tinha conhecimento das mais diversas áreas da sociedade e sabia quais eram as suas necessidades. Conhecia os religiosos fariseus e os peritos na lei. Por meio de suas parábolas Jesus levou aos seus ouvintes a mensagem de salvação, conclamava a se arrependerem e a crerem. Aos que o seguiam, desafiava-os a porem a fé em prática, exortando seus seguidores à vigilância. 

Jesus ensinou acerca do amor, da graça, da misericórdia de Deus, do Reino dos Céus e o seu governo. Também falou do novo padrão de vida que deve caracterizar discípulos, a realidade de sua segunda vinda iminente e destino final e eterno de todos os homens.

Mateus 13
Realmente, suas histórias não tinham objetivos recreativos. Ele falava muitas vezes a uma multidão ávida por milagres e ação, e por certo não era sempre ouvido. Alguns não o compreendiam. Alguns discutiam o significado de suas histórias. Afinal, algumas precisavam de interpretação e não eram contadas para que todos as compreendessem. Não eram histórias para serem compreendidas somente com a mente. Precisavam descer ao coração e regar a alma dos ouvintes.

Quero te convidar a abrir seu coração e deixar que as histórias do Mestre mexam com a sua vida nesse mês de Agosto, com a nova série "Parábolas de Jesus". É dele mesmo a recomendação feita em forma de parábola a nós:

Lucas 15
"Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda". Mt 7. 24-27

Pb. Rubens Sprogis



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...