sábado, 26 de maio de 2018

O Livro do Homem sem Deus - ECLESIASTES




“Lembre do seu Criador enquanto você ainda é jovem, antes que venham os dias maus e cheguem os anos em que você dirá: ‘Não tenho mais prazer na vida.’” Eclesiastes 12.1

Os seres humanos estão sempre tentando ser mais do que são ou mesmo ser outra pessoa. Na busca pelo sentido e o prazer, as pessoas tentam de tudo: dinheiro, sexo, poder, aventura e conhecimento.

No início, tudo parece promissor, mas depois nada parece nos satisfazer. Intensificamos os esforços e, quanto mais nos dedicamos a algo, menos extraímos dele. Com o passar dos anos, a rotina e o tédio nos tornam cada vez menos humanos. E a experiência do fim da morte é a demonstração cabal da futilidade da vida.

Eclesiastes está na Bíblia exatamente para nos alertar contra as nossas fúteis tentativas de fazer algo por nós mesmos, ao invés de, prestarmos toda a nossa atenção em Deus, e assim descobrirmos que, de fato, é Deus que empreende fazer algo especial de nossas vidas.

Eclesiastes, na verdade, não diz muito acerca de Deus. O Sábio Pregador deixa este tópico para os outros 65 livros da Bíblia. Eclesiastes tem a tarefa de expor a total incapacidade humana de encontrar sentido e a completude da vida por nós mesmos.

Eclesiastes faz uma limpeza geral em nossa alma orgulhosa (cética ou religiosa) nos preparando para a visitação de Deus, revelada em Jesus Cristo. Eclesiastes é como João Batista nos chamando ao arrependimento e à limpeza dos nossos pecados e fracassados caminhos.

Lemos Eclesiastes para nos lavar e ficar limpos da ilusão, das opiniões e ideias idólatras, e dos sentimentos que nos levam à revolta e a morte. Estudamos Eclesiastes para nos libertarmos da expectativa arrogante e equivocada de que podemos viver as nossas vidas por nós mesmos.

Eclesiastes desafia o otimismo ingênuo das propostas sedutoras e suntuosas dos seres humanos que nos prometem tudo, mas que não entregam nada, e nos revela a verdadeira realidade: Deus a quem somos chamados a confiar e adorar.


Pr. Zé – Texto adaptado da apresentação de Eclesiastes da Bíblia A Mensagem, Por Eugene Peterson.   

2 comentários:

  1. Obrigado pela mensagem, eu tenho procurado forças para não deixar de pertencer a Deus, preciso de ajuda.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe a demora na resposta, Estou à disposição 11 98427-1731.

    ResponderExcluir

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...