sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Juízes – Graça em Tempos de Rebelião, Apostasia e Decadência




“Naquele tempo, não havia um Rei em Israel. As pessoas faziam o que bem entendiam”. (Juízes 17.6; 21.25)

Sexo, violência, estupro, massacre, brutalidade e fraude... ficamos chocados, de certo modo, quando lemos o livro de Juízes, pois nos deparamos com uma situação caótica.

Quando pensamos sobre o tema principal da Bíblia – Deus e salvação, viver bem e amar profundamente – é muito natural querer encontrar nas suas páginas, líderes bons, nobres e confiáveis, capazes de poder apontar o melhor caminho.

Acontece que Deus não precisa de pessoas boas para realizar coisas boas. Ele pode, e de fato, usa qualquer pessoa independente da condição moral ou espiritual em que elas se encontrem. Deus realiza suas obras mais admiráveis usando as pessoas mais improváveis (isso é graça!).  

Se Deus encontrou uma maneira de incluir significativamente esses líderes (“juízes”) naquilo que, como sabemos, caminha para um desfecho glorioso, Ele certamente poderá usar você ou eu, bem como nossos amigos e vizinhos, muitas vezes candidatos improváveis, naquilo que Ele está realizando hoje.

A mensagem se repete no livro: “Naquele tempo, não havia um Rei em Israel. As pessoas faziam o que bem entendiam”. Mas o leitor da Bíblia sabe que havia sim um Rei em Israel. Então, embora a falta de um rei humano fosse a causa da anarquia moral e política, a presença do Deus soberano, por mais velada que fosse, significava que a realidade do Reino nunca está em dúvida.

Não nos iludamos com os reis, líderes humanos, pois o projeto do Reino de Deus só depende do Senhor e Rei Soberano que conduz a História.

Enquanto oramos com dedicação pelo nosso Brasil em tempos de grandes dificuldades, não percamos de vista, nem deixemos de confiar e esperar naquele que em todo tempo age com graça e misericórdia, avança o Reino e redime as nações.

Pr. Zé – texto adaptado de Eugene Peterson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...