quarta-feira, 31 de outubro de 2018

GRATIDÃO




“... E sejam agradecidos. Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações. (Colossenses 3.15b-16)

Gratidão é expressão do coração. Especialmente, do coração transformado pelo Evangelho de Cristo.

Paulo tinha claro que o “povo escolhido de Deus, santo e amado seriam pessoas revestidas “de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.” (v.12). Agentes da graça, e verdadeiros suportes “uns aos outros” por meio do perdão que receberam (v.13), pois, tinham claro que em sua caminhada Cristo estaria no centro e acima de tudo.

Na linguagem do Novo Testamento, este seria um povo realmente revestido “do amor” do Pai (v.14). Daí a marca característica deste “povo escolhido de Deus”: Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai. (v.17). Uma vida prática permeada da gratidão e beleza única de Cristo.

Por outro lado, sabemos que esta tão bela caminhada de gratidão prometida nas Escrituras fica completamente comprometida quando nos sentimos abandonados, sozinhos ou feridos. Você já se sentiu assim? Já percebeu alguém da sua família nesta situação? Um irmão, ou até colega de ministério revelando um coração ressentido e magoado perto de você?

Como aprendemos dias atrás o espírito de órfão é uma realidade cada vez mais presente na sociedade dos nossos dias. O que fazer para ajudar pessoas que sofrem? Onde buscar ajuda para as nossas próprias dores e enfermidades? Como achar motivação para continuar e não desistir da jornada?  

Somente um relacionamento novo e refrescante com o Espírito Santo por meio da Palavra, da Submissão mútua, e da Adoração é que a ingratidão será combatida e vencida em nossa caminhada (v.15b-16). Falaremos mais disso durante este mês.

Por enquanto, tenhamos claro, a gratidão resulta da conversão; Da transformação (metanoia) operada pelo Espírito: “visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador” (v.9-10). E que esta mesma gratidão, pelo poder e ação do Espírito Santo, será na vida do cristão a evidente expressão e Seu precioso fruto!

Pr. Zé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...