quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Vem, Senhor, Reformar Minha Vida



(Uma Oração no Dia da Reforma em 31 de outubro de 2018)

Deus soberano dos tempos e das épocas, ajuda-me a viver o dia de hoje em reforma. Com isso, tenho em mente a perspectiva de prosseguir em te conhecer profundamente. Não se trata de uma negação ou um mal entendimento daquilo que tu mesmo tens feito em minha vida, porque a tua obra salvífica não nasceu da capacidade nem do desejo humano, mas manifestou-se conforme tua vontade e será completada no Dia de Cristo, conforme teu caráter fiel.

Senhor das reformas, tu que, um dia, trouxeste a maior reforma à minha história, transportando-me das trevas para a luz, da morte para vida e da escravidão para a liberdade, santifica-me um pouco mais hoje. Dá-me submissão à tua didática reformadora, quanto ao meu caráter, ações, intensões e reações; constrange-me a sujeitar meus relacionamentos, procedimentos, pensamentos, sentimentos, palavras, conduta e escolhas à tua santidade. Peço-te, hoje me ajude a não me contentar com o que tenho aprendido a teu respeito nem com o que tenho feito para teu Reino até o dia de ontem. Hoje é um novo dia e desejo continuar progredindo.

Que o dia de hoje seja mais uma oportunidade de reforma na minha mente, coração e vontade. Guia-me pelo caminho da excelência e livra-me da mediocridade. Protege-me contra mal que reside neste mundo, livra-me das paixões pelo secularismo e relativismo, afasta-me do moralismo e da religiosidade, protege-me das obras da carne e de mim mesmo! Que minha consciência da reforma interior, um dia iniciada no passado, impacte o meu presente. Aviva em mim o zelo, a convicção e a coragem para a autonegação e para o carregar da minha própria cruz. Por isso, perdoa-me os pecados voluntários e involuntários, sejam eles lapsos ou até mesmo habituais, contra os quais tenho lutado ora com esforço ora negligentemente. Sei que um dia morri para o pecado e que o meu velho homem foi sepultado, mas reconheço que ainda lido com seus efeitos sobre aquilo que falo, penso ou faço. Assim, desejo mais que nunca tua contínua reforma em minha vida.

Por isso, lembra-me hoje que estou sempre em reforma. Aprofunda meu relacionamento contigo através da fé, pois, não posso agradar-te sem ela. Portanto, no que tange à minha incapacidade de tornar-me íntimo de ti, aumenta, Senhor, esta minha fé. Alimenta meu ser com a fé genuína, com aquela mesma fé que desceu do alto, me convenceu do pecado, da justiça e do juízo, e me conduziu à salvação em Cristo. Manifesta esta fé em minha vida de dentro para fora através de frutos e obras produzidas por ti mesmo. Não quero uma fé intelectual, uma fé passageira, uma fé religiosa, uma fé mecânica ou uma fé morta. Longe de mim naufragar nesta fé, por isso, mantendo a boa consciência, anseio viver pela minha fé - confiança esta que nasce de ti e que me leva sempre para junto de ti. Somente a fé, Senhor, somente a fé!

Sábio Senhor, por favor, firma meus passos na tua Palavra, preciso tanto do teu conhecimento em sabedoria e entendimento espiritual. Tu sabes que o sistema no qual vivo é muito sagaz e sutil, seus discursos, teorias, filosofias, ideologias e pragmatismo se apresentam, muitas vezes, envolventes e cativantes, mas também se manifestam cada vez mais agressivos e nocivos ao Evangelho. Ele está à espreita, pronto para confundir, minar, desafiar e, se possível, tentar destruir a razão da minha esperança. Por esta razão, não quero tropeçar entre falsas verdades e falazes raciocínios que tentam explicar o cosmos, a vida, as relações e demandas humanas, bem como as causas e os segredos mais íntimos da alma através de tantos ismos, entre os quais a tua pessoa não é considerada. Tampouco quero ceder a outro evangelho para qual tão rapidamente pessoas têm corrido, buscando um cristianismo cada vez mais raso, consumista e conformado como os valores destes dias. Que eu sempre enxergue a sagrada Escritura, tua suficiente revelação, como o Livro para a vida, meu livro da vida. Seja ele acatado por mim em qualquer circunstância sem qualquer resistência; seja este teu livro por mim desejado e seguido como minha única autoridade segura. Somente a Escritura, Senhor, somente a Escritura!

Peço-te, que Jesus Cristo, somente Ele, permaneça diante de meus olhos quando contemplar outras imagens, pessoas ou realizações, mesmo estando estas entre o teu povo e tua obra. Que eu não reduza meu Salvador a um vulto histórico de motivação ou de utópica imaginação, que eu não o veja como um ícone de espiritualidade religiosa ou de moralismo, tampouco que eu o tome como crença mística ou um conceito psicologizado, ou que ainda eu o trate, apenas, como uma doutrina, um credo ou tomo de um compêndio teológico. Lembra-me dele como uma pessoa, o Filho do Deus Vivo e Verdadeiro, o Cristo encarnado que foi morto pelos meus pecados, que foi ressuscitado pelo teu poder ao terceiro dia, que subiu aos céus, que enviou o outro Consolador, que intercede por todos os salvos e que um dia voltará para ajuntar seu rebanho. Portanto, lembra-me que eu não vivo mais, mas que Cristo vive em mim pelo Espírito. Não quero esquecer da sua realidade, da sua presença, do seu poder em minha vida. Uma vez já estando nEle e com Ele, ajuda-me a viver por Ele e para Ele. Somente Cristo, Senhor, somente Cristo!

Ainda te peço algo mais, tu que ouves as orações dos seus filhos ainda imperfeitos, aceites minha profunda e limitada gratidão pela imerecida Graça. Jamais poderia retribuí-la com ações, favores ou palavras. Sem ela estaria longe de ti, afastado como inimigo a perecer eternamente. Que esta Graça salvadora seja por mim acolhida como o recurso divino de reeducação para uma vida sensata, justa e piedosa. Não posso esquecer que cheguei até aqui por causa desta Graça e que tampouco darei qualquer outro passo em minha vida contigo sem a mesma. Deus de toda graça, que a boa obra que um dia iniciaste em minha vida através do meu chamado ao novo nascimento seja refletida mediante uma vida terrena de crescente temor, santificação e obediência. Somente a Graça revelada em Cristo pelo Evangelho seja a minha luz para um viver neste mundo de escuridão e de falta de lucidez, que ela me livre da religiosidade, da hipocrisia, da meritocracia, da autoconfiança e do moralismo vazio de espiritualidade. Que ela sempre me aponte os erros e me reconduza à santidade que te agrada. Somente a Graça, Senhor, somente a Graça!

Finalmente, Senhor, tira-me dos holofotes, dos palcos, das manchetes, dos outdoors e dos halls da fama. Não quero ser vítimas da falácia do orgulho, da arrogância, do narcisismo e da vanglória. Não quero subir aos mais altos céus. Deleta qualquer pose, cores, sons e likes do meu perfil. Não quero ser enganado pelo inimigo do prestígio, achando que sou, tenho, faço ou posso alguma coisa por mim e em mim mesmo. Mas, se ainda assim, contra esta minha vontade, eu for colocado em alguma posição de honra por algo que tiver feito para ti, para teu povo ou para meu próximo, conserva-me em humildade, simplicidade, modéstia e pureza de coração, pois, a GLÓRIA, a honra, o mérito e o louvor pertencem exclusivamente ao Rei eterno, imortal, invisível e único Deus Salvador, mediante Jesus Cristo, antes de todas as eras, e agora, e por todos os séculos! Somente Glória a Deus, Senhor, somente Glória a Deus!

Neste dia, vem, Senhor, reformar minha vida!

Amém!

EMERSON S. PEREIRA


"Neste dia, vem, Senhor meu, reformar a minha vida!" Celebro hoje 25 anos de ministério na Igreja Aliança do Aeroporto. Comemoro compartilhando esta joia preciosa que recebi nesta tarde. O Emerson é um querido irmão, amigo e companheiro na caminhada. Atualmente ele serve na educação teológica do SBPV em Atibaia-SP.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...