segunda-feira, 8 de outubro de 2018

O que é a Oração do Senhor?



 
 
Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
 
 
  MATEUS 6.9
 
 
Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
 
 
 COMENTÁRIOS
 
 
MARTINHO LUTERO
Tu, porém, te sentes fraco e intimidado? Pois a carne e o sangue sempre impedem a fé, como se não fosses digno ou pronto para orar com sinceridade; ou duvidas de que Deus te ouviu, por seres pecador? Então, agarra-te à palavra e diz: Embora eu seja indigno pecador, tenho a ordem de Deus, que me manda orar, e sua promessa, no sentido de que me ouve graciosamente, não por eu ser digno, mas por amor do Senhor Cristo. Por meio disso, podes tirar os pensamentos e as dúvidas, e, animadamente, ajoelhar-te em oração, sem olhar se és digno ou não, vendo apenas a tua necessidade e a sua palavra sobre a qual ele ordena que construamos; especialmente porque ele a colocou diante de ti e em tua boca as palavras sobre como e o que orar, para que envies com alegria essas orações por meio dele, e possas colocá-las em seu seio, para que ele apresente a dignidade que possui diante do Pai.
 
JUAN SANCHEZ
Quando os discípulos de Jesus pediram que ele os ensinasse a orar, Jesus lhes deu um modelo de oração. Nós a chamamos de Oração do Senhor, e realmente é a oração modelo do Senhor. É o modo como Jesus ensinou seus discípulos a orar.

Ao dizermos: “Pai nosso”, lembramos que o Deus que criou o universo é nosso Pai no céu. Ele é o Pai que provê. Ele é o Pai que sustenta. Ele é o Pai que protege. E a oração nos lembra que podemos correr para nosso Pai, a fim de que sejam conhecidas nossas necessidades.

Mas Jesus também lembrou que não somente é nosso Pai, como também nosso Rei. Assim, quando dizemos: “Venha o teu reino, seja feita a tua vontade”, reconhecemos que nosso Pai é o Rei. Aproximamo-nos de nosso Pai, que é Rei do universo, que tem controle pleno e autoridade total sobre todas as coisas. Nosso foco primeiro e principal tem de ser sobre nosso Pai, que é Rei.

E a maior alegria para seus filhos é que seu nome seja santificado, que seu nome seja reconhecido. Devemos orar: “Deus, faz reconhecido teu nome”. A Oração do Senhor também é uma oração corporativa. “Pai nosso” nos lembra que eu não sou filho único. Nosso desejo é nos certificar de que seu nome seja santificado em toda a terra. Em última instância, este mundo não é nosso lar, e ansiamos para que seu reino seja final e plenamente estabelecido. Até lá, Jesus nos lembra que podemos nos aproximar de nosso Pai. Quando falhamos com nosso Pai, quando falhamos com nosso Rei, podemos pedir perdão.

A oração-modelo do Senhor nos instruí que somos totalmente dependentes de nosso Pai para todas as necessidades diárias. Acho que as pessoas de hoje tendem a se esquecer disso. Jesus disse que devemos orar assim: “Dá-nos hoje o pão de cada dia”. Isso é uma lição de humildade. Estamos envolvidos em uma batalha espiritual, e precisamos de proteção. Pedimos a nosso Rei que nos proteja. Na verdade, o apóstolo Paulo nos lembra que, na batalha espiritual, não colocamos nossa armadura; vestimos a armadura de Deus (Ef 6.10– 18). Vestimos a armadura de nosso Rei. Revestimo-nos da armadura de nosso Pai, e lutamos na força de nosso Pai. Assim, é certo e bom para nós — quaisquer que sejam nossas necessidades ou circunstâncias — lembrarmos que somos totalmente dependentes, a cada momento, em cada fôlego, de nosso Pai Rei, e que podemos correr para ele. Podemos nos aproximar dele, e pedir aquilo de que necessitamos.

Enquanto tivermos fôlego, que vivamos para tornar reconhecido o nome do Rei, santificando seu nome, como Igreja e como cristãos individuais, ansiando por seu reino vindouro. Que desejemos a volta de Jesus sabedores de que, até chegar aquele dia, ele perdoará nosso pecado, proverá nosso pão de cada dia e nos protegerá do Maligno.
 
 
  ORAÇÃO
 
 
"Nosso Pai no Céu, quando orarmos a oração que nos ensinaste, impede que recitemos palavras vazias. Que esses pedidos sejam o grito de nossos corações! Assim, pedimos que tragas teu reino na terra sobre nós e por meio de nós, por amor a teu grande nome. Amém."

PERGUNTA 41 do Catecismo Nova Cidade, Ministério FIEL 2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...