quarta-feira, 25 de março de 2020

Cuidado da alma através da oração e rotina



Este breve texto é para ajudar os cristãos a não perderem o foco sobrecarregando suas agendas... inclusive, quando precisam trabalhar à partir de suas casas.

Se como eu você pode dizer: "estou trabalhando muito além do que faço normalmente..."; "Se não me cuidar terminarei esgotado!"  Então, tome cuidado!

A fórmula do estresse hoje em dia é: acrescente ao seu trabalho normal os desgastes das tarefas comuns do dia a dia da casa (afinal de contas agora você está em casa agora!), acrescente a superinformação de tantas más notícias da mídia, redes sociais, familiares... mais a comoção emocional inevitável de uma situação atípica e estressante desta pandemia local e global... qual será o resultado? Ansiedade, esgotamento e se não se cuidar, colapso físico e emocional! Portanto amigo, cuide-se!   

Sabemos pelas Escrituras que o trabalho é tanto um presente, como uma bênção de Deus para a humanidade. Porém, sabemos também que o trabalho, para a maioria hoje, tem se tornado uma forma de autoilusão e idolatria. Certamente, os paulistanos e muitos que vivem nos centros urbanos carregam um potencial maior para desenvolver essa fuga, que pode evoluir para uma disfunção doentia, enganosa e maligna.

Lembre-se que como cristão, independe de onde você viva ou esteja neste momento, a sua identidade é definida pela sua relação com o Criador e Redentor, e não pelo que você faz para se sentir melhor, ou aceito! O propósito da vida não pode ser tão somente trabalhar, produzir e lucrar; O propósito da vida é trabalhar bem, desfrutar saúde e qualidade de vida, e produzir sim o que realmente fará diferença para o bem comum e glória de Deus.  

Onde você está neste momento? Você na luta hoje com esse vírus sutil e letal chamado estresse? O que pode fazer para voltar ao foco? Segue algumas ideias. 

Hoje mesmo procure definir melhor sua rotina. Faça isso não a partir do que você imagina ou sente, mas a partir do que Seu Criador revela na Palavra. Coloque a oração como prioridade. Essa é a fundamentação que os primeiros cristãos chamaram de “horae canonicae” ou “Ofício Divino”. Sim, o momento de quarentena pode se tornar uma preparação para resgatar a centralidade do evangelho e da oração em sua rotina.  

Estabeleça seu momento de oração (5, 15, 30 ou 60 minutos) em períodos regulares (às 6, 12, 18 e 00 hora – pode programar seu celular para te ajudar nisso), você estará fazendo duas ações importantíssimas:

A primeira, você estará dando prioridade prática para a oração. Orar é permanecer na presença manifesta do Salvador e Senhor. 

E a segunda, você estará organizando a sua agenda a partir daquilo é fundamental.


Simples assim. Mas creia, fará toda diferença!

Experimente: "Que a mensagem a respeito de Cristo, em toda a sua riqueza, preencha a vida de vocês. Ensinem e aconselhem uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais com o coração agradecido. E tudo que fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus, dando graças a Deus, o Pai, por meio dele.” (Colossenses 3.16,17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...