segunda-feira, 5 de abril de 2021

Combatendo a negação e o desespero


A catástrofe acontece, e o mundo das pessoas desmorona. Cada pessoa reage de uma maneira, mas as duas reações mais comuns são a negação e o desespero.

A negação recusa-se a reconhecer a catástrofe: ela fecha bem os olhos ou olha em outra direção. Assim consegue agir como se estivesse tudo bem, refugiando-se nas distrações, nas mentiras e nas fantasias.

O desespero é entorpecido pela catástrofe, aceitando-a como o fim do mundo. Por entender que a vida acabou e que os seus planos e propósitos agora são inviáveis, o desespero tem esse efeito paralisante. Ele fecha os olhos, indiferente a um mundo que perdeu a sua cor, um mundo que morreu.

Entre os autores bíblicos, Ezequiel é mestre na arte de lidar com a catástrofe. Quando ela aconteceu (Séc. VI a.C.) a primeira reação foi negar tudo. Ezequiel percebeu que estava vivendo no meio de um povo (desconcertantemente parecido conosco!) que, obstinado, se recusava a enxergar o que estava diante dos próprios olhos (negação). Mas havia também os que não estavam dispostos a enxergar nada além do que tinham diante de si (desespero).

Mas Ezequiel enxergou. Ele percebeu que o povo com quem vivia não conseguia ou não queria enxergar. Por meio de imagens muito estranhas e inesquecíveis elaboradas em detalhes impressionantes, ele pôde ver Deus em ação numa época numa época de catástrofe.

O grupo da negação recusava-se a enxergar as reais dimensões da catástrofe. Como seria possível algo assim acontecer? Deus não deixaria uma calamidade daquelas proporções acontecer a eles! Mas Ezequiel provou que a catástrofe era real, mas, também, que Deus estava agindo naquelas circunstâncias desfavoráveis, usando-as de forma soberana. Ele mostrou isso ao povo para que eles conseguissem seguir a Deus no momento mais terrível da sua história.

O grupo do desespero, esmagado pela devastação, recusou-se a enxergar que valia a pena viver a vida. Como seria possível continuar? Tinham perdido tudo, ou logo perderiam: terra, templo, liberdade e muitas, muitas vidas. Ezequiel mostrou a eles que Deus estava agindo na ruína e no entulho, usando soberanamente o desastre para criar um novo povo de Deus.

Seja pela negação, seja pelo desespero, o povo de Deus quase perdeu essa identidade. Quase. O povo de Deus emergiu robusto e inteiro daquele século catastrófico. E a razão, em grande parte, foi por causa da pregação de Ezequiel.

Nos primeiros seis anos do ministério de Ezequiel, a terra natal dos prisioneiros de guerra ainda estava intacta, e muitos deles tinham a certeza de que em breve, Deus daria um jeito nos Babilônios e levaria seu povo de volta para casa. Negação. Outros estavam certos de que Deus (se houvesse um Deus) os havia abandonado. Desespero. Quando a notícia de que Jerusalém havia sido demolida chegou, o desespero reinou por algum tempo. 

Obs. Com 26 anos de idade, Ezequiel era um dos milhares de judeus de Judá levados como prisioneiros de guerra para a Babilônia, em 597 a.C. Ezequiel, a milhares de quilômetro de distância de Jerusalém, ele jamais veria a casa de Deus novamente. Sem casa e sem emprego (sacerdote), ele se deu a uma missão combater a negação e o desespero.      

 

Introdução ao livro de Ezequiel - Bíblia A Mensagem | Eugene Peterson


2 comentários:

  1. PR. Ze' :

    Enquanto vc pregava, veio a minha mente, o atual momento que vivemos.
    São pessoas (muitas), que nesta Pandemia vivem sem propósito, quase como Zumbis, sem direção, sem objetivos e pior : muitos não conhecem a Deus. Vivem sem perspectiva de futuro. Odiando, negando, mentindo e muitas vezes, blasfemando de crentes e de Deus!
    Também temos falsos profetas, enganadores, bajuladores de HOMENS, com interesses nada espirituais!
    Tenho clamando a Deus por misericórdia e perdão para nós e por toda a criação. Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prossigamos irmão. O momento é decisivo. Precisamos orar e discernir para não sermos contados separados de Deus e cúmplices de um descaminho. Oremos!!!

      Excluir

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...