sábado, 8 de outubro de 2022

A âncora da nossa alegria

 



Onde podemos processar os absurdos do nosso mundo quebrado? Os absurdos causados por uma pandemia que matou cerca de quinze milhões de pessoas no mundo, e tantas outras tragédias familiares e pessoais?

Para quem olhar? Onde aquecemos nossa esperança e alegria?

Jesus Cristo nos oferece uma âncora segura para lidar os absurdos do nosso mundo caído. N’Ele veremos que a nossa alegria acontece quando nos aquecemos em Sua pessoa e no fogo de Suas promessas, ao invés de roubar alegria de outras fontes!

Ele disse aos que desejaram segui-lo:

Bem-aventurados são vocês quando as pessoas os odiarem, expulsarem da sua companhia, insultarem e rejeitarem o nome de vocês como indigno, por causa do Filho do Homem.

Alegrem-se naquele dia e exultem, porque grande é a recompensa de vocês no céu; porque os pais dessas pessoas fizeram o mesmo com os profetas...

Então os setenta voltaram, cheios de alegria, dizendo: — Senhor, em seu nome os próprios demônios se submetem a nós!

No entanto, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, e sim porque o nome de cada um de vocês está registrado no céu.

Naquela hora, Jesus exultou no Espírito Santo e exclamou: — Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e instruído se as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado. ”

(Lucas 6.22-23; 10.17,20-21)

Onde a alegria não pode ser encontrada?

“Cristão crente, sua alegria não está ancorada nem no sucesso ou fracasso, nem mesmo da ameaça do sofrimento. ”

Os discípulos são enviados em missão, são bem-sucedidos e retornam cheios de entusiasmo (10.17,20).  No entanto, Jesus joga um balde de água fria em sua exultação. Pois, a coisa mais importante não é o sucesso no que fazemos para ele, mas no que ele fez a nosso favor e nos tornamos pela sua graça (10.21). Eles se tornaram filhos amados, seus nomes estavam inscritos no livro da vida. O que fizeram era bom. Mas essa coisa boa ameaçava se tornar suprema, em um ídolo na vida em suas vidas.

A ameaça aqui é o ídolo sucesso que “diz: só se eu for bem-sucedido minha vida será válida” (T. Keller). Você fará qualquer coisa para obtê-lo, mantê-lo ou melhorá-lo. Mas quando o possui essa coisa, esse ídolo, você se frustra; se perde, fica desolado. E o que se faz necessário não é amar menos as coisas boas, mas amar mais o Senhor. Não é necessariamente tirá-las de sua vida, mas do lugar que elas ocupam em seu coração.

Há uma alegria que é dada a todos os seres humanos indistintamente, independe da fé. É graça universal (At. 14.10). Contudo, “a alegria cristã é um sentimento bom produzido pelo Espírito Santo na alma, quando ele nos faz ver a beleza de Cristo na Palavra e no mundo” (John Pipper). Ela não depende do sucesso, prazeres, riquezas ou popularidade.

Jesus quer salvar a nossa alegria do sucesso e de seus subprodutos; riqueza, fama, poder, popularidade etc. Cristo quer nos impedir que roubemos a alegria de outras fontes. Estas fontes, são cisternas rotas, não satisfarão, nem durarão.

Jesus quer também salvar nossa alegria da ameaça do sofrimento, das adversidades (6.22,23). Não ancore sua alegria naquilo que irá perder; conforto, saúde, riqueza etc. Seu sofrimento não é juízo divino. Lembre-se: “Deus usa os problemas para nos mostrar onde a verdadeira alegria deve ser encontrada. O Senhor pode abalar nossa confiança em nossa vida terrena para ansiarmos pela celestial. Você ainda não recebeu tudo o que Deus quer te dar, até receber: óleo de alegria em vez de pranto” (T. Keller).

Onde então, você pode fundamentar sua alegria?

Cristão, a âncora da sua alegria é Cristo e suas gloriosas promessas no evangelho. Cristo, sua pessoa e suas promessas no Evangelho são o poder que nos transforma, a fim de vivermos cheios de alegria, em liberdade e equilíbrio em meio aos nossos sucessos, fracassos e adversidades.

A âncora da sua alegria está em Cristo e suas promessas garantidas e gloriosas!

Jesus afirma que os “nomes estavam inscritos nos céus”, e “grande era seu galardão” (6.23; 10.20). Os discípulos exultavam por ter feito algo bom, mas Jesus diz que eles têm um motivo ainda melhor. Recompensas são Cristo e suas dádivas no evangelho, conquistadas por ele a nosso favor em sua vida, morte e ressurreição. Essas dádivas são nossas por estarmos unidos a Cristo.

Portanto, a alegria brota da fé na graça futura de Deus. O nosso foco deve estar nas graças garantidas e gloriosas que estão vindo. Porém, preste atenção; o foco é nas coisas do alto, eternas e futuras, mas essa alegria nós as experimentamos no presente. São elas que alimentam nossa alegria: “Há mais do céu a ser desfrutado aqui na terra” (Ryle).

A sua alegria está no Senhor. Ela emana do perdão por meio de Jesus e no seu futuro garantido e glorioso. Deus deu ao seu Filho o que nós merecíamos para nos dar o que nós não merecíamos; um grande galardão, nosso nome inscrito no céu, âncora da genuína alegria no presente. O Filho não foi poupado quando ousou comparecer diante do santo Pai vestido com os trapos imundos de nossa injustiça. Ele o fez em seu lugar, a seu favor, para a sua alegria eterna.  Agora sim, ele nos trata como Jesus merece ser tratado, não é mesmo?

Lembre-se de Jesus, sua pessoa, seu evangelho e suas promessas. Por elas somos impelidos por uma sensação de sermos aceitos e assim somos capacitados por alegria e gozo. Essas verdades do evangelho têm que descer ao coração, pela meditação e pela oração. Porque sua graça é incondicional eu agora devo estar em paz e sentir alegria. Agora você cristão crente não tem nada a provar, nada a perder. Os únicos olhos que contam se agradam de ti: “Um dia infindável de alegria está chegando e nada impedirá que ele amanheça... Gloriosa notícia que satisfaz a alma e transforma a vida. ” (T. Keller).


Sua alegria está no evangelho e suas promessas garantidas e gloriosas? E se eu falhar? Sua falha “será inserida no seu plano perfeito para a minha vida e sei que o Senhor deseja minha alegria, grandeza e glória. ” (T. Keller).

Onde podemos processar os absurdos do nosso mundo quebrado? Olhe para cruz. Só no evangelho e suas promessas garantidas e gloriosas! Só em Cristo e em sua obra em nosso favor nos darão uma âncora segura para a nossa alegria, agora!

Mas lembre-se: essa alegria custou um alto preço. Deus insistiu em amar sua criação, você faz parte dela, e esse amor o levou à morte, por você, para sempre. Você precisa experimentar o amor redentor e o cuidado de Deus por você a fim de que ele, o evangelho, seja o novo alicerce, a nova fonte, a nova âncora de sua identidade - filho amado de Deus - e de sua alegria. Em Cristo, somos perdoados, aceitos e amados; pela fé, sempre olhando para Cristo e suas promessas garantidas e gloriosas.

 

Rev. Djalma Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...