sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Entre estações e conjugações

         Ao usar o futebol como uma ferramenta útil ao evangelho, três verbos precisam ser praticados em estações três subsequentes. São verbos e estações fundamentais na Missão do Pai enquanto brincamos e nos divertimos, caminhamos e desfrutamos, servimos e testemunhamos.
O primeiro verbo: Jogar! Quem “joga” está presente. Muitos sabem do potencial do futebol e do esporte em geral para o ministério cristão, mas são poucos os que intencionalmente estão presentes. Entrar em campo, na quadra, na pista, enfim, no local da competição ou recreação para desenvolver relacionamentos é o primeiro passo. Sem a presença não haverá amizade. Sem relacionamento não acontecerá o testemunho. A primeira estação, portanto, é a estação da Presença!     
Conjugar este verbo é nutrir uma aproximação natural, mas também intencional com os jogadores ou companheiros de lazer. O olhar, os gestos, a atenção, a simpatia e as palavras são instrumentos para vencer a distância, iniciar amizades até alcançar o coração. Jogar, então pode ser o pontapé inicial de um importante caminho a ser percorrido com alegria e naturalidade.
O segundo verbo: Falar! Quem está presente e tem o que dizer, naturalmente irá se comunicar. Uma abordagem pessoal a cada jogador de uma equipe (antes, durante ou após o jogo) tem o poder de surpreender e causar impacto. A entrega de um presente, uma parte das Escrituras, mais algumas palavras de encorajamento a um relacionamento com o Criador da vida, mantenedor da saúde física e espiritual, quase sempre causa inquietação e perguntas.
Na estação Palavra (muitas vezes, ditas até mesmo no intervalo de uma partida) com a sensibilidade e ousadia, o Evangelho pode ser colocado de forma natural e preciso para gerar curiosidade e interesse no esportista.
E finalmente, o terceiro verbo a conjugar: Orar! Em cada momento, (ateé mesmo enquanto se joga) a oração completa o ciclo sendo decisiva. Mais do que qualquer outro verbo (e ao contrário do que comumente se pensa), a oração indica imprescindível ação; Um canal para a verdadeira transformação. Além do que, a oração desperta atos criativos e oportunidades incríveis na alma de quem ora, tocando o coração e produzindo circunstâncias inimagináveis.
A maioria das equipes no Brasil, mesmo as amadoras, tem por hábito orar antes e ao término da partida, no vestiário. Para aqueles que cultivam a atitude missionária no futebol é a estação mais receptiva para a colheita. Um apelo, encorajamento ou pergunta pode repercutir para a eternidade nesta estação Poder.   
Concluindo, no ministério de futebol, a grande vitória é a santa Semente sendo semeada, literalmente, plantada nos corações! Especialmente quando semeada, com humildade, simplicidade e ousadia, como Jesus nos ensinou! 
Quando um grupo de cristãos se conectam para conjugar estes três precisos e preciosos verbos: JOGAR, FALAR e ORAR, caminhando naturalmente com alegria pelas três estações do campo de missão: Presença, Palavra e Poder, a colheita é uma questão de tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...