sábado, 28 de janeiro de 2012

Quando a oração realmente funciona



“Senhor, ensina-nos a orar!” Assim clamam os discípulos!

Discípulos admitem que, por si mesmos, não conseguem orar. Precisam aprender.

Aprender a orar: isto, para nós, parece ser coisa contraditória. Costumamos dizer que ou o coração transborda e começa a orar por si mesmo, ou, então, ele jamais aprenderá. Dizer que o coração é capaz de orar por natureza é, no entanto, um equívoco perigoso, se bem que amplamente difundido na cristandade de hoje.

Neste caso nós confundimos desejar, esperar, suspirar, lamentar ou jubilar (de tudo isso nosso coração é capaz) com orar. Confundimos a terra com o céu. O ser humano com Deus.

Orar não significa derramar o coração, mas significa encontrar (com o coração saturado ou vazio) o caminho para junto de Deus e falar com Ele. Disto, porém, homem algum é capaz.

Para poder fazê-lo necessitamos de Jesus Cristo!

Os discípulos querem orar, mas não sabem como fazê-lo. Que angústia imensa é querer falar com Deus e não poder fazê-lo, ter que silenciar diante de Deus!

Que angústia imensa é perceber que todo clamor apenas ecoa no próprio eu, que nosso coração e nossa boca falam a linguagem errada, que Deus não quer ouvir!

Neste desespero, procuramos pessoas que possam nos ajudar; pessoas que saibam orar. Se pelo menos pudéssemos orar com alguém que soubesse orar, alguém que nos inserisse em sua oração, estaríamos a salvo!

Certamente, cristãos experientes podem ajudar-nos bastante nesta questão; Mas eles também só podem fazê-lo através daquele de cuja ajuda eles mesmos dependem.

Se forem verdadeiros mestres na oração, eles nos encaminharão a Jesus Cristo. Se Jesus nos inserir na sua oração, se pudermos orar com Ele a sua oração, se Ele nos levar consigo em Seu caminho para junto de Deus e nos ensinar a orar, então estaremos a salvo da angustiante incapacidade de orar.

É justamente isto que Jesus Cristo quer fazer. Ele quer orar conosco. Somos inseridos na sua oração e por isto podemos confiar e alegrar-nos em saber que Deus nos ouve.

Se nossa vontade, se todo nosso coração, se insere na oração de Cristo, então oraremos bem.

Somente em Jesus Cristo podemos orar e com Ele também seremos ouvidos.

Portanto, precisamos aprender a orar. Uma criança aprende a falar porque seu pai fala com ela. Ela aprende a falar a língua paterna. Assim também nós aprendemos a falar com Deus, porque Deus falou e fala conosco. Pela Palavra do Pai no céu seus filhos aprendem a comunicar-se com ele.

Ao repetir as próprias palavras de Deus começamos a orar a ele. Não oramos com a linguagem errada e confusa de nosso coração, mas pela Palavra clara e pura que Deus falou a nós por meio de Jesus Cristo, devemos falar com Deus e Ele nos ouvirá.

Nas Sagradas Escrituras encontramos o que Deus falou em Jesus Cristo. Se quisermos orar com certeza e alegria, então a palavra das Sagradas Escrituras deverá ser o fundamento sólido de nossa oração. Aqui, isto é, na Escritura sabemos que Jesus Cristo, o Verbo de Deus nos ensina a orar.

As palavras que procedem de Deus serão os degraus que nos fazem chegar até Deus.


Dietrich Bonhoeffer, “Orando com os Salmos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...