quinta-feira, 10 de outubro de 2013

A benção de Deus em SUA FAMÍLIA




Decida focar sua família no Deus que dá esperança

Iniciativas e prioridades como alicerce. (Jr. 29.1-14)

O povo de Deus estava sofrendo no exílio na Babilônia. Além da exclusão e marginalidade, o povo estava sendo dizimado, e a esperança de um futuro melhor por um fio. A situação fora causada pelo pecado de não ouvir a voz de Deus através dos profetas, especialmente Jeremias. As graves e inevitáveis consequências chegaram à forma de escravidão, opressão e falta de esperança. Mas uma carta, uma simples mensagem, chega para dar outra perspectiva.           

Como o povo de Deus no passado, hoje também muitas famílias brasileiras, sofrem com escravidão financeira e falta de esperança. É possível acreditar numa restauração? E, em quem acreditar hoje em dia? São tantos falsos líderes e falsas promessas. E ainda mais, será possível saber o que Deus realmente pensa? Se sim, qual então será o plano d’Ele para minha vida e família?

O convite das Escrituras é sempre focar, dar ouvidos, dar atenção a Carta de amor de Deus, à Mensagem de verdadeira esperança disponível a você e sua família hoje. Onde? Como? De que forma?

Primeiro, acredite, o Plano de Deus para restaurar a família é simples, mas é prático e efetivo; depende sim de iniciativas objetivas da nossa parte.  Através dos verbos: “construir e habitar; plantar e comer; casar e multiplicar; prosperar e orar”, encontramos um caminho (no mínimo interessante) para um plano de recomeço

São quatro as ações de nossa parte:

1.        Comece onde você está! A ordem é clara: “Construam casas e habitem nelas”. As suas circunstâncias são difíceis sim, mas a realidade deve ser sempre o ponto de partida. A situação precisa ser enfrentada. É preciso virar o jogo. Por isso, tenha uma BASE!

2.        Invista para seu próprio suprimento! Sua família necessita sim de uma fonte de recursos para começar, e por isso mesmo o conselho: “Plantem jardins e comam de seus frutos”.  Traga o alimento para sua casa. Você e sua família necessitam de suprimento. Daí a importante conclusão: Tenha uma FONTE DE RENDA!

3.        Multiplique para as próximas gerações! Sua esposa, filho(a)s, genros e noras, neto(a)s devem ser os primeiros alvos do seu investimento:  “Casem-se e tenham filhos e filhas; escolham mulheres para casar-se com seus filhos e deem as suas filhas em casamento, para que também tenham filhos e filhas. Multipliquem-se e não diminuam”Invista para o CRESCIMENTO da família!

4.       Faça parceiros abençoados para abençoar! “Busquem a prosperidade da cidade para a qual eu os deportei e orem ao Senhor em favor dela, porque a prosperidade de vocês depende da prosperidade dela". Cultive a benção da reciprocidade. Você não é uma “ilha”. Seu bairro, cidade e país necessitam de você, e você e sua família, deles. Trabalhe e ore para o DESENVOLVIMENTO da sua comunidade!

A segunda iniciativa que ajusta o foco, não é humana, mas divina. Confie... O Plano de Deus para restaurar a família tem um tempo certo! 

A restauração antes de tudo é executada por Deus, no tempo de Deus, para glória de Deus: Assim diz o Senhor: "Quando se completarem os setenta anos da Babilônia, eu cumprirei a minha promessa em favor de vocês, de trazê-los de volta para este lugar”.

A transformação não acontecerá no momento que você quer, nem mesmo quando você achar que é hora. Deus tem Seu tempo. Ele não chegará atrasado. Ele será preciso. Exato. Por isso mesmo, jamais desista ANTES DO TEMPO de Deus chegar!

E, terceiro, espere por resultados sim, pois o Plano de Deus para restaurar a família se cumprirá trazendo um futuro de benção!

A Promessa verdadeira de Deus incluiu: A libertação do povo e volta para casa (Jerusalém). “... eu cumprirei a minha promessa em favor de vocês, de trazê-los de volta para este lugar”.   Um futuro de esperança e propósito: Porque sou eu que conheço os planos... de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro”.  Um Caminho de intimidade e comunhão com o Criador e Redentor: “Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês... os trarei de volta... os reunirei de todas as nações e de todos os lugares... diz o Senhor”.

Há sim uma decisão fundamental a tomar; Deus tem uma orientação específica para você. Ele tem um plano com foco vital, fundamental, para a vida da sua família.

Por isso, ouça a Voz certa. Paute sua vida na Verdade de Deus, não no engano e falsas promessas. Busque Deus e o Seu plano de paz e esperança: "Não deixem que os profetas e adivinhos que há no meio de vocês os enganem. Não dêem atenção aos sonhos que vocês os encorajam a terem... Eles estão profetizando mentiras em meu nome. Eu não os enviei, declara o Senhor”. 


Vale perguntar com honestidade hoje: Quem de fato é o alicerce da minha vida? Chega de mentiras e devaneios. Siga o Plano de Deus! Volte hoje para Deus...

Faça uma oração de entrega: “Senhor, eu necessito de Ti. Preciso da Tua restauração. Entrego minha vida e minha família em tuas mãos hoje. Perdoe meus pecados. Eu te recebo com meu Salvador e Senhor. Peço que o Teu PLANO se cumpra em minha família. Comece por mim Senhor. Eu coloco minha confiança em Ti e decido viver tendo SENHOR como minha única esperança. Peço isso em nome de Jesus Cristo. Amém!”

"Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança. O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; é bom esperar tranqüilo pela salvação do Senhor... Porque o Senhor não o desprezará para sempre. Embora ele traga tristeza, mostrará compaixão, tão grande é o seu amor infalível. Porque não é do seu agrado trazer aflição e tristeza aos filhos dos homens... Examinemos e submetamos à prova os nossos caminhos, e depois voltemos ao Senhor."  (Lamentações 3)

Pr. Zé 

SÉRIE: “A benção de Deus em sua família”  -  2a  Mensagem, 06/10/13.


Baseado no material de estudo “Deus Provedor” (Universidade da Família)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...