domingo, 13 de outubro de 2013

A BENÇÃO DE DEUS EM SUA FAMÍLIA III


Faça escolhas que cooperam para o bem de toda sua família
Norteando a vida através de Melhores Escolhas (Gn. 12-15)

Deus quer restaurar a família. Ele é a fonte de esperança! Ele tem um plano perfeito. Palavras de encorajamento incomuns para você e sua família.

Sim, é possível recomeçar. Mesmo que seja um começo do “zero”, Ele tem Seus recursos disponíveis, milagres, pessoas... divinamente colocadas por Ele em nossas vidas para nos ajudar!

Também é possível saber a direção certa. Fazer decisões acertadas! Porque, Ele tem orientação, comunidade, amigos, Sua Palavra... bênçãos de Sua provisão para você e sua família!

É no contraste entre as sábias escolhas de Abrão e as loucas opções de Ló que descobriremos lições para uma vida de sabedoria hoje.

As loucas escolhas de Ló...

- Escolheu o caminho da dúvida e do questionamento, reclamando da longa jornada de fé de seu tio Abraão.
- Buscou vantagem para si e seus pastores menosprezando o relacionamento com o tio; demonstrando falta de consideração e espírito de competição.
- Decidiu apenas com base na aparência (beleza) e na prosperidade (irrigação) da terra à sua frente.
- Deixou a proteção e o conselho de seu tio Abraão colocando-se em situação arriscada.
- Revelou sua ingratidão a Abraão e a Deus por escolher permanecer com o Rei de Sodoma.

Em resumo, Ló é por assim dizer, um verdadeiro “mala sem alça” na jornada de fé e obediência de Abraão. Porém, Abraão não desistiu de seu sobrinho. Ló representa a vida vazia de propósitos, o vil instinto de sobrevivência e ganância humana ao nosso redor.

Ló viveu no limite. Escolheu viver perto demais do abismo representado pela vida na cidade de Sodoma. O que diríamos hoje um estilo de vida ousado e perigoso demais de viver.
Mais tarde as Escrituras nos informam de este estilo de vida trouxe terríveis consequências para sua esposa que persistiu em argumentar quando os anjos vieram para livrá-los; e também para sua filhas viciadas na cultura de Sodoma recorreram ao álcool e ao sexo ilícito ocasionando a origem de povos (Moabitas e Amorreus) que um problemas para o povo de Deus.


As sábias escolhas de Abraão...

- Escolheu levar junto, amar e cuidar de seu sobrinho na jornada como a um filho legítimo.
- Cedeu a prioridade da escolha da terra a Ló, mesmo correndo o risco do prejuízo ao criar seu gado e rebanhos numa terra inferior. Ele sabia que tudo que Ele possuía vinha de Deus e ela não precisava temer a perda.
- dificou um altar a Deus reconhecendo a presença e poder de Deus em sua vida, demonstrando Sua vida dependência e obediência a Ele.
- Atendeu ao pedido de socorro; apesar do desapontamento com seu sobrinho, enfrentou o risco de derrota e morte quando o resgatou atribuindo a vitória a Deus.
- Ofereceu o dízimo a Melquisedeque escolhendo honrar a Deus e recusando tentadora oferta e concessões do rei de Sodoma.

Abraão é tipo de cristão e sábio discípulo que o mundo (a família e a igreja) de hoje necessita desesperadamente. Sua jornada de fé, obediência e dependência nos ensina o caminho da benção e recompensa em Deus... Ele representa a vida com propósitos firmes e claros, repletos da generosidade que só Deus e seus amigos possuem.

É fato, as BOAS escolhas trazem recompensas eternas. Abraão por sua fé, generosidade e obediência colheu muito.

“Depois dessas coisas o Senhor falou a Abrão numa visão: ‘Não tenha medo, Abrão! Eu Sou o seu escudo; grande será a sua recompensa... Um filho gerado por você mesmo será o seu herdeiro. Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: ‘Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las’. E prosseguiu: ‘Assim será a sua descendência’. Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça."  (Gn. 5:1-6).

Em primeiro lugar, Deus o recompensou com Sua proteção e companhia: “Eu Sou o seu escudo; grande será a sua recompensa...”.

Em segundo lugar, Deus o recompensou com um descendente (um filho legítimo) e além do que ele poderia imaginar uma descendência (famílias e nações) e para isso Deus lhe concede uma ilustração pedagógica: “Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: ‘”Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las’. E prosseguiu: ‘Assim será a sua descendência’.”.

E, finalmente, Deus o recompensou com um relacionamento profundo e pessoal com Ele estabelecido por meio da fé: “Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça.”.

Família: uma porta aberta pata a sabedoria de Deus!
Seu estilo de vida é caracterizado pela sabedoria de Abraão ou a loucura de Ló? Alguém já disse que apenas dois tipos de pessoas no mundo. Os que reconhecem e servem a Deus e os que não o reconhecem e servem a si mesmos (Tg. 1.5-6; 4. 13-17; 3.13-17)!

A que rei você está servindo hoje? Sua vida revela proximidade com o “rei de Sodoma” (vida de ganância e aparência)? Ou sua vida revela amizade com o “rei de Salém” (paz), o “rei Melquisedeque” Sacerdote do Deus altíssimo (vida de generosidade e dependência)?

Cristo em seu mais importante sermão registrado nas Escrituras diz: “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda.” Mateus 7
Sua vida carece de um alicerce? De verdadeiros fundamentos? Um novo rumo e propósito? Cristo, em sua vida, morte e ressurreição oferece o mais importante fundamento para uma vida e família transformada. Ponha sua confiança n’Ele! Obedeça Seus mandamentos!

Sua casa está na Rocha ou na areia?!?
Você precisa buscar ajuda de um conselheiro? Você é humilde para buscar hoje o conselho necessário para as sábias decisões? Quem são os seus mentores? Amigos da jornada? Sua Comunidade da fé? Em outras palavras, quem é o seu Abraão?

Uma vida na sabedoria de Deus leva em consideração a vontade do Senhor, o relacionamento com o Espírito Santo, a comunhão da igreja e a obediência e amor a Cristo: Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.  Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito, falando entre si com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor, dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo. Ef. 5

Finalmente, Você tem um parente (irmão, amigo) que necessita de sua ajuda generosa? Pense em alguém que Deus quer que você seja um Abraão para ele. Decida ajudá-lo.

Estejamos contentes com o temos ao invés de desejar sempre ter mais.  Amemos as pessoas ao invés de amar as coisas. Doemos, sejamos generosos, ao invés de pensar sempre em ganhar mais.

Faça decisões alinhadas com os princípios Eternos de Deus para você e sua família.


Apresentação do Pr. Zé Freitas

SÉRIE: “A benção de Deus em sua família”  - 3a Mensagem, 13/10/13.
  

Baseado no material de estudo “Deus Provedor” (Universidade da Família)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...