quarta-feira, 2 de outubro de 2019

FAMÍLIA: Seu Propósito e Seus Desafios!


“Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós...” Efésios 5.1-2
Convido você hoje a olhar em três importantes direções. A primeira, e aparamente, a mais simples, procure olhar ao seu redor. De que forma as famílias perto de você estão vivendo? Tente observar em que, ou em quem, estão colocando suas expectativas e sonhos? A que estão se emprenhando de fato?
Em seguida, tente observar dentro de sua casa. De que forma você e sua família estão gastando os seus dias? Tenha coragem de fazer a você mesmo e aos seus familiares as perguntas acima.
E, por fim, fixe seu olhar nas Escrituras. O que o Evangelho, no Antigo e Novo Testamento, propõe para a vida em família? Tenha humildade de avaliar seu coração e suas atitudes com a régua da Palavra de Deus, especialmente, dentro de sua própria casa e com os seus familiares.
Estou certo de que Deus nos falará e nos revelará mais do Seu propósito e ideal para o casal e para o casamento. Veremos de vários ângulos que a família, a forma mais básica de instituição humana, é também uma unidade espiritual profunda para o crescimento e amadurecimento do caráter, e a formação da pessoa e da comunidade onde Deus deseja e está construindo hoje. Pense comigo, de que forma os filhos estão percebendo o amor e a justiça (disciplina) de Deus em casa? Vários especialistas afirmam que as crianças e adolescentes são os primeiros a sofrer, e também os primeiros a “denunciar” a ausência do Evangelho e de Jesus Cristo em nossas famílias e relacionamentos. Já parou para pensar por quê que isso acontece?
Ao observar e caminhar juntos na sabedoria do Criador vamos notar que a família toda (genros, noras, netos, tios, sobrinhos, avós, etc), sem exceção, ocupa um lugar especial e missional no plano desenhado pelo Criador. Foi Ele quem a fez diversa e múltipla para o nosso bem e para a Sua glória! Então, por que editar ou acrescer ao que está planejado e revelado pelo Redentor desde o princípio? Por que deixar de investir naquilo que o próprio Deus acredita e investe ao longo dos séculos e gerações?
A Família está hoje diante de tremendos desafios, enormes pressões e múltiplos apelos da cultura, que atentam diretamente contra o casal e o casamento. Muitos casais precisam urgentemente de cura e perdão. Muitas famílias precisam desesperadamente de pastoreio e limpeza espiritual; carecem de quebrantamento, arrependimento e mudança de atitude que possa oferecer um recomeço e cura para seus corações feridos e dilacerados.
O Criador, Redentor e Restaurador da família deseja que ela seja saudável e floresça. Foi Ele quem a chamou para crescer e andar unida em Seu propósito: “Toda família é, em última instância, chamada para trazer glória a Deus e torná-lo conhecido entre as nações. Quanto maior Deus se torna em sua casa, maior o seu coração se torna para com as nações”.
Considere! Seja bem-vindo à Família!

Pr. Zé

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...