sexta-feira, 5 de junho de 2020

O Poema da Vida


 

Mesmo em condição de Igualdade com Deus, 

Jesus nunca pensou em tirar proveito dessa condição, 

de modo algum. 

Quando sua hora chegou, 

ele deixou de lado os privilégios da divindade 

e assumiu a condição de escravo, 

tornando-se humano! 

E, depois disso, permaneceu humano. 

Foi sua hora de humilhação. 


Ele não exigiu privilégios especiais, 

mas viveu uma vida abnegada e obediente, 

tendo também uma morte abnegada e obediente, 

e da pior forma: crucificação. 


Por causa dessa obediência, 

Deus o exaltou e honrou muito acima e além de todos, 

para que todos os seres criados, no céu e na terra, 

até aqueles há muito mortos e enterrados, 

se curvem em adoração na presença de Jesus Cristo e proclamem, 

por meio do louvor que ele é o Senhor de todos, 

para a gloriosa honra de Deus Pai.  


Filipenses 2.6-11, Bíblia A Mensagem


Em meio à crise de liderança global que vivemos hoje, só mesmo a inspiração de uma poesia transcende e divina para nos consolar e inspirar. As carências mais profundas da alma humana, o anseio por referenciais concretos de justiça e paz, o anelo por beleza, amor e propósito, só podem ser plenamente satisfeitos na provisão do Criador da vida e redentor da história.  

Quem é o seu referencial de vida? Em quem você se espelha para atingir seus objetivos na jornada? Os anseios mais profundos do seu coração são definidos e saciados por quais critérios? Enfim, quem é a sua inspiração fundamental para continuar vivendo e realizando?

Filipenses é uma carta pastoral singular escrita por Paulo durante seu confinamento na prisão em Roma. Filipenses traz vários recortes da realidade vivida por Paulo, mas apresenta com maestria uma mensagem sublime que tem o seu centro no poema conhecido pela teologia como a “kenosis” (termo grego para esvaziamento).

No capítulo 2.6-11 da sua carta Paulo mostra como o exemplo de Jesus redefine toda sua vida e existência. E mais, ele mostra também como a vida de cada cristão torna-se a expressão da vida e da história de Jesus, o Servo Sofredor, conforme antecipou o profeta Isaías.

Quem é Jesus para você? Para o apóstolo Paulo Jesus é o verdadeiro rei do mundo, O Senhor de toda Criação. O Seu nome é exaltado acima de tudo e de todos. E um encontro com este Cristo vivo redefiniu a forma de Paulo ver a si mesmo e o mundo. Conhecer a Jesus trouxe à sua vida uma transformação profunda e definitiva.

Quem é o referencial que serve de exemplo e modelo para sua jornada? Para Paulo, o Jesus vivo e glorificado à direita de Deus Pai é o gracioso doador da vida; e a vida a ser vivida, é um dom, um presente belo e gracioso a ser desfrutado em qualquer circunstância ou dificuldade (pobreza, prisão, solidão, etc).

Para Paulo é a partir deste Centro, deste belíssimo “poema de Vida”, que a sua vida se tornou referência e exemplo a outros. E a vida de Timóteo, Epafrodito e a igreja em Filipos, tornam-se modelos ao mundo. Sim, a vida divina invadiu a história humana por meio do auto esvaziamento e encarnação de Jesus Cristo em seu nascimento, vida, morte, ressurreição, ascensão e glorificação; Aleluia!

Portanto, considere hoje, é tão somente em Jesus Cristo, o Poema da Vida, no Evangelho a Mensagem da Cruz, que as horas sombrias dará lugar à esperança, a ansiedade e o medo serão transformados em confiança e dependência, a dor e a morte serão revertidas em amor e Presença calma e capacitadora do Espírito da verdade e Vida!       


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...