terça-feira, 25 de agosto de 2020

GOTAS DE INSPIRAÇÃO - Lucas 24 | QUEBRANTAMENTO

 

SEMANA 2

#01 PERPLEXIDADE

“Naquele mesmo dia, dois deles estavam indo para um povoado chamado Emaús, a onze quilômetros de Jerusalém. No caminho, conversavam a respeito de tudo o que havia acontecido”. (Lucas 24.13,14)

Logo que sol nascia naquele lindo e histórico domingo da ressurreição, a comunidade dos discípulos ainda ignorantes dos fatos, não sabiam o que fazer. Amedrontados e atordoados com os acontecimentos do fim de semana não sabiam nem mesmo o que pensar e em quem acreditar.

Lucas narra (1-14) que as mulheres (sempre elas) cheias de fé e esperança, foram as primeiras a irem ao encontro do Mestre. Ao relatarem o que viram e ouviram foram encaradas com descrédito e cinismo pelos confusos e desanimados líderes da comunidade dos discípulos.

A perplexidade era tamanha que começava então a debandada do rebanho. Dois deles, possivelmente um casal, começavam o caminho de volta à sua vila em Emaús. Devastados e achando que era o fim, ao menos tinham com quem conversar. Tinham um ao outro. Quando a perplexidade toma a nossa vida, ter um companheiro de caminhada para conversar sobre tudo que nos aconteceu é uma grande bênção.

“Senhor, obrigado porque em nossa perplexidade, diante de grandes e constantes mudanças, podemos ter pessoas colocadas por Ti ao nosso lado. Peço que me faças perceber a companhia, e que eu mesmo possa ser uma ajuda objetiva ao meu parceiro de viagem. Quebranta meu coração para perceber!”.   

SEMANA 2

#02 PROXIMIDADE

“Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles; mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo". (Lucas 24.15, 16)

Dias confusos carecem da iluminação de boas conversas; diálogos abertos, amorosos e pacientes. Se temos com quem discutir a dificuldades da vida, por si só, isso já é uma dádiva. Porém, quando o próprio Cristo se apresenta em nossas conversas, aí então podemos ter a certeza de que a sabedoria nos alcançou de vez.

Enquanto os nossos olhos estão impedidos de ver, e nossos corações incapazes de crer, Jesus continuará buscando se fazer presente em nossa caminhada. Ele é o bom pastor. Ele não desiste de suas ovelhas. Lucas é preciso: “Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles”.

Com quem você está caminhando nestes dias de pandemia? Você se considera uma boa companhia? Está percebendo o Jesus que caminha com você, ou está imerso em sua dor e dificuldades?

“Senhor, seja o meu Pastor libertando-me de mim mesmo. Vem me socorrer com sua graça e verdade. Abra os meu olhos e corações neste dia!”    

 SEMANA 2

#03 TRISTEZA

“Ele lhes perguntou: ‘Sobre o que vocês estão discutindo enquanto caminham?’ Eles pararam, com os rostos entristecidos. Um deles, chamado Cleopas, perguntou-lhe: ‘Você é o único visitante em Jerusalém que não sabe das coisas que ali aconteceram nestes dias?’ ’Que coisas?’, perguntou ele. ‘O que aconteceu com Jesus de Nazaré’, responderam eles. ‘Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo. Os chefes dos sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram; e nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção a Israel. E hoje é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu...’”. (Lucas 24.17-21)


A tristeza pode levar a julgamentos e escolhas equivocadas. Estas duas pessoas estavam tão fragilizadas em suas emoções e tão arrasados diante de seus planos frustrados que não percebiam o quanto se afastavam do propósito maior de suas vidas. A decepção era tamanha que conversavam com o próprio Mestre e não o reconheceram.

Suas palavras frias revelaram que conheciam sobre o Messias, mas esqueceram o principal, Ele Mesmo. Testemunham todas as coisas ocorridas com o Jesus de Nazaré, mas não deram o devido crédito às Suas palavras. Estavam consumidos pela tristeza e a frustração, voltando para a antiga vida na pequenina Emaús.

“Senhor, livra-me das minhas falsas expectativas. Perdoe-me por não ouvir a Sua voz! Liberta-me de mim mesmo e da presunção de que sei mais do que o Senhor. Não permita que eu seja consumido pela minha própria tristeza e egocentrismo. Amém!”     

SEMANA 2

#04 ILUSÃO

“Algumas das mulheres entre nós nos deram um susto hoje. Foram de manhã bem cedo ao sepulcro e não acharam o corpo dele. Voltaram e nos contaram que tinham tido uma visão de anjos, que disseram que ele está vivo. Alguns dos nossos companheiros foram ao sepulcro e encontraram tudo exatamente como as mulheres tinham dito, mas não o viram". (Lucas 24.22,23)

“Será que estamos vivendo é um grande pesadelo?” Talvez você esteja pensando hoje como aqueles discípulos a caminho de Emaús. Tudo que eles haviam experimentado com o Senhor tornou-se uma vaga lembrança. “Ah, tudo acabou!” Assustados, incrédulos e sem evidências suficientes para continuar confiando, era o retrato desalentador da comunidade dos discípulos.

Como está sua vida hoje? Você encontra motivos para continuar crendo? Ou já “jogou a toalha” desistindo dos sonhos dos reinos de Deus. Como está sua comunhão com Deus, com sua família, com sua igreja e missão? 

“Pai, perdoa a minha falta de foco! Tem misericórdia do meu coração indiferente. Ajuda-me a ser resiliente e não ceder ao desânimo!”

 SEMANA 2

#05 EVANGELHO

“Ele (Jesus) lhes disse: ‘Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram! Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória?’ E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele (Jesus) em todas as Escrituras”. (Lucas 24.24-26)

Só um amigo de verdade tem persistência e paciência para ajudar em nossa ignorância e teimosia. Só o consistente e convincente testemunho das Escrituras na história por meio de um amigo fiel para nos trazer à realidade da fé e do reino.  Sim, a história tem um centro; do princípio ao fim, a Boa Notícia é: Cristo vive e Seu reino virá em plenitude e glória!   

O Evangelho não é uma ideia, nem uma ideologia. O Evangelho é uma pessoa, Jesus Cristo de Nazaré! Ele derrotou o sofrimento, o pecado e a morte para nos reconciliar com o Criador, Redentor e Restaurador de toda Sua boa criação. Ainda hoje o verdadeiro Amigo continua se apresentando e convidando a confiar e a andar com Ele.

“Senhor, perdão pela minha incredulidade e arrogância. Obrigado por se revelar a mim por meio da Sua Palavra santa e verdadeira. Obrigado Espírito Santo por vencer minha relutância. Que os meus ouvidos possam ouvir, meus olhos ver e os meus pés Te seguir hoje e sempre. Amém!”

SEMANA 2

#06 REVELAÇÃO

“Ao se aproximarem do povoado para o qual estavam indo, Jesus fez como quem ia mais adiante. Mas eles insistiram muito com ele: "Fique conosco, pois a noite já vem; o dia já está quase findando". Então, ele entrou para ficar com eles. Quando estava à mesa com eles, tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles. Então os olhos deles foram abertos e o reconheceram, e ele desapareceu da vista deles”. (Lucas 24.27-30)

Quando a conversa é boa os frutos são ainda melhores. Quando mergulhamos na história de Deus, nossas vidas não permanecem as mesmas. Aqueles dois estavam capturados pelo ensino do Nazareno. Por isso suplicaram por mais e abriram sua casa a Ele.

Mas foi à mesa, no orar e repartir que seus olhos foram abertos e redescobriram ali diante de seus próprios olhos. Que tremenda experiência!

“Jesus de Nazaré, entra em minha casa. Que as Suas palavras abram os meus ouvidos para aprender. Que o Seu amor abra os meus olhos para descortinarem a Tua presença e graça constante! Aqui estou Senhor, aqui estou!”

SEMANA 2

#07 RENOVAÇÃO

“Perguntaram-se um ao outro: ‘Não estavam ardendo os nossos corações dentro de nós, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras?’ Levantaram-se e voltaram imediatamente para Jerusalém. Ali encontraram os Onze e os que estavam com eles reunidos, que diziam: ‘É verdade! O Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!’ Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como Jesus fora reconhecido por eles quando partia o pão”. (Lucas 24. 31-33)

Ao arder o coração, os pés tomam o caminho e a direção correta. Lastimavelmente, quando nos afastamos das Escrituras perdemos a chama da comunhão com Deus e com a família de Deus.

É o que tem acontecido como muitos cristãos nestes tempos pandêmicos. Sem a devida disciplina da leitura e oração, se perdem em ressentimentos e se afastam ainda mais de amigos e irmãos de longa data e caminhada.

“Pai, tem misericórdia da nossa deslealdade. Primeiro com o Senhor, depois com nossos amigos e parentes. Faz uma obra de restauração em nosso coração Senhor!”

#30SegundosdeInspiração

#SériedeAgosto

#AFamílianoMomentoPresente

#FamíliaAliançaAeroporto

2 comentários:

  1. Cara, estou lendo minuciosamente seus textos! Continue com esse trabalho incrível de pregar o evangelho por meio de textos. Acredite, eu estava vasculhando atrás de textos do A W TOZER e, por obras do destino, encontrei seu blog.
    Muitos estão assim, à procura de blog que tenham coerência com as escrituras. Seus textos são simples e devocionais... ao mesmo tempo, traz uma perspectiva diferente de abordar cada parte das escrituras. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, obrigado pelo incentivo... desculpe a demora em responder. Espero poder ajudar. Se preferir entrar em contato pelo WhatsApp: 11 98427-1731

      Excluir

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...