quinta-feira, 20 de agosto de 2020

GOTAS DE INSPIRAÇÃO – Salmos 55 | LAMENTO

 


SEMANA 1

#01 LAMENTO

Dá ouvidos, ó Deus, à minha oração; não te escondas da minha súplica. Atende-me e responde-mesinto-me perplexo em minha queixa e ando perturbado”. (Salmos 55.1-2)

Do mais profundo da sua alma Davi lamenta seu momento presente de traição, vergonha e dor familiar. Mas o seu grito de angústia não acontece nos ouvidos de meros seres humanos, muito menos nas redes sociais ou na mídia do seu tempo. Sua aflição e perplexidade alcança o coração d’Aquele que de fato ouve e atende o seu clamor.

Você já falou com Deus hoje sobre o seu momento presente? Será que mais de cem mil mortes por Covid-19 no Brasil, não deveria quebrantar o nosso coração? A dor e a perplexidade de milhares de famílias brasileiras não deveria ser a nossa dor e a pauta da nossa oração neste dia?

"Senhor, perdoa o meu coração insensível. Peço que eu tenha a Sua coragem que me ajude a ver e a vencer a dor e a perplexidade através da oração. Tem misericórdia da cada família brasileira em sofrimento neste dia!”

SEMANA 1

#02 MEDO

“Diante do barulho do inimigo, diante da gritaria dos ímpios; pois aumentam o meu sofrimento e, irados, mostram seu rancor. O meu coração está acelerado; os pavores da morte me assaltam. Temor e tremor me dominam; o medo tomou conta de mim”. (Salmos 55.3-5)

Demorou alguns anos, mas Davi encarou a dura realidade do fracasso de sua liderança familiar. Seu principal conselheiro, o traiu sabotando seu reinado. Seus filhos trouxeram à tona o ambiente tóxico de omissão, falta de diálogo e recusa do perdão do pai Davi.

Sentir medo pode ser o caminho da transformação. Entender-se vulnerável, lamentar as perdas, pode não apenas livrar da dor e da morte, mas também preparar o caminho para a transformação real. Você já falou de seus medos para Deus neste dia? 

“Pai, que privilégio te chamar assim! Eu admito meu medo. Entrego agora em suas mãos todos os meus sentimentos e fraquezas. Acode também Senhor cada família em sua vulnerabilidade e temor!”

SEMANA 1

#03 FUGA

“Então eu disse: "Quem dera eu tivesse asas como a pomba; voaria até encontrar repouso! Sim, eu fugiria para bem longe, e no deserto eu teria o meu abrigo. Eu me apressaria em achar refúgio longe do vendaval e da tempestade". (Salmos 55.6-8)

Pesquisas recentes mostram que durante a pandemia muitas pessoas estão se entregando ao exagero na comida, ao excesso de bebida e às drogas para tentarem dormir. Bater as asas da imaginação fugindo dos problemas nunca foi solução.   

Onde você busca proteção e descanso nestes dias? A pressão econômica, a ameaça à saúde, não são uma ilusão; mas o desespero e fuga não revela sabedoria e maturidade. Sua família está aflita? Acolha, converse, não desista, este é um tempo para cuidar!

“Obrigado Senhor por seu o meu refúgio e proteção. Toma conta da minha casa. Ajuda-me a escolher a sua presença e aguardar por seu livramento!”

SEMANA 1

#04 CAOS

“Destrói os ímpios, Senhor, confunde a língua deles, pois vejo violência e brigas na cidade. Dia e noite eles rondam por seus muros; nela permeiam o crime e a maldade. A destruição impera na cidade; a opressão e a fraude jamais deixam suas ruas”. (Salmos 55.9-11)

As cidades são o testemunho explicito do caos do coração do ser humano. Davi descreve a vida pública cerca de mil anos antes de Cristo assim (palavras do texto acima): violência, brigas, crime, maldade, destruição, opressão e fraude!

Davi ousa orar contra o caos. Pede que o próprio Deus confunda e destrua as tramas malignas e sem trégua dos seus inimigos, exploradores inescrupulosos e criminosos do povo da sua cidade.    

“Ó Senhor, age com severidade atrapalhando e destruindo os conchavos dos que saqueiam e exploram o nosso povo. Interrompe Senhor este caos de corrupção que se avoluma diante de nossos olhos hoje, especialmente, na saúde, na educação e na economia de nossas cidades!”   

SEMANA 1

#05 TRAIÇÃO

“Se um inimigo me insultasse, eu poderia suportar; se um adversário se levantasse contra mim, eu poderia defender-me; mas logo você, meu colega, meu companheiro, meu amigo chegado, você, com quem eu partilhava agradável comunhão enquanto íamos com a multidão festiva para a casa de Deus... Aquele homem se voltou contra os seus aliados, violando o seu acordo. Macia como manteiga é a sua fala, mas a guerra está no seu coração; suas palavras são mais suaves que o óleo, mas são afiadas como punhais”. (Salmos 55.12-14, 20, 21)

O trecho fala por si. É um potente soco no estômago. Quanto mais íntima é a pessoa que nos decepciona, mais devastador o impacto sobre nós! Amigos nos impactam para o bem ou para o mal, quase sempre com grande impacto. É um fato.

Você se lembra de um mal que causou a um amigo chegado seu? O que você aprende desta situação que consegue levar para sua vida?

“Pai, meu amigo e Senhor. Obrigado porque a Sua amizade nunca trouxe prejuízo a mim. Ajuda-me a vigiar as motivações do meu coração para que eu possa me parecer contigo, meu amigo e Senhor Jesus Cristo!”  

SEMANA 1

#06 ORAÇÃO

“Eu, porém, clamo a Deus, e o Senhor me salvará. À tarde, pela manhã e ao meio-dia choro angustiado, e ele ouve a minha voz... Entregue suas preocupações ao Senhor, e ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair”. (Salmos 55. 16, 17, 22)

 Orar é expressar o mais profundo do coração a Deus. O grito angustiado não ficará sem resposta. A entrega genuína do luto, das emoções e das situações de vulnerabilidade não serão usadas contra nós, como acontece entre os inconstantes seres humanos.

Qual a sua visão de Deus? Aquele que você pede tão insistentemente (manhã, tarde e noite) é o mesmo Criador e Soberano revelado nas Escrituras? Na face do Jesus Cristo de Nazaré seu lamento está se transformando em quebrantamento, obediência e fé?

“Senhor Jesus, ensina-nos a orar! Tu és o Deus que ouve, salva, governa e sustenta tudo pelo teu imenso e consistente poder. Que neste dia Senhor os meus pés caminhe continuamente para a Sua presença!”

SEMANA 1

#07 JUSTIÇA

“Que a morte apanhe os meus inimigos de surpresa! Desçam eles vivos para a sepultura, pois entre eles o mal acha guarida... Ele me guarda ileso na batalha, ainda que muitos estejam contra mim. Deus, que reina desde a eternidade, me ouvirá e os castigará. Pois jamais mudam sua conduta e não têm temor de Deus... Mas tu, ó Deus, farás descer à cova da destruição aqueles assassinos e traidores, os quais não viverão a metade dos seus dias. Quanto a mim, porém, confio em ti”. (Salmos 55.15, 18-19, 23)

O modo de viver onde a maldade é acolhida em casa e no coração, sem qualquer temor de Deus e sem qualquer desejo por mudança, arcará com graves consequências. O “que reina desde a eternidade” não vai, por assim dizer, “deixar pra lá”. Toda traição, maldade, assassinatos e perversidade não ficarão impunes.

 Não cabe a você julgar. Cabe a mim e a você orar. É o nosso chamado trabalhar e manter a nossa casa e o nosso coração quebrantados, em confiança, temor e amor a Deus “que reina desde a eternidade”.

“Senhor de misericórdia e paz, obrigado por teu perdão e graça que alcançou a minha família. Ensina-nos a confiar mesmo diante da maldade e injustiça que testemunhamos contra nós. Que jamais nos esqueçamos que antes elas são contra o Senhor, o justo juiz, e que não ficarão impunes!”

#30SegundosdeInspiração

#SériedeAgosto

#AFamílianoMomentoPresente

#FamíliaAliançaAeroporto

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...