segunda-feira, 31 de agosto de 2020

GOTAS DE INSPIRAÇÃO - Gênesis 50 | CONFINAMENTO

 


SEMANA 3

#01 CONFIANÇA

“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos... Pela fé José, no fim da vida, fez menção do êxodo dos israelitas do Egito e deu instruções acerca dos seus próprios ossos”. (Hebreus 11.1, 22)

Viver as limitações impostas por uma pandemia exige muito trabalho, sabedoria e o exercício da fé. Enquanto a comunidade científica global está trabalhando duro para fabricar uma vacina, parece faltar lucidez e sabedoria à liderança política global. Mas qual seria o papel dos cristãos, especialmente dos jovens cristãos diante do caótico momento presente?

Um jovem Israelita chamado José é celebrado como um dos heróis da fé pelo autor de Hebreus. Seus abençoados 110 anos de vida ocupam a maior parte das páginas do primeiro livro de Moisés. Só por estes breves argumentos valeria a pena você prestar atenção a este jovem extraordinário.

José exercitou sua sabedoria, seu trabalho e sua fé num período de grande fome sobre a terra. Jovem, você está disposto a confiar em Deus, mesmo em períodos de grandes dificuldades e incertezas? O que na sua vida prática demonstra esta escolha?

“Senhor, a história está em Suas mãos. Aqui está a minha vida. Que eu possa aprender com a visão de futuro, o trabalho sábio e confiança nas promessas de Deus mesmo sendo um jovem neste mundo desgovernado! ”        

SEMANA 3

#02 SEGURANÇA

“’Vendo os irmãos de José que seu pai havia morrido, disseram: "E se José guardar rancor contra nós e resolver retribuir todo o mal que lhe causamos?’ Então mandaram um recado a José, dizendo: "Antes de morrer, teu pai nos ordenou que te disséssemos o seguinte: ‘Peço-lhe que perdoe os erros e pecados de seus irmãos que o trataram com tanta maldade! ’ Agora, pois, perdoa os pecados dos servos do Deus do teu pai’. Quando recebeu o recado, José chorou”. (Gene sis 50.15-17)

Desde muito jovem José viveu seguro do cuidado de Deus. Ele desfrutou o, aparentemente confuso plano de Deus para sua vida. Diante da deslealdade de seus irmãos, ele poderia ter se vingado, mas preferiu olhar para o que o Senhor estava fazendo nele e por meio dele.

Ao invés de se ressentir do poço, da prisão e das mentiras e traições daqueles a quem servira de coração, José resolveu olhar firmemente para o propósito maior de Deus. Isso não quer dizer que ele não sofreu, quer dizer que José não foi derrotado mágoa, rancor ou sofrimento.  

Deus jamais esqueceu de José. Desde muito cedo em sua vida não apenas perdoou, como perseverou confiante em direção ao futuro de Deus.

“Senhor, não permita que olhe para trás. Obrigado pelo perdão completo que recebi em Jesus Cristo. Ajuda-me a viver com a segurança dos perdoados e amados por ti! ”

SEMANA 3

#03 LIDERANÇA

Depois vieram seus irmãos, prostraram-se diante dele e disseram: ‘Aqui estamos. Somos teus escravos!’ José, porém, lhes disse: ‘Não tenham medo. Estaria eu no lugar de Deus?” (Genesis 50.18,19)

José, literalmente, saiu do fundo do poço para a escravidão e exílio por causa dos conflitos com seus irmãos. Uma história de ciúmes, inveja e tremenda deslealdade. Por falta de diálogo e excesso de passividade dos pais, muitas famílias tornam-se poços de agressividade e dor.

Qual a sua maneira de agir quando está no comando? Crítica, rigor e vingança, ou perdão, amor e misericórdia? José escolheu continuar deixando o comando com aquele que é soberano e cheio de compaixão.  

“Pai, obrigado pelo seu caráter amoroso para com seus filhos rebeldes. Eu sou um deles. Ajuda-me a sempre escolher me parecer contigo! ”     

SEMANA 3

#04 ESPERANÇA

“Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos”. (Gn. 50,20)


Se olhasse as circunstâncias apenas, José teria todos os motivos para se rebelar contra Deus. Muitas vezes quando vivemos algo que não queremos ou que achamos que Deus faria de outra forma, nos decepcionamos com Deus, abandonamos os grupos de comunhão da igreja, brigamos com os amigos, fazemos pirraça para ver se alguém se irrita e vem atrás de nós.

José sabia que Deus estava com Ele, seja em casa, no poço ou na prisão. Quando temos essa certeza, não desistimos, mesmo que tudo pareça muito difícil. Confie, seja fiel enquanto espera. Deus está vendo, Ele não jamais vai esquecer ou abandonar você!  

“Senhor, mantenha essa promessa em minha mente e coração: ‘Há muitos planos no coração do ser humano, mas o propósito do Senhor permanecerá’. Amém!”. (Pv. 19.21)

SEMANA 3

#05 EMOÇÕES

“Por isso, não tenham medo. Eu sustentarei vocês e seus filhos. E assim os tranquilizou e lhes falou amavelmente. José permaneceu no Egito, com toda a família de seu pai. Viveu cento e dez anos e viu a terceira geração dos filhos de Efraim. Além disso, recebeu como seus os filhos de Maquir, filho de Manassés”. (Genesis 50.21-23)

Podemos ser derrotados pelos nossos sentimentos. O perigo é endurecer sem que percebamos. O momento presente pode afetar você mais do que imagina ou gostaria. Mas José tinha uma leitura precisa da realidade: Deus me enviou à frente de vocês para lhes preservar um remanescente nesta terra e para salvar-lhes as vidas com grande livramento. Assim, não foram vocês que me mandaram para cá, mas sim o próprio Deus”. Gênesis 45.7,8

Se tenho a companhia e a visão do propósito maior de Deus, posso viver acima das tristezas e dores do caminho. Como está sua percepção de si mesmo? Procure um amigo confiável e faça a seguinte pergunta: O que eu estou demonstrando que talvez não esteja percebendo? Peça que ele ore por você.

“Senhor, muitas vezes nem percebo a minha frieza e indiferença. Perdão Senhor! Dá-me um coração tranquilo e amável como o de Jesus! ”

SEMANA 3

#06 HISTÓRIA  

“Antes de morrer José disse a seus irmãos: ‘Estou à beira da morte. Mas Deus certamente virá em auxílio de vocês e os tirará desta terra, levando-os para a terra que prometeu com juramento a Abraão, a Isaque e a Jacó’". (Genesis 50.24)

A História de Deus é perfeita. Ela tem início, meio e fim. Ele não abando na os Seus nem a Sua boa criação. Quando você encontra Deus você se encontra na história maior que Ele segue escrevendo. Em outras palavras, o Deus que nos criou, também nos encontrou em Seu filho Jesus Cristo. E o reino que Ele inaugurou virá em plenitude na Sua nova e completa criação.

José confiou nas promessas dada a seu pai, seu avô e seu bisavô Abraão. Até onde alcança a sua fé? Até onde vai sua confiança nas promessas de Deus?

“Senhor da história, toma a minha pequena história, e cumpra nela os teus propósitos perfeitos. Obrigado porque o teu reino chegou em minha vida e em minha família! ”

SEMANA 3

#07 REDENÇÃO  

“E José fez que os filhos de Israel lhe prestassem um juramento, dizendo-lhes: ‘Quando Deus intervier em favor de vocês, levem os meus ossos daqui’. Morreu José com a idade de cento e dez anos. E, depois de embalsamado, foi colocado num sarcófago no Egito”. (Gênesis 50.25, 26)

A confiança de José na intervenção de Deus é absoluta. Ele não diz se Deus intervir, ele afirma “quando Deus fizer, por favor, eu vou estar com o meu Deus e o meu povo”. Aleluia!

O autor de Hebreus confirma o cumprimento desta profecia que inclui José na grande galeria da fé de Hebreus onze. Há um espaço ali para todos aqueles serão alcançados pela magnífica obra planejada na eternidade, executada pelo Filho, garantida pelo Espírito Santo.

“Senhor, obrigado por me incluir no Seu plano de redenção. Eu jamais mereci. Mas viverei em eterna gratidão a Ti. ”  

#30SegundosdeInspiração

#SériedeAgosto

#AFamílianoMomentoPresente

#FamíliaAliançaAeroporto



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...