segunda-feira, 13 de março de 2023

Nada a temer, nada a provar e nada a perder

 




Aqui está um bom slogan para se viver e morrer:nada a temer, nada a provar e nada a perder!

Porque nada a temer? Por que não ter medo ante um mundo tão ameaçador? Alguém disse que medo nada mais é do que pensar em mim e em minhas habilidades em vez de focar em Deus. É a atitude de quem acha que alguma coisa com certeza dará errado, se é que já não deu.

O que de pior pode nos acontecer nessa vida?  O seu maior inimigo é a morte, não? Mas ela o levará para os braços do Pai. Desse modo, você só se tornará maior e mais feliz. “Não importa o que o futuro traga. Deus está no controle com poder maior que a morte... jamais soltará nossa mão, não importa quão escuras são as trevas... (ele) não permitirá nem que a morte nos separe”, afirma Timothy Keller. A promessa divina é: “O Senhor está comigo, não temerei. O que me podem fazer os homens? O Senhor está comigo; ele é o meu ajudador. Verei a derrota dos meus inimigos” (Salmos 118.6-7 NVI).

De fato, temos muitos inimigos que podem infligir temor ao coração humano. Contudo, Deus derrotou seus inimigos mais temíveis, a culpa do pecado, as acusações do diabo e de sua consciência e o pavor da morte. Porque estão tomados de pavor onde não há nada a temer? É preciso revisar diariamente os termos de sua aceitação no início; pela graça através da fé.

Em Cristo sou agora filho de Deus, completa, incondicional e imerecidamente perdoado, aceito e amado. Tenho um Pai todo poderoso, perfeitamente sábio e infinitamente amoroso que ordenou todas as ocorrências de nossa vida para nossa felicidade suprema. Tenho um irmão mais velho que me achou e me trouxe de volta para casa em cuja presença me deleito. Também tenho uma nova e amorosa comunidade, às vezes nem tanto, de cristãos que são meus irmãos. E mais, o céu é o meu lar para onde irei, viverei por vista e estarei com Jesus, em cuja companhia me regozijo. E ali viverei imerso em fonte inesgotável de alegria, deleites e adoração para sempre. Por que então temer? Onde está o seu descanso? A paz da alma me sobrevém quando paro de tentar obter minha própria salvação; meu valor, minha identidade e felicidade, em vez de descansar na obra consumada pelo Filho de Deus em meu favor.

Assim sendo, encoraje-se, você está indo para o paraíso e Cristo estará lá! É a fé em Jesus e seu sacrifício na cruz recapitulados e radicados no coração que nos capacita a viver sem medo do futuro e sem desesperarmos dos nossos fracassos. Sabermos que somos perdoados, aceitos e amados é a única verdade capaz de nos transformar; de escravos cheios de medos em filhos e filhas amorosos.

Por que nada a provar? Porque os únicos olhos que contam se agradam de ti cristão crente! Keller nos lembra: “O que você pensa de mim não é o que importa.  A aprovação de Jesus Cristo, não a sua, é minha justiça, minha identidade, meu valor. Ele (Cristo) nos resgatou... da necessidade de reconhecimento e do ressentimento, quando não somos reconhecidos… Quando busco a aprovação das pessoas é porque me esqueci de que já tenho a aceitação de Deus em Cristo… Só uma reputação importa, e não é a nossa... (Agora) temos uma nova identidade, não baseada em realizações, respeito próprio, elogios ou obras. Deus nos enxerga maravilhosamente perfeitos e justos em Cristo”.

Por mais bem-sucedido você seja nessa vida, sem Cristo você fracassará. O inverso é verdadeiro. Sem Cristo os ricos serão eternamente miseráveis, e as celebridades eternamente ignoradas. Você cristão crente, tem a reputação de Cristo. Você tem um histórico perfeito, a justiça perfeita de Cristo é sua. Você tem uma relação eterna com a Alegria de Toda a Terra. Você não precisa provar nada. Você tem que lembrar dos termos de sua aceitação no passado; não foi pela sua performance, mas pela vida, morte e ressurreição do Filho, recebidas pelos méritos dele através da fé. Assim, Keller diz: “Dependemos inteiramente dele (Cristo) e do que realizou por nós, mas por excesso de confiança deixamos sua obra para trás e buscamos descanso em nossas realizações… Temos que lembrar que somos salvos pela graça quando fracassamos e muito mais quando somos bem-sucedidos”.

Se não há nada a provar, você pode baixar as suas armas. Você não precisa brigar para ter razão. A batalha já foi ganha. Você ganhou o amor de Deus sem fazer nenhum esforço para isso. Lembre-se, Cristo já nos resgatou da necessidade da aprovação humana e do ressentimento, quando não recebemos esta aprovação. Somos advertidos de que, ser um crente custará a um homem a aprovação dos homens.

Por que não há nada a perder? Keller, responde:  “Ante a glória e a graça da tua luz, o que é terreno perde o valor”, portanto, só perderemos aquilo que de fato não precisamos. Só perdemos aquilo que é dispensável. Você cristão crente não fracassará, será bem-sucedido, naquilo que constitui o verdadeiro sucesso, ter sua identidade de filho amado para sempre. Você não precisa idolatrar e desejar coisas, situações e pessoas, pois foi desejado e cativado pelo amor santo de seu Salvador.

Seguramente você pode dizer nos termos de Keller: “Mundo, não preciso de nada seu, e você não pode tirar nada de mim. Tenho Cristo… Se você o recebeu pela fé, você tem a justiça de Deus...e pela justificação você cumpriu todas as exigências que ele estabeleceu. Você não tem que provar nada e não tem nada a perder; foi tudo consumado no Calvário por amor a você”. E mais, como define bem Elyse Fitzpatrick: “Nada o separará do amor de Cristo. Você não consegue estragar isso. Você não fez nada para merecer esse amor, por isso não pode perdê-lo. É tudo dádiva do amor de Cristo. Ele é seu. Você é dele. Para sempre”.

Quando estamos cheios de medo, em busca de aprovação e desesperados por alguma perda saberemos que estamos nos esquecendo do que Cristo fez por nós. Chamando isso de “o segredo cristão de uma vida cristã e de uma vida que honra a Deus”, Dr. J. I. Packer diz que devemos tomar as seguintes verdades e dizê-las repetidamente para nós mesmos logo pela manhã, a última coisa à noite, enquanto espera o ônibus, sempre que sua mente estiver livre. E que você possa viver como alguém que sabe que tudo isso é total e completamente verdadeiro: 

"Eu sou um filho de Deus.

Deus é meu Pai.

O céu é o meu lar.

Cada dia estou mais perto dele.

Meu Salvador é meu irmão.

Todo cristão é meu irmão também."

Em suma, é o temor de Deus; uma mistura de reverência e maravilhamento por Cristo e sua obra que nos afastará do temor do homem. Lembrar de que somos completamente justos e amados em Cristo subverte nossos motivos de temor, exaure nossos anseios idólatras da aprovação de homens e das perdas de coisas terrenas.

Mas lembre-se, nossa cultura é movida pelo medo, culpa e vergonha. No entanto, você cristão crente deve ser constrangido pelo amor. Você vive pela fé no Filho de Deus, fé que motiva e atua pelo amor. Acabamos de escutar o evangelho, que afirma que fomos perdoados, aceitos e amados, mas não é isso que por vezes ouvimos no coração. Daí vem nossos medos, busca por aprovação dos homens, apego idólatra a bens terrenos e saúde perfeita que estão sempre sob a ameaça de perdermos.

Fixe seus olhos em Cristo, no seu amor custoso e imerecido para lidar com os seus medos, a aprovação humana, inclusive a sua, e perdas. Deus derrotou seus inimigos porque estão tomados de pavor onde não há nada a temer? Você cristão crente, pode dizer como Keller: “Mundo, não preciso de nada seu, e você não pode tirar nada de mim. Tenho Cristo”.

Sem Cristo passaríamos a vida trançando folhas de figueira para cobrir nossos temores, fracassos e perdas.  Mas agora, ele desce e sofre o fogo da fornalha da ira do Pai a seu favor, em nosso lugar. Agora pela fé nos capacita a viver sem medo do futuro e sem desesperarmos dos nossos fracassos do presente e perdas do passado.

Sim, em Cristo, nada a temer, nada a provar e nada a perder!

 

Rev. Djalma Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...