quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Um ano de BLOGOSFERA


Exatamente hoje completo um ano me aventurando na “blogosfera”!!!

Encorajado pelas descobertas das aulas de informática de minha filha Isabela acabei fazendo o blog que batizei como “Ensaios do Caminho”, isto é, tentativas de partilhar o aprendizado da jornada pessoal como discípulo de Cristo nestes dias confusos.

A outra expressão Pelos Campos da Vida” tem duplo sentido. Isto é, nos diversos campos do conhecimento vivido, bem como, a experiência específica como esportista, professor e pastor/ discipulador na igreja e através do futebol. Aliás, meu primeiro post foi sobre parte desta vivência.   

Como celebração deste primeiro ano pelas “terras desconhecidas da blogosfera” faço uma reedição do que descrevi como "SEMEANDO ESPERANÇA ATRAVÉS DO FUTEBOL”, uma reflexão-visão-desafio à igreja brasileira no horizonte dos eventos esportivos como a Copa do Mundo de futebol e as Olimpíadas no território tupiniquim.

Paulo, o grande teólogo-missionário afirmou: “Porque se abriu para mim uma porta ampla e promissora; e há muitos adversários.” (I Co. 16:9).

Ele reconheceu quando uma porta se abriu. Quando a grande oportunidade aparece em sua vida, ele a reconhece conectada com a eternidade; Por isso a denomina: “ampla e oportuna”. Porém, também sabia das adversidades e lutas inerentes a mesma.

Certamente, a porta da oportunidade que se abre a igreja brasileira nos próximos anos se chama futebol. O que o mundo chama de “Soccer Ministry” é uma realidade em muitos países hoje e em algumas poucas igrejas brasileiras, infelizmente. Porém, creio que nestes próximos dias e anos a grande porta está escancarada diante de nós. É só “chutar e abraçar”, dirá o narrador esportivo.  

No nosso caso, será “abraçar” e depois “chutar” ou colher. E foi pensando no tremendo potencial transformador do futebol a serviço da Missão de Deus que visualizei as diversas ações da igreja de Jesus Cristo nestes dias oportunos. Antes, durante e depois do Mundial de 2014.

Faz quase vinte anos que participo de uma igreja envolvida com o ministério de futebol e missões. E durante algum tempo, tenho orado e compartilhado com irmãos da minha comunidade esta visão.

O desafio desta mobilização começa com a plantação de Centros de Transformação Comunitária (CTC’s) utilizando os princípios “Soccer Ministry”. O que pela graça de Deus já tivemos a oportunidade de ver acontecer. Em tese, e também em nossa experiência em São Paulo e Calcutá, os CTC’s funcionam como ONG’s a serviço da comunidade e da missão.
Estas Academias ou Escolas de futebol, bem estabelecidas, além de impactar a comunidade servem de matriz para a plantação de novas comunidades/ igrejas que perdurarão em no apoio e pastoreio as famílias dando estabilidade, longevidade e transformação social à comunidade alvo.  
Neste sentido, a outra meta fundamental do movimento passa a ser o treinamento líderes em larga escala nos princípios, modelos e ministérios de transformação e impacto comunitário. Para tal, se faz necessário a parceria entre igrejas, missões (AIS Brasil, Coalizão Brasileira de Ministérios Esportivos, etc.), escolas teológicas, empresas (e em alguns casos, município, estado e federação) para disseminar a visão estratégica da transformação social através ferramenta futebol nos princípios de Cristo e seu incomparável amor.
Ao compartilhar a visão “Semeando esperança através do futebol” identificaremos jovens e adultos vocacionados que deverão ser treinados e engajados no movimento. Assim, um plano de ação que conecte e comprometa pessoas e instituições no movimento serão imprescindíveis.
Certamente outros passos se sucederão. A mobilização de uma ampla rede de oração e intercessão a partir das igrejas locais. O reunir e compartilhar materiais estratégicos adaptados a realidade brasileira. Viabilizar recursos materiais e financeiros que permitam o êxito do movimento.

Oro para que o Senhor una e mobilize o Seu povo no Brasil numa jornada de grande colheita nos anos que virão. Desta forma, a ferramenta futebol poderá ser amplamente utilizada para a colheita e transformação nos próximos anos. Creio que muitas igrejas, denominações, missões, seminários teológicos, ONGs e outros organismos vivos do Reino de Deus abraçarão este chamado. Mas longe de ser iniciativa paroquiana e individualista. Penso que este será um movimento de unidade, amor e serviço a Jesus Cristo em nosso país e na Grande Comissão às nações mais necessitadas da terra.
Será que “o país do futebol” se tornará conhecido como “o país do ministério de futebol”? Você deseja passar por esta porta? A bola está na marca da cal, quem irá chutá-la?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...