terça-feira, 30 de agosto de 2011

Uma prática antiga para a era pós-moderna

Nos anos iniciais do meu ministério, senti a necessidade de buscar a vontade de Deus para a minha vida, para nossa família, para o ministério, enfim, para tudo.  Eu lia a Bíblia, estudava a Bíblia, e aprendia a meditar nela; eu orava, orava e orava mais.  Eu realmente queria conhecer melhor a Deus, para, de fato, ouvir a Sua voz. 
 
Um colega de ministério, um senhor de muita experiência, me incentivou a jejuar e orar.  Eu pensei: “Vou ficar com fome, para quê? Ficar com dor de cabeça, impaciente, irritado, e quem sabe o que mais”.  Então, recebi deste colega mais experiente, um desafio duplo: primeiro, aprender o que a Bíblia ensina sobre jejum; segundo, fazer algumas experiências de jejum (por exemplo, durante um mês, jejuar uma refeição por semana, com o objetivo de orar). 

Jejum é abster-se de alimento, parcial ou totalmente, com o propósito de buscar a Deus.  Hoje em dia, há muitos conceitos sobre jejum, e muitas maneiras de enxergar o jejum.  Porém, poucos de nós conhecemos o que a Bíblia fala sobre o jejum e sua utilidade no relacionamento nosso com Deus.  A verdade é que o jejum ocupa um lugar significativo na Bíblia. 
 
Algumas vezes, o jejum foi utilizado para mostrar arrependimento. Como por exemplo, quando a nação judaica exilada retornou a Terra Prometida sob a direção de Neemias (Ne. 9).  Outras vezes, o jejum foi usado como medida emergencial, quando a coisas pareciam perdidas; Davi jejuou quando buscou Deus a favor do filho que estava para morrer (2 Sm. 12:16-23).  Outras vezes, o jejum foi usado como meio de dedicação e preparação (At. 13:1-3). 

Procure compreender o que é o jejum bíblico, e procure praticá-lo – como eu aprendi você também aprenderá e utilizará esta prática espiritual preciosa para aprofundar o seu relacionamento com Deus. Sim, o jejum uma disciplina espiritual para conhecer melhor Deus e Sua vontade hoje. 
 
Paulo Clark

O Rev. Paul Clark foi reitor e diretor do Seminário Teológico A. W. Tozer (antigo SEMIBA) por vários anos. A família Clark serviu também como missionários plantadores de várias Igrejas Alianças em São Paulo.


2 comentários:

  1. Pastor graças por tudo o que nos mostram suas experiências de vida, são importantes para nossa caminhada com Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Jejum... não tô podendo no momento. rs

    ResponderExcluir

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...