quinta-feira, 1 de setembro de 2011

VOCAÇÃO MISSIONAL: “A Missão urbana, o viver glocal”


“Não é o caso que Deus tenha uma Missão para a Sua igreja no mundo, mas sim que Deus tem uma igreja para a Sua Missão no mundo.” (*)


Vista da varanda da nossa igreja: "Campo Belo, Campo Missionário!"

Um dos maiores desafios do nosso tempo são as cidades. Cidades são, entre outras coisas, contradição, complexidade e oportunidade. A cidade oferece possibilidade de mudança, crescimento e o sonho de estabilidade, mas também, e quase sempre, significará degradação moral, desintegração familiar, individualismo e solidão. Quando não, confusão e muito medo. Cidade também rima com ambiguidade!

Pessoas para construir "um Porto" para Cristo!
Na cidade os valores do indivíduo são testados, moldados e transformados para o bem ou para o mal. Cidades são sim um universo de diferenças e contradições. Mas (a maioria de nós brasileiros) nos tornamos "gente da cidade". Povo urbano. Portanto, somos chamados a ser Igreja na “polis”. Povo de Deus entre os povos das cidades “deste mundão” sem o meu Deus.  Como sugere o Evangelho (lido em nossas vidas na cidade) somos “uma voz que ecoa no deserto” de asfalto, cimento, trânsito, imoralidade, caos e abundante confusão.

Milhões de jovens na cidade de Calcutá!
Como ser cristão na cidade? Como ser igreja responsável para a metrópole? Como agir consciente e estrategicamente nos perigos e oportunidades que a vida na cidade cria e impõe hoje em dia?

Em tempos de grandes e rápidas mudanças, o desafio é local e global ao mesmo tempo. Na chamada pós-modernidade os cristãos são desafiados a um “viver glocal”. Quem são estes glocais? São pessoas comprometidas e enraizadas na sua realidade local, no seu contexto, mas também cientes e profundamente dedicados aos desafios globais de nosso tempo e geração. Daí a importância fundamental de abraçar e nutrir um estilo de vida que alcança a amplitude do chamado do Evangelho de Jesus Cristo hoje.

Uma "Comunidade Sal" para Tóquio!
Cristão glocais acolhem e vivenciam o chamado global de Jesus Cristo a partir de engajamento responsável e oportuno no seu contexto local (At. 1:8). A isso chamamos responsabilidade integral na Missão de Deus na dependência do poder do Santo Espírito que enche e envia a igreja. Só assim aceitaremos a vocação em Cristo aqui, em nossa cidade, e em todas as cidades e nações mais necessitadas da luz do Evangelho de Jesus Cristo.

Aceite hoje o desafio do cultivar paixão e obediência a Cristo e a Sua missão nesta geração. Seja igreja para sua cidade e seu mundo. Ouça o convite do Espírito. Desfrute a incomparável aventura do viver missional que obedece a Cristo e glorifica o Pai! Hoje. E exatamente a partir de onde você está!




(* )Stephen Wright, autor de 'The Mission of God' (A Missão de Deus) foi professor na All Nations College em Londres, e é atual Director de International Ministries para o John Stott Ministries.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...