terça-feira, 9 de outubro de 2012

A.W. TOZER, simples assim


            

Aiden Wilson Tozer nasceu em 21 de abril de 1897 numa pequena fazenda localizada entre as montanhas no oeste do estado de Pensilvânia. Após muitos anos, Tozer, como preferia ser chamado, ganharia a reputação e título de “um profeta do século XX”. Capaz de expressar os seus pensamentos de um modo simples, porém enérgico,

Tozer unia o poder de Deus e o poder das palavras para nutrir almas famintas, traspassar corações humanos e direcionar mentes presas às coisas deste mundo para Deus.

Quando tinha 15 anos, a família de Tozer mudou-se para a cidade de Akron, no estado de Ohio. Uma tarde quanto regressava de seu serviço na Goodyear, ele ouviu um pregador de rua declarar, “Se você não sabe como ser salvo... somente clame a Deus”. Quando chegou em casa, ele subiu as escadas estreitas até o sótão onde, seguindo o conselho do pregador, Tozer lançou-se a uma busca de Deus que duraria a vida inteira.

Em 1919, sem educação formal, Tozer foi chamado a pastorear uma igreja pequena em Nutter Fort, no estado de West Virginia. Aquele começo humilde impeliu a ele e a sua esposa Ada Cecília Pfautz, a um ministério com a Aliança Cristã e Missionária que durariam 44 anos.
Trinta e um desses anos foram passados na Igreja Aliança Southside no sul da cidade de Chicago. A congregação envolvida pelas pregações de Tozer cresceu de 80 para 800 pessoas.

Em 1950 Tozer foi eleito o editor da Alliance Weekly, agora chamada Alliance Life. A circulação dobrou quase que imediatamente. No primeiro editorial datado de 03 de junho de 1950, ele assim afirmou: “Terá certo custo andar lentamente no transcorrer das épocas enquanto homens extasiados pelo tempo se apressam, passando a confundir movimento com progresso. Porém, haverá uma recompensa em longo prazo. O cristão verdadeiro, porém, não está interessado em nada que esteja aquém disso”.

O forte de Tozer era sua vida de oração, pois frequentemente se achava andando nos corredores de um santuário ou prostrado rosto ao chão. Ele observou, “Como ora um homem, assim é o homem.” Para ele adoração a Deus era o segredo da sua vida e ministério. “Tanto as suas pregações quanto os seus escritos eram meramente extensões de sua vida de oração” comentou o escritor da biografia de Tozer, James L. Snyder. Outro escritor anteriormente afirmou, “Ele gastou mais tempo ajoelhado que na sua mesa de trabalho”.

O amor de Tozer pelas palavras também se estendia a toda sua vida familiar. Ele perguntava aos seus filhos sobre o que estavam lendo e criava histórias ao coloca-los para dormir. “Aquilo que mais lembro sobre o meu pai”, reflete a sua filha Rebecca, “eram aquelas histórias maravilhosas que ele contava”. Wendell, um dos seis meninos nascidos antes da Rebecca, lembra que, “Todos nós preferíamos enfrentar a vara da mamãe a encarar uma correção verbal do papai”.

Os últimos anos do ministério de Tozer se passaram na Igreja de Avenue Road, em Toronto, Canadá. Em 12 de maio de 1963, sua jornada terrena terminou num ataque cardíaco aos 66 anos. Num pequeno cemitério em Akron, Ohio, a sua lápide mostra este simples epitáfio: “Um Homem de Deus”.

Alguns se maravilham por que os escritos de Tozer continuam tão atuais hoje como quando ele vivia. É porque, segundo o comentário de um amigo: “Ele deixou o superficial, o obvio, e o trivial para outros tratarem... seus livros atingem as profundezas do coração”.

Seu senso de humor, tanto escrito quanto falado, era honesto e caseiro. As congregações poderiam, em um momento, cair na risada; e, no outro, ficar em silêncio santo.


Por quase 50 anos, Tozer caminhou com Deus. Mesmo tendo morrido, ele continua a falar e a ministrar àqueles que têm sede de experimentar Deus. Como alguém assim expressou: “Este homem faz com que você queira conhecer e sentir Deus”.

Você almeja santidade em seu viver? Conheça e pratique os escritos de Tozer!  Fica a dica: “Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a Palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé” (Hb. 13.7). Simples assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...