quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

O futebol VOLTOU

(foto: Alexandre Salvador/VEJA)


Em uma hora, aproximadamente, acontecerá o primeiro jogo de futebol após a tragédia com a equipe da Chapecoense.  

Foi uma semana diferente para o mundo da bola. Uma semana de dor, reflexão e solidariedade que tocou o país do futebol e o mundo.

Para mim essa tão triste semana foi bem exemplificada no generoso abraço de uma mãe que perdera seu filho no jovem repórter que também chorava por dentro por seus amigos e colegas de trabalho da imprensa. 

Por um lado foi lindo ver a solidariedade em profusão. Pena que neste tempo e nesta geração, a solidariedade dure tão pouco.  

Segundo o dicionário Aurélio, solidariedade significa: “Qualidade do que é solidário”; “Dependência mútua”; “Reciprocidade de obrigação e interesse”. 

Oxalá, que o egocentrismo e pragmatismo que domina o nosso tempo fossem sepultados com toda a falta de responsabilidade, toda inquietante pressa, toda absoluta ganância e arbitrariedade desta e de muitas tragédias ao nosso redor.  

#FORÇACHAPE
Oxalá, pudéssemos realmente aprender com profundidade e verdadeira excelência as lições desta tragédia que abalou o insano e fragmentado mundo pós-moderno.  Infelizmente ou felizmente o tempo vai passar, e as pessoas dirão: “é vida que segue”, o futebol e a imprensa dirão: “bola pra frente”. E, provavelmente nem a minha e nem a sua memória se lembrará com passar dos dias, e a pressa e a pressão da vida.

Mas tomara que quando o futebol voltar, daqui a pouco, e o Brasil e o mundo começar a deixar de cantar para a CHAPE, lá no fundo da nossa alma possamos guardar sempre viva em nossa memória duas coisas.

Primeiro, que sim vivemos num mundo imperfeito de pessoas imperfeitas, egoístas e vaidosas, mas que no fundo no fundo precisam sempre de um encontro, um abraço; precisam de pessoas, de amigos; precisam de um Pai, necessitam desesperadamente de Deus!

Segundo, que sim vivemos ao lado de pessoas feridas, num mundo ferido, materialista e pragmático, uma sombra do que virá; por isso vivamos o hoje na certeza de que não muito adiante, os que crêem voltarão para casa do Pai; lá sim um lugar e um outro tempo, em que a solidariedade durará para sempre!  


O futebol voltou, oxalá ele jamais seja o mesmo! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...