sexta-feira, 3 de julho de 2020

Sussurros no Temporal


Meu filho, Isaak David, tinha pouco mais de quatro meses quando vi pela janela do seu quarto a chegada de um temporal. Percebi que seria o início de uma noite de amedrontadores relâmpagos e trovoadas. Queria poupá-lo do susto e do medo.

Mal começou a chover veio à minha mente a ideia de sussurrar palavras ao seu ouvido a fim de que, dormindo ou não, ele pudesse reconhecer a minha voz e se sentir seguro e amparado em meio àquela tempestade.

Assim, toda a vez eu via o reflexo de um relâmpago pela janela inclinava-me ao seu ouvido e, antes que viesse o estrondo do trovão, lhe dizia: “papai está aqui”, “papai te protege”, “papai te ama”, “papai te cuida”.

Foi um exercício que durou vários minutos, mais exaustivo para mim do que para ele, porém, desta experiência tirei DUAS LIÇÕES.

Primeira, deu certo! Ele continuou dormindo tranquilamente, apesar de toda aquela tormenta amedrontadora. Segunda, uma REFLEXÃO: há ocasiões na vida que não conseguimos discernir a consoladora voz de Deus entre os outros sons que nos atemorizam.

Aí lembrei de uma época registrada nas Escrituras, na qual as pessoas encontravam-se profundamente perplexas diante das amedrontadoras dificuldades. Neste sombrio cenário de impotência aparece o profeta Isaias como mensageiro de Deus, trazendo palavras de encorajamento, confiança e dependência (Isaías 41.10):

"não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel”.

Este texto SUSSURRA aos nossos ouvidos suficientes RAZÕES para ENFRENTARMOS O TEMOR através da CONFIANÇA NO QUE DEUS DIZ, quanto a:


Sua PRESENÇA - “eu sou contigo”

Deus está sempre ao lado, sempre perto e nunca distante dos que o temem (Salmo 46)

Sua ALIANÇA - “eu sou teu Deus”

Nada invalida ou destrói o relacionamento que Ele mesmo estabeleceu conosco (Romanos 8.35-39)

Sua FORÇA - “eu te fortaleço”

Deus não promete tirar dificuldades, porém dá força e vigor para serem enfrentadas (2 Coríntios 12.9-10)

Seu AUXÍLIO - “eu te ajudo”

Deus está soberanamente intervindo em toda e qualquer circunstância agradável ou adversa (Salmo 23)

Sua FIDELIDADE - “eu te sustento com minha destra fiel”

Deus continuará sendo fiel, mesmo quando as coisas parecerem fora de controle (Lamentações 3.19-26)

 

Temporais são sempre barulhentos, algumas vezes chegam de surpresa e podem durar uma noite inteira. Porém, quando ameaçarem o nosso íntimo, poderemos “silenciá-los” à medida em que cultivarmos sensibilidade para reconhecer a voz de quem consola, conforta, anima, encoraja, protege, orienta e dá plena paz. Como bebês do Pai Eterno saibamos ouvir atentamente Seus sussurros no temporal. 

 

Pr. Emerson S. Pereira





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...