sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

QUEM É ESTE COM VOCÊS?

Imagem atual de Labrang, Tibet

Marion Grant ou “M. G.”, como preferia ser chamado, e Blanche Griebenow foi um jovem casal norte americano que viveu e trabalhou bem próximos de um mosteiro budista no Tibet chamado Labrang, não muito longe da fronteira chinesa, de 1920 a 1949. O mosteiro tinha mais de três mil monges (vinte e dois "Budas vivos"). Toda a região estava impregnada de espíritos malignos.

Surpreendentemente, os líderes religiosos de Labrang permitiram que os missionários Griebenows, da C&MA dos EUA, morassem onde antes nenhum estranho, especialmente cristão, tinha sido permitido. Seus primeiros aposentos eram muito simples, em uma área fedorenta perto do mercado, onde muçulmanos e comerciantes chineses vendiam seus produtos aos peregrinos tibetanos que vinham receber as bênçãos dos monges e talvez vislumbrar um dos santos que moravam ali.

O tibetano, uma língua dificílima e cheia de consonantes, exigia anos de estudo e prática. Não tendo nenhum tipo de escola para adquiri-la, M. G. e Blanche tiveram que contratar professores locais, usando os poucos livros disponíveis, um Novo Testamento recém-traduzido e muito treino com um tutor.

Akku Dgom Chock acabou por ser o melhor de todos os seus professores. Acontece que ele era um monge-feiticeiro, da seita que nunca cortava ou lavava seus cabelos, que eram trançados num tipo corda que se enrolava em sua cabeça coberta por um pano preto também enrolada em volta da cabeça que prendia o cabelão. Ao ver Akku Dgom Chok, normalmente parecia que ele estava usando um grande chapéu preto, mas na realidade, eram seus dreadlocks tibetanos, geralmente com pelo menos um metro e meio de comprimento.

Akku era mui exigente quando se tratava de pronúncia; ele lia um versículo das Escrituras e então fazia M. G. lê-lo fazendo igual. Depois corrigia. Com Blanche fazia o mesmo. Desta forma demorada, o casal seguiu seu caminho através do Evangelho de Mateus. Freqüentemente, eles tinham que repetir muitas vezes para obter os sons das paradas glóticas e os labiais indescritíveis corretos para seu ouvido sensível.

Um dia, ao se aproximarem do final de Mateus, eles leram os últimos versículos: “Ide, pois, e ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo: Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho ordenado; e eis que estou sempre convosco, até o fim do mundo/consumação dos séculos. ” (Mt. 28: 19-20) Ao terminar o último versiculos, os jovens missionários sentaram-se esperando que Akku lhes dissesse o que repetir até que acertassem... mas nada... nenhum comentário.

Eles não conseguiam entender o que havia de errado com ele, ou era a pronúncia deles. Akku apenas ficou sentado em silêncio, perdido em pensamentos. Finalmente, M. G. perguntou o que estava errado. Akku saiu de seu devaneio e perguntou bruscamente: "Quem é este que prometeu estar sempre com você?"

O jovem missionário de Minnesota disse: “Jesus Cristo, o Filho de Deus, Criador do céu e da Terra. Ele nos ordenou que viajássemos por todo o mundo e falássemos a todas as pessoas sobre Seu grande amor e o poder da salvação e prometeu estar conosco onde quer que estejamos. ”

Akku Dgom Chok, o amigável monge feiticeiro, permaneceu em silêncio por alguns minutos, e eles puderam ver que ele havia sido profundamente impactado pelo que leram e pela explicação que M. G. lhe deu. Finalmente, ele quebrou o silêncio: “Agora eu sei a resposta para um problema muito intrigante. Quando fui à sua casa, jurei não mencioná-lo, mas agora vou lhe contar. Se este Criador do céu e da terra está protegendo você, isso explica tudo. ”

Ele então contou uma história estranha. “Quando vocês vieram pela primeira vez para Labrang, pensamos que vocês não ficariam muito porque não é fácil viver aqui; a vida é dura e sua casinha é fria e ventosa; vocês não tinham amigos por perto. Achamos que vocês faria mas malas e se mudariam logo. Mas vocês ficaram. Vocês cuidaram de nossos enfermos e feridos, muito melhor do que nossos médicos. Vocês visitaram pessoas que tinham problemas, oraram por elas e foi gentil com elas. Nômades vieram de muitos quilômetros até sua casa humilde para pedir-lhe que orassem por seus enfermos, e muitos foram curados. Quando vocês pregaram sobre Jesus, eles ouviram. E o pior de tudo, vocês ficaram!


“Estávamos com medo de que vocês estivessem ficando muito popular em Labrang e pensamos que era hora de vocês irem embora antes que nos causassem problemas.

Então, nós feiticeiros decidimos nos reunir em nosso templo e entoar maldições contra você. Mantivemos isso dia e noite. Mas, quando mandamos alguém para ver o que aconteceu... nada aconteceu! Você, estava no mercado pregando para uma multidão de nosso povo, ou sua esposa estava visitando mulheres na cidade. Sua casa não pegou fogo; seus cavalos estavam bem e não adoeceram. Na verdade, nada aconteceu!


“Conhecemos os espíritos malignos e eles nos conhecem. Chamamos esses demônios e eles fazem o que mandamos: deixar as pessoas doentes ou até morrer, fazer com que suas safras quebrem, seus animais morram. Coisas ruins sempre aconteceram antes porque trabalhamos para eles e eles trabalham para nós. ”

A essa altura, M. G. e Blanche se entreolharam e se perguntaram, e agora? Eles ficaram chocados com a maneira bem franca de seu “feiticeiro bondoso” descrever como ele e muitos outros, até mesmo de outros mosteiros, passaram semanas invocando maldições sobre suas cabeças. E o tempo todo, eles não sabiam de nada. Demônios os estavam atacando sem o conhecimento, mas eles estavam protegidos.

“Mas agora,” Akku disse enquanto acenava com a cabeça pensativo, “Eu sei por que nossas maldições nunca funcionaram com vocês. Vocês estão protegidos por um grande poder que não conhecíamos. Aparentemente, os demônios não podem prevalecer contra o Criador do céu e da terra! ” E com isso, a aula acabou e seu monge saiu meditando sobre este "grande poder que não conhecíamos". Esse “grande poder” foi e é nosso Grande Deus, que sempre, em todos os lugares está conosco, e muitas vezes somos inconscientes disso, mas Ele está lá.

E M. G. e Blanche passaram suas vidas contando aos tibetanos sobre esse “grande poder” e Seus cuidados. "Nenhum mal cairá sobre você, Nem qualquer praga chegará perto de sua morada; Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. "  Salmo 91.10, 11

 

David Paul Jones

 

Pastor David Jones foi missionário no Brasil por mais de três décadas, hoje com seus 79 anos segue ministrando aos povos lusónos do mundo. E nas últimas dácadas além de multiplicar a Escola de Oração Internacional no Brasil, Portugal, Angola e Moçambique, segue pesquisando e registrando as histórias do avanço do reino por meio da família Aliança no mundo.  

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer acrescentar ou comentar? Fique à vontade para regristrar aqui.

Postagem em destaque

O Drama das Escrituras: Os seis atos da história Bíblica

  "Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste." Cl. 1.16,17 A nossa série das ...